– Desvio tira impedimento? Sobre o gol de Gabriel Jesus em Áustria 0x3 Brasil

Muita polêmica sobre o 1o gol do Brasil no amistoso preparatório contra a Áustria para a Copa do Mundo da Rússia 2018. Vamos discuti-lo?

A bola é chutada para o gol, desvia em um austríaco e sobra para Gabriel Jesus, em posição de impedimento, marcar o tento.

Gol legal ou não?

Antes de 01 de Julho de 2017, certamente gol ilegal. Um desvio no adversário não tirava o impedimento. Mas a Regra mudou nessa oportunidade e passou a ter o seguinte entendimento:

  • Se você chutar a bola e ela desvia sem qualquer intenção em um adversário, sobrando para um jogador em posição de impedimento, continua valendo o impedimento.
  • Se você chutar a bola e ela desvia em um adversário QUE ESTAVA TENTANDO DISPUTAR A JOGADA e ela sobra a um jogador em posição de impedimento, este toque TIROU A CONDIÇÃO DE IMPEDIMENTO.

Particularmente, acho que o jogador da Áustria, no chute a queima-roupa, não teve intenção alguma de disputar a bola. Portanto, GOL ILEGAL DO BRASIL.

Entretanto, uma última opção sobre o que o bandeira húngaro pode ter interpretado: em 2013, houve uma alteração na Regra 11 que dizia sobre bolas desviadas que sobram para jogadores em posição de impedimento que não estavam na jogada. Ou seja: uma bola que sobra para o jogador que “nem esperava que ela fosse chegar a ele”, teria condição de jogo. Será que entendeu assim a arbitragem?

De qualquer forma, penso que errou também se avaliou desse jeito, pois Gabriel Jesus volta na esperança de pegar uma sobra da bola.

Se você quiser entender mais sobre essa alteração de 5 anos, citada acima, leia o item 9 deste artigo publicado em nosso blog, no link: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2013/09/03/as-recentes-mudancas-nas-regras-e-orientacoes/

Imagem relacionada

Anúncios

Um comentário sobre “– Desvio tira impedimento? Sobre o gol de Gabriel Jesus em Áustria 0x3 Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.