Estou gostando do Papa Francisco, e explico os motivos desse gozo na semana em que se celebra cinco anos do seu Pontificado. Abaixo, em 10 tópicos:
- 1- Humilde, escolheu Francisco em alusão a São Francisco de Assis, que contemplava o belo e a natureza, despojando-se do materialismo.
- 2- Declarou que a essência da Igreja é ser mais espiritualizada, não Política. Ótimo, pois a Fé estava sendo deixada de lado.
- 3 – Reafirmou que o aborto é um assassinato de alguém que não tem como se defender. Penso como ele.
- 4- Mostrou que a Igreja deve ir aos pobres, e não o contrário.
- 5- Está abrindo mão de privilégios e mostrando que o poder é para servir, e não ser servido.
- 6- É jesuíta; portanto, altamente intelectualizado e com espírito missionário. Assim, faz jus a questão dita e repetida outrora pelo falecido Papa João Paulo II: “Fé e Razão são duas asas que nos elevam para o Ceú“. Ou seja: a Ciência não é inimiga da Religião, ao contrário!
- 7- Tem altíssimo respeito a crentes de outras crenças e aos descrentes. Declarou que os ateus, mesmo não crendo, também conhecerão a graça da Salvação devido a suas virtudes, já que suas condutas os justificam.
- 8- Pediu as pessoas que fujam do pessimismo e das coisas que deprimem, pois, essas são tentações do Diabo, que quer ver nossa infelicidade e insatisfação perante a Deus.
- 9- Mostra preocupação com a unidade da Igreja, pois já conversou com líderes de diversos movimentos católicos.
- 10- É ecumênico, querendo trabalhar muito em ações solidárias envolvendo principalmente judeus e muçulmanos.
Seus gestos simples, muitas vezes mais simbólicos do que pragmáticos, contagiam. Não é gostoso (e emocionante) ver pessoas de bem buscando um mundo melhor?
Anúncios
Sem sombra de dúvidas, não há não sequer um item para se discordar.
Campinas/SP, 13/03/2018.
CurtirCurtir