Muita gente está me questionando se Anderson Daronco poderia apitar o final de jogo na partida que envolveu o Mengão x Timão no Maracanã, neste domingo. Para quem não viu: a bola estava dentro da área, no ataque a favor do Corinthians, após cobrança de escanteio.
Poder, pode. Se deveria, é outra história.
Nada existe na Regra do Jogo que a partida deva ser encerrada com a bola no meio do campo, ou fora de jogo, ou no canto, na lateral, no meio, com bola rolando ou bola parada, estando com o time na defesa ou no ataque. A única coisa que existe é que NÃO SE PODE ENCERRAR O JOGO QUANDO FOR MARCADO UM PÊNALTI. Trocando em miúdos: só não se pode encerrar a disputa antes da cobrança de um tiro penal. Fora isso, tudo é mito.
Quanto ao lance reclamado pelo Corinthians, não há irregularidade. Alguns dizem que deveria ter esperado a bola ter saído da área, a fim de não prejudicar o ataque. Não, o que deve, sempre, é aguardar o tempo regulamentar.
O que não se deve – e aí é lógico – é quando uma bola for chutada para o gol, e próxima de ultrapassar a meta, encerrar a partida. Claro, cheiraria muito mal e faltaria bom senso.

