Há certas discussões desnecessárias. Uma delas é sobre o uso da cadeirinha para as crianças nos veículos. Não é uma questão de lei – se ela é boa ou ruim – mas é de conscientização e de segurança no trânsito.
Todo papai e toda mamãe que tem preocupação com o seu filho deve usá-la, isso não se discute. É como o cinto de segurança: lembram da chiadeira quando o Maluf falou que iria obrigar os motoristas a usarem tal equipamento? A quantidade de vítimas fatais caiu, isso é fato. Então, qual o problema de não usar? No que incomoda tanto?
Sei que muitos alegarão que obrigar o uso é uma medida “da indústria da multa”. Ora, é só usar que não é multado! É como qualquer situação comum no trânsito: dirigir com prudência, respeitar os limites de velocidade, colocar as crianças na cadeirinha, nada disso é ruim. E se não for cumprido pelos maus motoristas, deve-se educá-los “na marra”, que é a multa.
Fico pasmo que muitos comemorem a equivocada manifestação do presidente Jair Bolsonaro em não multar os motoristas que imprudentemente desrespeitam questões de segurança como essa. Mesmo se existir a desobrigação, continue a usar. A segurança dos seus filhos agradece.

