– As Mudanças da Regra para a Temporada 2018/2019

A FIFA divulgou e a CBF colocou em seu site: as novas orientações e recomendações das Regras do Futebol, válidas para as competições do 2o semestre e a partir da Copa do Mundo da Rússia. Um resumo abaixo:

1- O que todo mundo sabia, é oficial: pode-se ter árbitro de vídeo (é facultativo à competição). E sobre o VAR, algumas considerações:

  • O jogador que correr junto com o árbitro no momento que ele for ao monitor (tipicamente, a mesma situação daquela pressão ou daquele bolinho de jogador que se vê quando um árbitro vai conversar com o bandeira) deve levar o cartão amarelo. Se esse mesmo jogador quiser ir até a cabine do árbitro de vídeo dar uma “olhadela” no monitor, deve ser expulso. E isso é ótimo, pois se evitará pressão.
  • O árbitro pode rever suas decisões disciplinares através do VAR mesmo após o reinício de jogo (ou seja, pode dar cartões amarelos ou vermelhos ocorridos em lances anteriores). Mas não pode mudar a questão/ marcação técnica. Ou seja: se um jogador simulou um pênalti, o árbitro entendeu ter sido pênalti mesmo e o VAR confirma que foi pênalti, daí ele é cobrado e convertido em gol – mas só depois de ter reiniciado o jogo percebe-se o equívoco, o atleta que simulou o pênalti pode receber o Amarelo com atraso, mas não se desmarca o pênalti e nem muda-se o placar.

2- Quanto ao tempo para hidratação (tão comum no Brasil e incomum na Europa), determina-se que não pode extrapolar 1 minuto.

3- Aceita-se, oficialmente, uma quarta substituição para partidas que sejam decididas em prorrogação (quando esse tempo extra ocorrer).

4- O jogador que volta a campo após arrumar um equipamento do uniforme (uma chuteira, por exemplo) sem autorização do árbitro, e que antes era punido com tiro livre indireto (falta em dois toques), agora será punido com tiro livre direto (e se dentro da área, será pênalti).

5- Depois de proibido em outros anos, o uso de equipamentos eletrônicos (tablets, por exemplo) e instrumentos de monitoramento estão permitidos aos treinadores. Ou seja, agora podemos ter de volta aquela situação de um assistente técnico na arquibancada passando informações ao treinador dentro de campo.

6- Incorporou-se no texto da Regra que mordida é falta de tiro livre direto. Não precisava disso, pois entendia-se que era uma agressão (uma frescura da redação aqui).

7 – Duas dúvidas dirimidas: a primeira (que não era dúvida, mas uma melhoria redacional) de que jogador expulso do jogo não pode ficar em campo e jogador substituído pode ficar no banco de reservas. A segunda, alerta que em impedimentos, quando se avalia o momento de quando a bola é lançada a um jogador impedido, deve-se observar QUANDO COMEÇA O TOQUE para o lançamento, e não quando a bola parte definitivamente desse pé. Na prática, isso não dá nem 1 segundo de diferença, mas… imagine a situação: Kelson, aquele atleta que jogou no Cruzeiro e quando jovem era chamado “foquinha” por driblar com toques de cabeça, recebe uma bola e a equilibra sobre a testa. Um companheiro está em posição de impedimento e volta para buscar jogo, e após ultrapassar o último homem, recebe a bola de Kelson. Ora, quando Kelson dominou a bola (ou seja, a tocou primeiramente) o companheiro estava irregular, mas quando a bola é solta (sai efetivamente da sua cabeça), não estava mais. Valerá, portanto, o momento em que a bola “começou a ser ajeitada em sua cabeça”, pois ela permaneceu sobre ela e o toque terminou posteriormente (na teoria, muito difícil de tal situação acontecer, especialmente com os pés).

Outros detalhes foram citados, mas aqui constam os mais interessantes.

O que você achou de tudo isso? Deixe seu comentário:

Resultado de imagem para Cartão amarelo e vermelho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.