Se você costuma fazer apostas em lotéricas com certa frequência, sabe que existe um jogo chamado “Timemania”, no qual se aposta em números e também se escolhe um clube de futebol, o chamado “Time do Coração”.
Pois bem: em 30 de dezembro de 2019 (o último sorteio do ano), após 1426 concursos sorteados, os 6 clubes mais escolhidos (dos 80 possíveis) foram: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio e São Paulo. E vejo algumas curiosidades, como, por exemplo, os 6 últimos colocados: 75º.XV de Piracicaba, 76º.União São João de Araras (que está licenciado do futebol há algum tempo), 77º.Desportiva-ES, 78º.Villa Nova-MG, 79º.Paulista de Jundiaí e 80º.União Barbarense. O Grêmio Barueri, que não existe mais, está em 64o. O Marília é o 46o, colado na Portuguesa de Desportos e na Internacional de Limeira. A Ponte Preta está na posição 49, e seu rival campineiro, o Guarani, na 29.
O link para acessar a relação inteira está em: http://www.caixa.gov.br/Downloads/timemania1426Acumulado.pdf
Fica a pergunta: esse jogo, criado para ajudar os clubes de futebol no abatimento de dívidas junto à União (um “Reffis modificado à época) tem verdadeiro apelo junto ao torcedor ou ele representa, na verdade, apenas o interesse ou desinteresse local da torcida ou da cidade de determinados clubes?
Claro que devemos imaginar hábitos culturais, renda de determinada torcida, faixa de idade… e outras tantas coisas para uma boa interpretação desses dados!






