– O Depoimento do Heltton Matheus à Polícia!

Há pouco, o “Gato de Jundiaí” depôs na Polícia Civil, dizendo que falsificou os documentos no Ceará!

O B.O. e outros detalhes no link: http://m.jovempan.uol.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/copa-sao-paulo/copa-sao-paulo-2017/gato-da-copinha-presta-depoimento-e-sera-julgado-pena-minima-e-de-180-dias.html

img_2449

– Bairro Medeiros abandonado quando chove!

Com chuva, a Avenida Reynaldo Porcari (Bairro Medeiros) vira uma piscina. Aquaplanagem total!

Claro, ninguém fez bueiros… Mostro o descaso das autoridades (no minuto 1’05”, veja que situação absurda),

Em: http://www.youtube.com/watch?v=UzTeT0Frwjg

– Temporal de novo?

De novo, mais um final de tarde chuvoso em Jundiaí. E hoje a imagem assusta:

bomba.jpg

– O insistente erro do cronômetro da Globo nos jogos de futebol

Durante uma partida de futebol, os árbitros devem acrescentar ao final dos dois períodos a perda de tempo com a retirada de atletas lesionados do campo de jogo, com as substituições de atletas e outras paralisações. Dentre elas, o tempo que se para a fim de permitir a hidratação coletiva dos atletas.

Porém, nos dois últimos jogos que assisti pela Globo, eles travaram o cronômetro e voltaram a contagem no reinício pós-hidratação. ERRADO, o relógio do árbitro não para e aos 45 minutos o árbitro informará quantos minutos se acrescentará levando em conta essa pausa.

Dessa forma, quem assistiu pela emissora ficou meio perdido com os acréscimos. E me causa espanto uma TV que tem Arnaldo, Gaciba e Paulo César ainda não ter corrigido esse erro (que aconteceu também no ano passado).

bomba.jpg

– 3 opções para responder a venda de David Neres

David Neres, jovem atacante do São Paulo FC, foi vendido por 50 milhões de reais ao Ajax-HOL. O clube paulista ainda ficará com 20% dos direitos federativos dos atletas. Se ele for vendido a outro time, o Tricolor recebe ainda os direitos de clube formador!

Ou o menino é muito mais craque do que imaginamos e foi bem vendido, ou o SPFC “furou” o olho dos holandeses, ou ainda é uma “lavagem de dinheiro” dos compradores e seus agentes. Apenas uma das 3 opções será possível.

bomba.jpg

– O temporal em Jundiaí!

O céu estava ameaçador em Jundiaí. Caiu granizo e ventou forte em diversos pontos da cidade.

Circula essa foto da Rodovia Anhanguera, na região da Vila Rami. Foi assustador o “boa tarde” que o temporal deu a nós?

Que click!

– Eike fichado é algo que impressiona

Eike Batista de cabelo raspado e uniforme de presidiário, rumo a Bangu, é algo inimaginável tempos atrás.

Sinal de um Brasil que realmente está mudando?

bomba.jpg

– O Pai do Gato é quem falsificou os documentos do filho?

Quer dizer que o senhor Edejofre, o pai do verdadeiro Brendon Matheus, deu os documentos do filho (que estava preso) a pedido do senhor Nilton, pai do Heltthon Matheus, a fim de inscrever o filho no time do São Gonçalo com os documentos trocados?

A história vai se clareando… Aliás, Edejofre quer que o filho mais novo jogue aqui no Galo da Terra da Uva!

Extraído do jornal “O São Gonçalo” em matéria publicada pelo site “Esporte Jundiaí” (do jornalista Thiago Batista de Olim), abaixo:

PAI DO VERDADEIRO BRENDON MATEUS QUER QUE O OUTRO FILHO JOGUE NO PAULISTA FC

O pai do verdadeiro Brendon Matheus, Edejofre Lima em entrevista ao jornal “O São Gonçalo” deseja que seu filho mais novo, Bruno França, de 16 anos, se torne jogador de futebol. E tem o clube que gostaria que ele atuasse: o Paulista.

“Eu apoio o sonho dele e espero que ele jogue no Paulista, pela estrutura que vi do clube na TV. Se eles quiserem fazer um teste com meu filho, dessa vez, terão uma uma procuração assinada por mim para ele jogar”, disse Edejofre ao jornal da cidade de São Gonçalo.

Bruno é lateral-direito e disputou a Liga Gonçalense de futebol Amador pelo Colina, de Sacramento, em 2016. Ele espera uma chance para iniciar sua carreira como profissional e vendo os jogos da Copinha gostou muito do Paulista.  “Eu acabei vendo os jogos do Paulista na ‘Copinha’ e gostei muito do futebol que eles apresentaram e me deu vontade de jogar lá algum dia”, revelou.

Edejofre Lima é metalúrgico e morador do bairro Jardim Catarina. O caso “Brendon Matheus” mudou a rotina da família no fim de semana passado, quando foi revelado que Heltton Matheus atuou nas categorias sub-20 de Paulista e São Gonçalo com documentos de Brendon Matheus, filho mais velho de Edejofre, que está preso no estado do Rio de Janeiro. Heltton, com 22 anos, não poderia atuar na categoria sub-20 e para isso usou os documentos de Brendon, que atualmente tem 19 anos.

Na entrevista ao jornal “O São Gonçalo”, Edejofre disse que pretende processar o pai de Heltton. “Quero que Nilton (pai de Heltton) me esclareça essa situação. Ele não atende minhas ligações. Tudo começou quando dei os documentos (certidão de nascimento e identidade do Brendon em 2014 para que ele conseguisse inscrevê-lo na base do São Gonçalo FC, clube no qual Heltton jogava. Passou um tempo e como nada foi resolvido, pedi a documentação de volta mas não imaginava que isso tudo iria acontecer”, declarou. O metalúrgico disse quando contou toda a história ao seu filho na penitenciária, o verdadeiro Brendon ficou revoltado: ‘Pai, se o Heltton quer se passar por mim, por que ele não troca de lugar comigo?”. Além de estar preso injustamente, meu filho ainda está com o nome envolvido nesse escândalo”, contou.

bomba.jpg

bomba.jpg

– O “Gato” e os Craques Precoces…

Gostei e comungo exatamente da mesma opinião: compartilho esse ótimo artigo do jornalista Wanderley Nogueira sobre o caso Heltthon “Brendon” Matheus,

Extraído de: http://blogjp.jovempan.uol.com.br/wanderleynogueira/destaques/o-gato-e-os-craques-precoces/

O “GATO” E OS CRAQUES PRECOCES…

O caso Helton (o gato) ex-jogador do Paulista de Jundiaí, continua gerando comentários.
E são opiniões para todas as preferências.
Indignados, torcedores pedem a sua prisão.
Outros defendem a sua eliminação do futebol.
São muitos os que alertam para “que é preciso conhecer a história de vida dele antes de condena-lo”.
É importante saber que os pais de Helton são pessoas simples e trabalhadoras.
O pai, pintor de automóveis e a mãe caixa de supermercado. Tem um meio irmão e dois adotados. Disse que a sua infância foi feliz.
Nada trágico. Portanto, isso só agrava o ato cometido.
É grande o volume de críticas pelo fato da mídia ter aberto espaço para ouvi-lo e entrevista-lo.
A meu ver, o que ele fez foi muito grave.
Será punido pelo TJD da FPF .
Helton vai responder, também, por falsificação na Justiça.
Nas duas esferas de julgamento as penas serão brandas. É a lei.
Grave porque traiu seus companheiros de time, a comissão técnica e a diretoria do Paulista de Jundiaí.
Roubou o sonho de milhares de torcedores.
A cidade de 400 mil habitantes estava entusiasmada com a campanha do Sub20 e sofreu uma dura frustração com a malandragem.
Vampeta resolveu ajuda-lo e ofereceu uma nova chance.
O Grêmio Osasco contratou Helton.
Ele terá a oportunidade de ser ele mesmo jogando futebol.
Aqueles que acreditam na reabilitação das pessoas, devem aplaudir.
E essa não é a primeira vez que Vampeta ajuda jovens.
Quase todos desconhecidos e que se tiverem talento vão prosperar no futebol.
O Audax e o Grêmio Osasco tem como “dono” um homem sério, independente financeiramente e distante de picaretagens.
O fato de aprovar a nova chance ao “gato” não significa , na minha opinião, minimizar o seu ato desonesto.
A turma de Jundiaí é vítima desse episódio.
Depois da queda do avião da Chapecoense, o “fretamento de aeronaves” está sendo contratado com muito mais cuidado. Óbvio.
Com o escândalo provocado pelo “gato” Helton ( nada inédito…) as categorias com limite de idade no futebol, estarão muito mais atentas para aceitar a inscrição dos jovens.
Especialmente os “craques precoces”.
E sobre a deduragem mais uma vez se confirma que não há segredos que o tempo não revele…

bomba.jpg

– Hoje é dia da costumeira Doação de Plaquetas e/ou Sangue

Regulamente faço doação de sangue (4 por ano) e de hemoderivados (a cada 15 dias). Hoje, repito meu ato com plaquetas e hemáceas.

Não dói, não faz mal para a saúde e alegra a alma (a SUA e a de inúmeras OUTRAS PESSOAS).

Seja um doador voluntário! Você ajuda o próximo e exerce a cidadania. Os bancos de sangue agradecem.

image

– Domingão

Por absoluta falta de tempo de escrever, voltamos amanhã. Serviço acumulado em pleno domingo…

imgres.jpg

– Campeonatos Jabuticabas 2017

Daqui alguns dias começarão os Campeonatos Regionais, que assim como os Pés de Jabuticabas, só existem nos Brasil. Tirando os de São Paulo e o do Rio de Janeiro, os demais não dão chances aos pequenos. E esses mesmos pequenos paulistas e cariocas, todos sabemos, estão falidos.

Os pequenos precisam das verbas desses torneios para sobreviverem, e elas existem não por eles, mas pelos grandes.

É sabido que as potências não querem jogar os Campeonatos Estaduais. Mas também não se movem para evitá-los (com exceção, o Atlético Paranaense que tem disputado em seu estado com o Sub 23).

Será que esses torneios não poderiam ser melhor espaçados no calendário? Ou que fossem divisões locais de acesso às nacionais?

Na Inglaterra, existe a Northern Premier League, que congrega times regionais das 7a e 8a divisões e que permitem aos clubes (se tiverem condições financeiras e técnicas) a chegarem à badaladíssima Premiere League (1a divisão). Por quê não podemos ter série E, F, G representando os Regionais? Cravo que um jogo entre Paulista de Jundiaí x Bragantino valendo acesso da 6a divisão para a 5a Nacional levaria mais público do que valendo a queda da 1a divisão para a 2a do Estadual.

Para mim, a resposta para que não se discuta para valer o fim dos regionais (os quais, confesso, sou apaixonado mas entendo a dificuldade financeira do modelo) é clara: a perda de Poder das Federações Estaduais!

Anos atrás, Rogério Ceni questionou:

O que vale ganhar o Paulista?”

Vencer o Paulistão só vale o status. Mas se perder… o time grande sofre com a pressão!

Algo tem que ser feito. Não dá para abrir o Morumbi, por exemplo, para o São Paulo jogar com público de 5.000 pagantes contra um pequeno, enquanto o clube gostaria de estar excursionando pela Ásia ganhando dinheiro e treinando. Ao mesmo tempo, não dá também para XV de Piracicaba, Noroeste, América de Rio Preto e tantos outros times tradicionais montarem times para apenas 3 meses nas divisões que disputam e fecharem as portas.

Quem aceitará ceder? Os times grandes continuando com o assistencialismo, clubes pequenos fechando as portas de vez ou as federações estaduais abrindo mão do poder?

bola-murcha.jpg

– O terremoto Trump começou!

Uau, que estrago tem feito Donald Trump em seus primeiros dias!

Começou rápido, cancelando o Acordo de Livre Comércio do Pacífico com uma canetada. Iniciou o polêmico muro da separação de fronteiras dos EUA e do México, querendo que os mexicanos paguem a conta (e se não pagarem, ele avisou que aumentará os impostos e pagará com os tributos). Agora, proibiu a entrada de refugiados de diversos países e ameaça a permanência de diversos estrangeiros. Chegou a afirmar nessa semana que se os sírios fossem cristãos, poderia até receber alguns, mas muçulmanos não.

Coitado do mundo moderno… o radicalismo falará mais alto?

bomba.jpg

– 22 semanas da nossa bebê!

Nossa Estelinha está completando 22 semanas na barriga da mamãe. E sabe o que acontece na vigésima segunda semana de gravidez?

Extraído de: http://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/serie-de-artigos/gravida-de-22-semanas

22 semanas de gestação

Seu bebê na 22ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de um mamão.

Sobrancelha esperta 

Seu bebê pode agora franzir as sobrancelhas de verdade! Os pelos finos são branquinhos, pois ainda não contêm pigmento algum. As pálpebras se desenvolveram também, embora permanecerão fechadas e unidas até provavelmente a 28ª semana.

Ginástica interna

Agora, os braços e pernas do bebê estão proporcionais (mas não estão no seu tamanho final) e ele está ocupado chutando, agarrando, flexionando e apertando as mãozinhas. Unhas minúsculas agora cobrem completamente as pontas dos dedos–e elas continuam crescendo. Na verdade, você pode precisar aparar as unhas do seu bebê logo após o nascimento para evitar que ele arranhe a pele suave.

Prepare-se para as gordurinhas

Neste ponto, o bebê só tem 1% de gordura corporal, mas ele continuará a ganhar camadas de tecido adiposo para ajudar a produzir e reter calor corporal. 

Sua gravidez na 22ª semana

Sentindo de verdade

Sua barriga cresceu o suficiente para que você possa realmente se “sentir” grávida, e o resto do mundo saberá disso também. O “provavelmente” terminou e seu apetite está de volta. 

Indisposição

Se você pegar um resfriado ou gripe, espere seu médico aprovar qualquer medicamento sem receita médica. Beba bastante líquido, descanse, coma regularmente e renove a sua crença nos poderes restauradores da canja de galinha. É quente, líquida e nutritiva.–Tudo que você precisa se estiver doente.

Você sabia? 

Seu bebê pode franzir a testa com os músculos faciais e sobrancelhas recém-desenvolvidos. As sobrancelhas e os cabelos dele parecem brancos, pois ainda não contêm pigmento algum. O bebê também pode fechar o punho e até mesmo agarrar o cordão umbilical, mas sem força o suficiente que causaria dano.

bomba.jpg

– E que comece o Domingo!

Jundiaí, 06h45. Nosso ótimo amanhecer!

bomba.jpg

– A FIFA quis criar a polêmica dos Títulos Mundiais de Clubes por interesse próprio.

Uma discussão provocativa ou até mesmo desnecessária, causada intencionalmente pela FIFA: a pedido do jornalista Jamil Chade do jornal “O Estado de São Paulo”, a entidade se manifestou sobre quem são os campeões mundiais de futebol nos torneios entre clubes.

Para ela, são reconhecidamente campeões, de maneira oficial, os vencedores dos torneios organizados em 2000 e de 2005 em diante (até hoje). Os da Copa Rio e os do Torneio Intercontinental Europa – América do Sul, segundo ela, são reconhecidamente vencedores de torneios de dimensão mundial.

Ora, e muda o quê?

NADA, embora ela queira instigar o valor dos torneios, sem desvalorizá-los diretamente. E existe uma lógica na “estratégia” da FIFA, pois ela cita em seu pronunciamento, e o faz de maneira escrita e nominal, que a Copa Rio de 1951 e 1952, além do Intercontinental disputado entre os campeões europeus e sulamericanos (via UEFA pela Champions League e CONMEBOL pela Libertadores da América) são iniciativas de “torneios de dimensões mundiais” nas quais não pode dar sua chancela. E isso é evidente, já que não foi ela quem os organizou!

Mais do que isso: ela acaba ratificando que o Palmeiras (vencedor da Copa Rio 51) é o 1o campeão de dimensão mundial de um torneio entre clubes (no qual ela se recusa a chamar de campeão mundial unicamente por não ter sido de sua promoção), aceita o Fluminense tão campeão mundial quanto o Palmeiras (afinal, ela fala do torneio vencido pelos cariocas em 52) e assume que os jogos intercontinentais da década de 60 até o último do ano 2000, organizados pela Toyota (não cita explicitamente a montadora japonesa já que coreanos da Hyundai, parceiros atuais da FIFA, não ficariam à vontade) são da mesma importância. Por fim, destaca, disfarçadamente, que só pode reconhecer os que ela criou.

Trocando em miúdos: a FIFA admite a existência de torneios mundiais em outros tempos antes do dela, mas se recusa a reconhecê-los, pois, afinal, ela só valida o que ela mesmo criou.

Vaidade e necessidade de valorizar seu torneio. Simples. Afinal, como sugeriria australianos, japoneses, africanos e outros times do mundo para dar caráter global, se não fosse por essa competição? Tanto que ela não consegue dizer aberta e claramente que o Santos de Pelé, o São Paulo de Telê, o Flamengo de Zico ou qualquer time argentino que venceu o Intercontinental não são campeões mundiais de futebol via outros organizadores. Ou alguém um dia conseguiu registrar tal afirmação, ou melhor, negação?

E sabe de quem é a culpa de tudo isso? Dos INGLESES, os “pais” do futebol! Eles relutaram em aceitar a FIFA como instituição “dona do esporte” (na época, repleta de franceses, seus arquirrivais), se filiando em 1906 mas saindo em 1928, se recusando a participar das Copas do Mundo até 1950 (ficaram mais de 20 anos fora da FIFA). Quase montaram uma instituição concorrente, o que não se concretizou. Lembre-se, a FIFA é uma empresa privada, não uma ONG solidária de ciência e cultura esportiva.

Objetivamente: quer dizer que o futebol, em geral, inexistia antes da FIFA? É claro que não, mas pelo seu peso e importância, ela forçosamente quer criar tal situação. Portanto, esqueça tal balela de botequim e reconheça: existem os Campeões Mundiais de Clubes dos torneios oficiais da FIFA e outros Campeões Mundiais de Clubes dos torneios não promovidos por ela (pois ela não tinha interesse comercial de fazê-lo até aquele momento). E nem diga que o fato de não ter todos os continentes nas edições não-FIFA não é algo mundial, pois também na Copa do Mundo de Seleções nem sempre tivemos também todos os 5 continentes (que para ela são 6)!

Abaixo, o “print” do comunicado oficial da FIFA gentilmente publicado por Jamil Chade em seu twitter:

bomba.jpg

– A 1a Entrevista do Heltton Brendon Matheus (com vídeo).

O jogador que praticou a alteração de idade, o “gato”, Heltthon Matheus, do Paulista de Jundiaí, e que causou a eliminação do time na final da Copa São Paulo por ter falsificado documentos, deu uma entrevista de 1h30 à Rádio Jovem Pan.

Não vale escrever mais sobre ele (eu cansei do assunto). Mas impressiona a inteligência e história do garoto. Positiva e negativamente.

Claro, se pautou muito sobre a caridade quanto ao jogador. Mas fica a dúvida: ele é punido esportivamente e o Paulista fica “chupando o dedo”, tendo que assumir o ônus esportivo e financeiro sozinho?

Nem ao céu e nem ao inferno: que se seja solidário, mas o cara não é vítima, ele praticou falsidade ideológica.

Compartilho no link em: https://www.youtube.com/watch?v=NjVVz4wTgDY&feature=youtu.be

– Escute e não escute o Casão sobre o tema DROGAS

E não é que “bombou” na Internet a entrevista do ex-jogador Casagrande no programa da Fátima Bernardes?

Sobre Drogas, tratou o assunto com muita polêmica, na base do “tem efeitos nocivos, mas eu me viciei em coisa que eu gosto”.

Extraído de: http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/01/27/casagrande-diz-gostar-de-drogas-e-relata-ajuda-de-baby-para-superar-vicio/

CASAGRANDE DIZ “GOSTAR DE DROGAS” E RELATA AJUDA DE BABY PARA SUPERAR VÍCIO.

O comentarista da Globo Walter Casagrande foi o convidado do Encontro com Fátima desta sexta-feira (27) e deu um longo depoimento sobre seu período de vício de drogas, que chegou a afastá-lo da TV.

O comentarista chegou a dar uma declaração polêmica afirmando ”gostar de droga” para esclarecer que as campanhas contra o uso das mesmas precisam ser relacionadas aos efeitos nocivos e não em ”como drogas são ruins”.

”Eu não acho certo fazer campanhas ‘não use drogas’. Ninguém se vicia em coisa ruim. Sou dependente, que vive em recuperação. Eu me viciei em coisa eu adoro, eu gosto de droga. Me viciei naquilo. Curti com aquilo. Tem processo que avança, você perde o controle. Eu só esclareço o que pode acontecer. Isso aconteceu comigo. Não é certo que vai acontecer com todas, história dessa, pesada. Esclareço o que aconteceu comigo, o que é droga, onde pode acontecer. Não falo que é ruim. Precisa saber onde está entrando”, disse Casagrande.

Casagrande sofreu com o vício em drogas e foi internado em 2007 após sofrer acidente de carro. Ele ficou um ano em uma clínica de recuperação e voltou à TV em 2008. Em 2015, um novo susto com o comentarista o afastou da TV Globo por duas semanas. Casagrande sofreu um infarto na ocasião.

FAMÍLIA E PREOCUPAÇÃO DAS DROGAS CHEGAREM AOS FILHOS

”Eu tinha preocupação com meus filhos, mas eu não tinha uma moral para chegar. Eu tinha para ficar observando. Tem que perceber a mudança do filho com o tempo se a droga entrar na vida dele. Eu fui internado em 2007 e fiquei um ano. De lá para cá foi uma luta constante para eu alcançar o entendimento da doença para estar onde estou hoje. Faz 10 anos que tento, bato cabeça e tento encontrar o caminho para sair disso. Eu consigo ir ao teatro, cinema, eu consigo chegar inteiro para fazer um jogo. Eu me sinto bem orgulhoso”.

SÓCRATES E VÍCIO DO AMIGO

”Do Sócrates. Quando aconteceu uma coisa drástica com ele já era o fim. Na época do falecimento dele eu estava chegando ao entendimento completo da doença. Quando eu fui visita-lo, fui o primeiro a chegar quando ele estava mal. Não me deixaram entrar e no outro dia eu cheguei e ele falou para mim que estava pronto para outra. Naquele momento eu fiquei chocado porque ele não tinha o entendimento que eu estava tendo. Quando ele fala para mim “dessa vez não fui, estou pronto para outra”, ele não entendeu. Ele não poderia sair e tomar um vinho, uma cerveja”.

O FUNDO DO POÇO E O ACIDENTE DE 2007

”Importância muito grande. Dependente jamais vai assumir. Ele não aceita que é doença. Na sua cabeça, paro como quiser. Quando é dependente não está usando droga. Quem está sendo usado é você. Meu caso estava situação crítica, muito aguda. Aquele período pesado, perto da morte. Eu sofri acidente de carro. Fiquei desacordado três dias e minha família me viu. Eu estava afastado, isolado, só na companhia da droga. Quando viram meu estado físico, corpo todo furado, usava droga injetável, cocaína. Eles me internaram. Quando vi dentro da clínica, primeiros quatro meses é de negação”.

AJUDA DE BABY DO BRASIL 

”A segurança que eu tenho do lado dela, é completo. O entendimento que ela tem. Ela tem uma escolha espiritual que a levou a entender a vida de forma diferente. Mas é um entendimento dela, eu tenho outro. Mas junto dela eu me sinto mais seguro”.

”Ela está fazendo uma excursão agora. mesmo à distância ela me coloca em uma situação segura. Tem a presença dela ao meu lado. Nesse compromisso isso me deixa muito seguro”.

bomba.jpg

– E essa 6a feira?

E depois da chuva, céu azul e laranja. Pelo menos, a 6a feira parece que começará seca.

Ufa, já chega de tanta chuva, não? Depois das 10h, o tempo está mudando e haja sombrinha… Foi assim a semana inteira.

Mas o despertar de hoje nos inspira e traz a mensagem na pintura do infinito de que o dia será bom, pois belo já está sendo.

bomba.jpg

– Análise Pré Jogo da Arbitragem para Internacional x Paulista, série A3

Júnior César Lossávaro, 39 anos, professor de Educação Física, natural de Murutinga do Sul, 12 anos de carreira, apitará o jogo que abre a Série A3 de 2017 entre o Leão x Galo.

Bom árbitro, discreto em campo, militando há bastante tempo na série A2 e A3, buscando insistentemente seu lugar na A1, é um apitador que vem crescendo. Nesta Rodada 1, juízes querendo subir na carreira foram mesclados com alguns em fim de carreira.

Desejo boa sorte ao árbitro e a seus assistentes William Rodrigues Deodato e Fernando Afonso Gonçalves de Melo, incluindo o quarto árbitro Caio Cesar da Costa Mello.

bomba.jpg

– É necessário ajudar! Sobre a Vida Pública de Jesus

Uma pausa nas atividades do dia para fazer coisas do bem: preparando a catequese da Crisma, hoje para falar sobre a Vida Pública de Jesus aos nossos crismando da Paróquia São João Bosco.

Independente da sua fé, do que você crê ou não, vale sempre lembrar: a messe é grande e poucos são os operários. Divulgar a mensagem de paz que traz o Evangelho do Amor é importante! E nossos jovens são ávidos por boas palavras.

bomba.jpg

A VIDA PÚBLICA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. É o único nome divino que traz a salvação, e agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a todos os homens pela Encarnação, de sorte que “não existe debaixo do Céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).>

Catecismo da Igreja Católica, § 432

Veremos neste tópico o Cristo iniciando sua missão, revelando-se publicamente Filho do Altíssimo. Após a pregação de João Batista para que o povo estivesse preparado para acolher o Messias, Jesus prega às comunidades o amor, a misericórdia, a vida em plenitude. Pela remissão dos pecados do mundo todo, Ele aceita vir como homem para morrer na cruz.

– Reflexão 1: Você acreditaria em alguém nascido do seu meio, e que depois de adulto formado começasse a pregar? E que fosse o Messias esperado?

Judeus esperavam um Salvador de diversas formas: (sicários, zelotasanawins, essênios).

– Reflexão 2: Hoje, a Igreja espera Cristo nos diversos movimentos: quais são eles?

Em Mateus 3, 13-17 vemos Jesus Cristo iniciando sua vida pública ao ser batizado por João Batista. O Batismo, antes por água, passa a ser com o Espírito Santo. Jesus, mesmo cheio do Espírito Santo, quer ser batizado para iniciar sua pregação.

– Reflexão 3: Por que Jesus quis ser batizado?

Jesus, então com 30 anos, se retira ao deserto para jejuar. É um sacrifício e ao mesmo tempo uma preparação para sua missão. No deserto, vemos o relato em Lucas 4, 1-14 do diabo tentando impedir que Jesus cumprisse sua missão.

– Reflexão 4: Hoje, o que nos leva a ser tentados?

Em Lucas 4, 14-21 vemos que se cumpria a profecia de Isaías, pois nela Cristo se declara o Filho de Deus. É importante ver que depois de 700 anos tudo se cumpria em Jesus, o que caracteriza ainda mais a divindade dele

Será que se Cristo viesse ao mundo em nossos dias, encontraria um povo até certo ponto incrédulo como daquela época? – Com certeza, seria muito maior a incredulidade nossa. Se naquele tempo, com as profecias na mão, com os milagres que aconteciam por Jesus, o povo muitas vezes vacilava, imagine no nosso tempo, onde muitas pessoas exploram a necessidade de outras, há falsas religiões e charlatães em diversos lugares Repare que somos privilegiados de vivermos neste tempo, pois vimos que o Messias veio e ressuscitou, e nos deixou aberto o caminho para a nossa vitória sobre o pecado. Basta aceitá-lo ou não.

– Reflexão 5: há gente que explora comercialmente o nome de Jesus nos dias atuais?

No Evangelho de São Mateus 4, 17-22 podemos ver Cristo chamando seus apóstolos, formando com eles uma comunidade. Aos apóstolos, Jesus costumava dizer: Não foram vocês que me escolheram, mas Deus que os escolheu”.

– Reflexão 6: Na nossa vida, deparamos ou depararemos com muitos desafios. Como você reage às dificuldade: fica com medo; fica com medo e depois confia em Deus; demora para confiar; ou confia de imediato?

A partir daqui, veremos a pregação de Jesus: as bem-aventuranças, em Mateus 5, 1-12, onde ele mostra que é o consolador e que serão felizes aqueles que morrerem em prol do seu próximo ou de Deus.

– Reflexão 7: Você aceita tranquilamente a ideia de que Deus nos recompensará com a Vida Eterna aos que sofrem e aos que lutam, ou é preferível receber tudo agora em vida? Por que pessoas de bem, muitas vezes, sofrem? Ex: dona Zilda Arns.

Cristo mostra seu poder em diversas curas, como podemos ver em Mateus 8, 1-13 e Marcos 5, 21-43.

– Reflexão 8: No seu dia-a-dia, você procura o “Deus dos milagres” ou os “milagres de Deus?”

Jesus ensinava ao povo por parábolas. Parábolas são algumas estórias contadas comparando-as com os dias de hoje, usando modelos simples de fatos e de fácil compreensão para as pessoas entenderem como age Deus. Veja algumas parábolas em Mateus 21, 28-32 e Mateus 13, 24-30.

– Reflexão 9: Jesus resolveu utilizar parábolas para evangelizar. E você, quando vai explicar algo sobre a fé: consegue evangelizar com facilidade ou tem dificuldade para falar de Deus?

Nós veremos que Jesus Cristo ainda realiza muitos outros fatos em sua vida pública (vida de pregação) para não deixar dúvida que ele era (e é) Deus e também que possuía (e possui) autoridade sobre o Céu, a Terra e o inferno.  Prova disso, são os relatos em Mateus 8, 28-34, onde Jesus Cristo expulsa (exorciza) satanás.

– Reflexão 10: e aí: você tem medo do diabo, receio ou não se preocupa com ele? Aproveite e responda: no mundo, o bem e o mal se confrontam, numa terra onde há equilíbrio entre essas forças?

Também em Mateus 16, 24-28 podemos ver a realeza de Cristo quando ele se transfigura (dá uma amostra aos discípulos da vida Eterna) e em Marcos 6, 30-44 onde ele realiza o nosso conhecido milagre da multiplicação dos peixes.

Jesus, na verdade, não veio mudar a Lei de Moisés, que era a Lei que Deus deixou ao povo, mas pelo contrário, ele aperfeiçoa a Lei, explica na Verdade o que é vontade de Deus, e um exemplo disso é o ensinamento do maior mandamento que Deus dá aos homens: o mandamento do amor, em Mateus 22, 34-40.

Cristo ainda facilita a comunicação entre o Céu e a Terra ensinando-nos a orar: É a oração do Pai Nosso, contida em Mateus 6, 1-15. No Pai Nosso, vemos uma série de pedidos: súplica, louvor, perdão, proteção!

– Reflexão 11: rezar é se comunicar com Deus. Você tem conseguido arranjar tempo para rezar todos os dias? Em que horários e em que situações você faz suas orações?

Finalizando, podemos ver que Cristo é o Senhor, um Senhor bondoso, misericordioso e paciente. Ele não veio para condenar, mas para ensinar. Ele é aquele próprio que nos julgará no dia do juízo final, como vemos relatado em João 5, 19-29 e João 6, 35-40.

DINÂMICA: Cristo veio nos salvar, ensinou-nos diversas coisas, curou, fez coisas milagrosas e revolucionou o mundo. O que mais lhe toca após o encontro sobre a “Vida Pública de Jesus?

imgres.jpg

– E Eike Batista pode ir para a cadeia…

O império ruiu mesmo. Aquele que um dia deu uma coleira de ouro para a namorada e uma McLaren para o filho andar a 300 km/h, que supersticiosamente criou um conglomerado de empresas com o término da letra X, e que ostentava o fato de ser bilionário e desejar ser o cara mais rico do mundo, foi indiciado pela Operação Eficiência da Polícia Federal e pode ser preso a qualquer momento.

Contra ele, muita corrupção envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral e diversos golpes no Estado do Rio de Janeiro.

Onde estão os caras que eram tão amigos dele na fase boa e agora sumiram?

bomba.jpg

– Para a 5a feira ser inspirada!

Inspirando-me no amanhecer, desejado que seja uma ótima 5a feira!

Indo correr (moderadamente devido aos problemas no joelho) bem cedinho, na nossa foto-motivação. Clique 1:

bomba.jpg

Meditando e conversando com Deus, pela intercessão de São Timóteo, grande irmão de evangelização de São Paulo, celebrado hoje. Clique 2:

bomba.jpg

Alongando no jardim, curtindo a beleza do dia clareando. Cores pastéis de um novo dia de vida. Clique 3:

bomba.jpg

Depois de tudo isso, colhendo uma linda flor do jardim para presentear a esposa amada. Nosso romântico clique 4:

bomba.jpg

Enfim, hora de trabalhar, com a bela paisagem me acompanhando. Veja a foto da Divisa de Jundiaí com Itupeva no clique 5:

bomba.jpg

Ótimo e belo dia a todos.

– Fim da Copinha. Fim do caso Brendon?

Republico em meu blog as perfeitas palavras do Jornalista Heitor Freddo sobre o caso Brendon Matheus, o “Gato da Copa SP”. Comungo do mesmo pensamento. Abaixo:

O jogo disputado na final de ontem no Pacaembu só aumentou minha convicção: o Paulista seria campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O que vimos diante da televisão – já que nos arrancar (continua no link abaixo):

Fonte: Fim da Copinha – fim do caso Brendon?

bomba.jpg

– Vai ter “Taxa Compensatória” para Subsídios de Ônibus nos combustíveis?

Falta criatividade para os administradores do dinheiro público. Ou, se preferir, falta vergonha na cara.

Com medo dos black-blocs, muitas prefeituras subsidiaram o valor da tarifa de ônibus. Dessa forma, os novos prefeitos viram o saldo no vermelho quando assumiram o comando das suas cidades e, inevitavelmente, reajustaram os preços das passagens dos coletivos.

Agora, ouço que alguns alcaides querem a criação de um “imposto municipal” sobre a Gasolina e o Etanol, a fim de tentar continuar bancando o subsídio.

Ora, eles fazem acordos demagogos e o contribuinte é quem paga a conta? Transferir o ônus ao motorista é sacanagem!

Que se cortem as mordomias, custos com os excessivos numerários dos cargos de confiança e outras contas evitáveis. Não se transfira a responsabilidade para o coitado do munícipe que tem um veículo.

bomba.jpg

– As pessoas mais ricas do Mundo e do Brasil

A ONG Oxfam, que faz levantamentos sobre riquezas e tabula dados munda afora, mostrou a lista dos atuais cidadãos mais ricos do mundo.

Veja só (em bilhões de dólares):

  • Bill Gates (EUA / Microsoft) – 75
  • Amancio Ortega (Espanha / Inditex) – 67
  • Warren Buffett (EUA / Berkshire Hathaway) – 60,8
  • Carlos Slim (México / Grupo Carso) 50
  • Jeff Bezos (EUA / Amazon) – 45,2
  • Mark Zuckerberg (EUA / Facebook) – 44,6
  • Larry Ellison (EUA / Oracle) – 43,6
  • Michael Bloomberg (EUA / Bloomberg) – 40

Já os brasileiros mais ricos são:

  • Jorge Paulo Lemann (Ambev) – 27,8
  • Joseph Safra (Safra) – 17,2
  • Marcel Herrmann Telles (Ambev) – 13
  • Carlos Alberto Sicupira (Ambev) – 11,3
  • Eduardo Saverin (Facebook) – 6,2
  • João Roberto Marinho (Globo) – 4,3

E sabe o que isso significa? Um número ainda mais impressionante: 1% dos cidadãos mais ricos do mundo tem mais dinheiro do que os 99% restantes do planeta!

Uau…

bomba.jpg

– Odebrecht e os golpes mundo afora!

Rapaz, cada vez estouram mais denúncias contra a Construtora Odebrecht – todas relativas à corrupção

Primeiro, eram as que envolviam os esquemas descobertos no Brasil pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Depois, surgiram casos nos países vizinhos na América do Sul. Passaram para outros países da América Latina e chegaram até aos EUA.

O FBI revelou que os “códigos da propina” nas máquinas apreendidas da empresa são extremamente difíceis de se decifrar. Eles próprios estão espantados com tamanha complexidade!

Taí uma multinacional que está envergonhando nosso país e que, há 2 anos, curiosamente era um dos maiores exemplos e orgulho da nação.

bomba.jpg

– Como se facilita o surgimento de “gatos no futebol”.

Um lúcido relato do jornalista Marcel Rizzo em seu blog traz a dura realidade: como os picaretas se infiltram no futebol e prejudicam até mesmo gente séria. O Paulista de Jundiaí é aqui citado.

Vale a leitura, extraído de: http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2017/01/25/como-o-inchaco-de-torneios-facilita-criacao-de-times-de-aluguel-e-gatos/?cmpid=tw-uolesp

COMO O INCHAÇO DE TORNEIOS FACILITA CRIAÇÃO DE TIMES DE ALUGUEL E ‘GATOS’

“Ô nove, ô nove, toca a bola mais rápido”, gritou o companheiro de time, talvez esquecido do nome de seu camisa nove, a quem provavelmente conheceu alguns dias antes de começar a Copa São Paulo de Juniores, o principal torneio de base do futebol brasileiro.

O fato acima foi relatado ao blog por um jornalista presente em uma partida da primeira fase da competição, entre um time paulista e outro do Nordeste, no início de janeiro, e que terão os nomes omitidos a pedido do repórter.

E escancara algo que se tornou regra em torneios de garotos no Brasil: a terceirização das categorias de base a empresários, que procuram manter seus atletas na vitrine. A Fifa proíbe terceiros terem participação nos direitos dos atletas, mas é algo de difícil monitoramento, principalmente em competições com tantos clubes como a Copa SP.

A Copa São Paulo 2017 teve 120 clubes, um recorde de participantes na história que começou em 1969. Foram 3 mil jogadores inscritos, o que torna praticamente impossível uma checagem com qualidade de todas as documentações.

Alguns anos atrás a Federação Paulista de Futebol, que organiza a Copinha, tentou dificultar a montagem de “times de empresários” colocando no regulamento da competição a data de 20 de setembro como limite para que um atleta esteja vinculado a um clube e possa jogar a Copa São Paulo no ano seguinte.

Para os clubes paulistas, entretanto, essa tática não tem surtido efeito porque muitos antecipam a procura de ajuda para montar suas equipes no fim do primeiro semestre, quando iniciam a disputa do Campeonato Paulista sub-20. Ou seja, o torneio se torna quase uma pré-temporada para os times que jogarão a Copinha. Mas esse não é o único problema.

Há casos também, apurou o blog, de que garotos são inscritos no BID (Boletim Informativo Diário) por time X em setembro, mas só vão se apresentar de fato em janeiro, às vésperas da estreia. Não se estranha, portanto, o relatado acima de jogador não sabendo o nome de seu camisa nove.

O clube que recebe o atleta do empresário ou da empresa, tem para ele uma “taxa de vitrine”. Uma porcentagem a receber caso o garoto seja negociado por se destacar em torneio vestindo sua camisa. Esses valores variam, mas, em média, são de 20% do valor que o empresário tenha da participação do jogador (muitas vezes os direitos econômicos são fatiados entre muitas partes).

A Federação Paulista informou que conversa com alguns clubes, a fim de tentar evitar de fraudes e melhorar a checagem de documentação de atletas.

”Hoje, depois de a Fifa proibir terceiros, o fatiamento diminuiu. Equipes hoje têm 100% de suas revelações, algo improvável anos atrás. Mas a maneira de monitorar se há participação de terceiros é econômica. Qualquer negociação é preciso ter a divulgação dos números, para quem e quando foi pago”, explicou Carlos Eduardo Ambiel, advogado especializado em direito desportivo.

Tradição

O que chama a atenção nesses casos de times montados muitas vezes em cima da hora, sem que os atletas se conheçam, é que não são apenas clubes recém-criados ou sem estrutura, que têm sua base entregue a procuradores.

O Paulista de Jundiaí [a 60 km da capital paulista], por exemplo, é um dos times mais tradicionais do interior paulista, região que por anos e anos revelou atletas de qualidade e conquistou títulos no estado e no país. Fundado em 1909, o Paulista foi campeão da Copa do Brasil, em 2005, batendo na final o Fluminense.

Mas, para jogar a Copa São Paulo de 2017, usou alguns atletas ligados ao ex-atacante do Santos Alberto Luiz de Souza, campeão brasileiro em 2002. Dono da Alberto Sports, ele já havia participado da montagem do time sub-20 de outra tradicional equipe paulista, o Nacional, da capital, em 2016, e levou alguns desses jogadores para Jundiaí.

Brendon Martins Araújo dos Santos foi um deles. No domingo (22), após denúncia do Batatais, foi descoberto que Brendon, na verdade, se chama Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, tem 24 anos, idade com a qual não poderia participar da competição — ele usou o documento de Brendon, que como revelou a ESPN está preso acusado de tráfico de drogas.

A diretoria do Paulista e Alberto se disseram enganados pelo jogador, mas não teve jeito. O clube foi excluído da competição, e quem enfrentará o Corinthians na decisão da Copinha, nesta quarta (25), será o Batatais.

A exclusão do Paulista, portanto, foi consequência da terceirização de parte da equipe, com atleta relacionado a pouco tempo, e sem a checagem devida.

”Não acho o termo terceirização correto, porque há um vinculo do atleta com o clube. Temos que entender como é a relação do atleta com o empresário. Muitos só vão para o clube porque o agente manda, e porque há uma relação de confiança de anos. Tem jogador que fica a vida inteira como o mesmo procurador”, disse Ambiel.

O dedo da Fifa

Desde maio de 2015, a Fifa proíbe que terceiros tenham participação nos direitos econômicos de jogadores de futebol. Resumindo: empresa ou empresário não pode receber parte do valor da venda quando um atleta é negociado entre clubes de futebol, a não ser uma comissão pelo negócio.

A entidade mundial entendeu, algum tempo atrás, que o poderio econômico de algumas pessoas estava dominando o esporte, e prejudicando os clubes. Houve, porém, gritaria de times pequenos depois da decisão, reclamando que não teriam dinheiro para montar elencos sem ajuda de intermediários.

A Fifa já investigou e até puniu clubes por fazerem as “transferências-pontes”, que é quando uma equipe existe basicamente para registrar atletas que “pertencem” a terceiros, para de certa forma legitimar uma negociação. Houve também multa a clubes que usaram terceiro em negociação – o Santos foi um deles, com valor a pagar de R$ 280 mil.

bomba.jpg

– Insensibilidade não pode ser Confundida com Discordância

Leio muitas “piadinhas” e alguns memes sobre o AVC que a ex-primeira dama e esposa de Lula, dona Marisa Letícia, sofreu nesta terça-feira.

Discordância sobre a demagogia e as picaretagens que fizeram é uma coisa, mas insensibilidade a alguém que sofre um trauma desses, aí discordo, pois está se misturando as coisas.

Com dor alheia, nunca se brinque! Em especial relativo à saúde e perda de entes queridos. Se fosse com qualquer um de nós, não gostaríamos.

bomba.jpg

– Sirius e o investimento de R$ 1,5 bi

Talvez uma das últimas ou (poucas) grandes obras do Brasil. O impressionante, bilionário e futurista acelerador de partículas síncroton, em forma de anel, que está sendo construído em Campinas, supervisionado pelo LNLS.

Extraído de: http://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/noticia/2017/01/o-acelerador-de-particulas-de-r-15-bilhao.html

A MÁQUINA DE 1,5 BILHÃO DE REAIS

No meio da maior crise econômica da história recente, o Brasil concentra seu investimento tecnológico em um novo acelerador de partículas.

Quem circula pelo polo de alta tecnologia de Campinas, no interior de São Paulo, cruza estradinhas bucólicas pontuadas pelos campi de algumas grandes empresas. São, na maioria, instalações de concreto, cercadas por imensos estacionamentos e quase monótonas quando vistas pelo lado de fora. Um prédio branco salta à vista: parece um estádio de futebol construído em um lugar improvável. “Aqui do meio é que você tem uma noção do real tamanho do prédio”, diz o engenheiro Oscar Vigna, um homem alto e vermelho, queimado das muitas horas passadas sob o sol,  supervisionando as obras do prédio que vai abrigar o Sirius, um equipamento que funciona como um microscópio gigante.

A máquina tem um nome complicado: acelerador de partículas do tipo síncrotron. É a ferramenta que os cientistas usam para entender a estrutura atômica das substâncias com as quais vão trabalhar. Algo importante para o desenvolvimento de novos medicamentos, para o aprimoramento de materiais usados na construção civil, na exploração de petróleo e em uma infinidade de outras áreas. Uma máquina imensa, usada para desbravar universos em miniatura. Quando estiver pronto, o Sirius acumulará números parrudos. O prédio de 68.000 metros quadrados abrigará um equipamento com formato de anel e circunferência de 500 metros. Para proteger as pessoas da radiação liberada pelo funcionamento da máquina, planejada para ser a mais avançada desse tipo em todo o mundo, o conjunto será blindado por 1 quilômetro de paredes de concreto. Uma barreira com 1,5 metro de espessura e 3 metros de altura.

Dos números do Sirius, o que mais impressiona é o preço: R$ 1,5 bilhão. É o projeto científico mais ambicioso já levado a cabo no Brasil. Ou é essa a esperança de seus construtores. Sua construção ainda está em andamento. Espera-se que esteja pronto em 2019. E, com a crise econômica e política que aflige o Brasil, o gigantismo do projeto parece ameaçado. “O Sirius é prioritário, mas seria ingenuidade nossa dizer que não há preocupação”, afirma o físico Antônio José Roque, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que encabeça o projeto. Desde que o Sirius começou a ser discutido em Brasília, em 2008, a ciência nacional foi do melhor ao pior dos mundos. Entre 2000 e 2013, as verbas para fazer ciência no Brasil cresceram a patamares inéditos para depois despencar, levadas pelos reveses econômicos do segundo governo Dilma. Cientistas deixaram o país e projetos foram postos de lado. O Ministério da Ciência não admite que o Sirius esteja ameaçado: “Num momento como o atual, um projeto como o Sirius traz oportunidades que ajudam o Brasil a sair da crise”, diz a Pasta em nota. Manter as obras dentro do cronograma exigirá repasses de R$ 500 milhões em  2017, nos cálculos do pessoal do LNLS. Mas a primeira versão de 2017, encaminhada pelo governo ao Congresso, fala em destinar apenas R$ 365 milhões. Em 2016, o orçamento proposto pelo governo – R$ 270 milhões – já sofrera reduções. Fechou em R$ 182 millhões.

O Brasil já conta com um acelerador de partículas, o UVX, também localizado em Campinas. O projeto começou em 1985, por iniciativa dos físicos Ricardo Lago e Ricardo Rodrigues. Foi inaugurado em 1997 com pompa e a presença do então presidente Fernando Henrique Cardoso.  Era o início do LNLS, uma instalação com tecnologia avançada e – coisa inédita no Brasil – aberta para ser usada por pesquisadores de qualquer universidade ou empresa do país e do mundo. Seus construtores entraram para a história do laboratório como heróis improváveis: em um país assolado pela inflação, puseram de pé um equipamento único em toda a América Latina e raro no mundo inteiro. Mas, no começo dos anos 2000, a máquina dava sinais de cansaço. A tecnologia avançara e o UVX ficara obsoleto, em comparação a outros síncrotrons espalhados pelo mundo. “Nós sabíamos que precisávamos construir um acelerador novo”, diz José Antônio Brum, diretor do LNLS entre 2001 e 2008. “Era isso ou fechar as portas.” Em 2008, Brum pediu à equipe do laboratório que desenhasse um pré-projeto do novo acelerador. A proposta foi entregue ao então ministro da Ciência, o físico Sérgio Rezende, durante uma visita ao laboratório. As avaliações preliminares adiantavam que seria um projeto caro,  de R$ 600 milhões. Rezende não se incomodou: “Eu disse ao Brum: ‘Vá em frente, que a gente arruma o dinheiro’”, afirma o ex-ministro.

bomba.jpg

– Correndo para uma boa 4a feira!

Estou ainda em recuperação com meu joelho, mas nem por isso deixarei de alongar. Um pouco de relaxamento nas pernas faz bem, não? Nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Durante o exercício, pensando em Santo Ildefonso, um espanhol celebrado dia 23 e que se tornou grande homem de obediência e serviço a Deus. Nossa foto-reflexão:

bomba.jpg

Ainda, a caminho da fisioterapia na clínica, um rápido clique do magnífico amanhecer da nosso foto-inspiração na Rodovia Anhanguera, sentido Jundiaí-Capital:

bomba.jpg

Pós-atividade física, uma rápida contemplação na beleza da natureza. Nossa foto-admiração:

bomba.jpg

Ótima 4a feira a todos.

– E a danada da tendinite Pata de Ganso voltou!

Quase 7 anos depois, quem eu não queria ver, voltou: minha Pata de Ganso!

Ô como sofri com ela… meu joelho esquerdo gemia pela sua maldade, mas… enfim, paciência.

Para quem quer saber um pouco mais sofre essa cruel tendinite (que é realmente chamada de Pata de Ganso), compartilho: http://wp.me/p4RTuC-1wR

bomba.jpg

– Sobre a Arbitragem da Final da Copa São Paulo 2017 entre Paulist… ops: Batatais x Corinthians!

Confesso que o rascunho já estava pronto, preenchendo os nomes da equipe de arbitragem para a final da Copinha, faltando preencher Paulista X ??????. Também a logo da Rádio Difusora com os clubes estava “saindo do forno”, convidando os amigos para escutarem a transmissão do Time Forte do Esporte…

O problema não é perder as anotações, mas sim a desclassificação do Paulista – e do jeito que foi. Mas chega de se lamentar. O Galo não pode ter sua imagem arranhada por um Gato e bola pra frente! Perdemos uma possível 9a vitória que seria um bicampeonato, ou simplesmente um grande jogo, um grande trabalho… não importa. O que não perdemos (e não podemos perder) é a dignidade e a força que a torcida jundiaiense mostrou no torneio de júniores. E que se mostre também na A3.

Enfim, bem curto e grosso: para a final da Copa São Paulo 2017 entre Batatais x Corinthians, apita Cléber Luis Paulino, um professor de Educação Física que há muito tempo está na labuta. Gostei, é um árbitro que já tem experiência em A2 e A3 e busca um lugar ao sol.

Boa sorte ao quarteto de arbitragem, grande jogo aos atletas e uma grande indiferença ao hostil cartola interiorano que, com empáfia, falou algumas bobagens sobre o Paulista de Jundiaí (mesmo tomando 5 no lombo). Lutar por seu direito é uma coisa; falar o que ele falou, é outra.

bomba.jpg

Ops: aqui apenas uma sugestão para a segunda edição do ótimo livro “O Juramento”, do jornalista Flávio Prado, onde ele brilhantemente reescreve fatos e jogos de futebol com outras possibilidades do que as acontecidas. Aqui um capítulo a mais – como seria a final entre os dois times ilustrados na imagem (junto com o já anunciado lance modificado do jogo da Chapecoense).

– Últimas considerações sobre Heltton “Brendon” Matheus, pós desclassificação do Paulista FC via TJD-FPF

Muita gente já fez seus comentários sobre o lamentável caso do zagueiro Matheus (que se chama Heltton Matheus mas jogava com documentos de um primo dele, presidiário e parecido fisicamente, chamado Brendon Matheus). As minhas observações quanto ao assunto já as fiz à exaustão, no link em: http://wp.me/p55Mu0-1iS.

Nesta derradeira postagem sobre o tema, gostaria de três coisas:

  1. Reiterar que o Paulista foi vítima de um golpe, e pagou por isso com a desclassificação da final da Copa São Paulo 2017. Só quem não vive a intimidade do mundo (e do submundo) do futebol, pode falar que o Galo foi culpado. Quem está nesses meandros sabe o quão difícil é descobrir tal falcatrua, principalmente de um atleta que passou pela FERJ, cuja documentação foi aceita pela FPF, inscrito primeiramente no Nacional e depois no Paulista. Somente com a denúncia de alguém muito próximo a ele que se descobriu isso. Caso contrário, talvez nunca se soubesse. O Paulista foi a 4a entidade esportiva enganada pela troca de identidade, não o 1o a cair no “conto do gato”.
  2. Questionar o seguinte: onde está escondido Matheus (o jogador), o que estaria ele pensando agora e quando o vão deter para pagar pelo seu crime (afinal, é falsidade ideológica e ele é maior de idade)?
  3. Repudiar a declaração do presidente do Batatais de que processará o Paulista por danos morais. Claro que é blábláblá jurídico para se garantir e fazer pressão, mas que é muito cara de pau, ô se é!

Enfim, o prejuízo está feito e que não se macule a imagem do Paulista FC e de sua torcida, que merecem todos os aplausos pelo esforço que fez. Dessa forma, que se desfaça a falsa ideia de que o Galo chegou à final do torneio, em campo, graças a Matheus.

bomba.jpg

– E o Galo foi depenado pelo Gato!

O Paulista de Jundiaí, tricolor da Terra da Uva e carinhosamente chamado de Galo da Japi (em referência à magnífica Serra da Japi, cartão postal da cidade), fez jus ao seu mascote e bicou o Toro Loko (Red Bull) por duas vezes na Copa São Paulo. Encarou o Bode Alviverde (Vitória da Conquista), enfrentou sem medo o Tricolor da Manchester Catarinense (Joinville) e, mesmo sendo de porte menor na divisão do Brasileirão, enfrentou sem medo o Dragão (Atlético Goianiense). Encarou ainda a Águia (São Carlos) que queria voar alto e não temeu receber flechadas do Índio Condá (Chapecoense). Por fim, não se assustou com o Fantasma (Batatais), goleando-o e esperando para a finalíssima na cidade grande o Moleque Travesso (Juventus) ou o Mosqueteiro (Corinthians).

Eis que à tarde, durante a espera…

O Galo, tão corajoso e ressurgido no caldeirão de Jayme Cintra diante de milhares de torcedores, não imaginava que seria traído dentro do seu terreiro. Venceu em campo, e perdeu para um Gato camuflado, que o depenou e frustrou uma cidade inteira.

Tudo isso para falar sobre Brendon Matheus, Matheus Lima ou simplesmente Matheus, o jogador que queria ser chamado apenas pelo nome mais simples (Matheus, era assim que pediu às emissoras de rádio) em tempos que os nomes duplos estão em voga e os apelidos desaparecem.

O atleta passara desapercebido até agora por torneios sem visibilidade. O ótimo jogador (ao menos, jogando dentro de campo era acima da média), que saia jogando da zaga ao ataque, bom tecnicamente e com ótimo senso de colocação, que não era faltoso e que tomou infantil e justamente o segundo amarelo e estaria fora da final da Copa São Paulo 2017, realmente se chamava Matheus. Mas não o mesmo Matheus dos documentos!

Segundo a ESPN Brasil, o jogador se chama Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, fará 23 anos em 24 de março próximo e disputou a competição Sub20 com os documentos de Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, 19 anos, que está preso no Rio de Janeiro por roubo e tráfico de drogas.

O garoto é empresariado por Alberto, que reside em Jundiaí e é um sujeito sério (o mesmo ex-jogador do Paulista e do Santos, celebrado naquele time de Robinho e Diego, marcado por um golaço de bicicleta contra o Corinthians).  Ao que tudo indica, o jogador de Volta Redonda, que passou por São Gonçalo, passou a usar a falsidade ideológica lá no Rio de Janeiro, vindo para o time do Nacional-SP (que era gerido pelo Alberto, e dessa forma passou a agenciar o rapaz) e da Capital para Jundiaí. Dessa forma, Heltton Matheus enganou a FERJ, FPF, os dois times paulistas, além dos seus treinadores e dirigentes (a propósito, as fotos públicas de Heltton Matheus e as do verdadeiro Brendon Matheus são realmente muito parecidas).

O questionamento é: quantos atletas brasileiros, sem exposição, começam e terminam a carreira como gatos incólumes? Se o Paulista fosse eliminado na 1a fase, poderia estar ainda “enganando” por aí. E não achemos que é só no futebol que se altera identidade.

O fato é: um crime motivado por um agente no começo da carreira, pelo próprio garoto ou por alguém que não sabemos, trouxe inúmeras consequências. Fez-se valer o ditado: “o Diabo é o pai da mentira”. Portanto: vão para o inferno, maquiadores de identidade e estelionatários do esporte.

Os envolvidos na picaretagem enganaram clubes, federações, e com mais tristeza a cidade de Jundiaí e seus torcedores (que sofreram com a trapalhada dos ingressos na semifinal, madrugaram na fila e tomaram chuva), Umberto Louzer (o trabalhador treinador do Galo), Pepe Verdugo (o presidente do time), seus colegas de equipe (imaginem os demais companheiros de time como devem estar) e enfim, a coletividade esportiva em geral. Todos são vítimas de um golpe praticado em terra fluminense. Talvez o próprio Heltton, se pensarmos com benevolência (este, pela ingenuidade e ignorância por aproveitadores e sucumbem ao sonho de se tornar atleta profissional de maneira inadequada). Mas que confesse: quem foi o autor da trapaça?

É importante salientar: o presidente do Batatais, André Toffetti, entrou com denúncia antes do jogo. Claro, não se poderia cancelar a partida do domingo sem investigar algo tão grave (reclamar-se-á que o clube de Batatais poderia ter sido oportunista; mas será que não recebeu a dica às véspera do jogo e não é direito dele fazer isso mesmo?).

Comprovado tudo, que se cumpra conforme a lei: a desclassificação do Paulista do jogo final (o regulamento é claro e as 120 equipes assinaram), que se julgue com justiça o time de Jundiaí (sendo vítima do estelionato da identidade, não se aplique a pena máxima de 5 anos excluído da competição) e que não se macule as pessoas honestas da Terra da Uva, que tanto lutaram para chegar à final e tentar o bicampeonato da Copinha.

Ficam duas observações:

1- Seria Heltton Matheus, que se passou por Brendon Matheus, o único gato da competição? Claro que não. O problema é conseguir informações seguras de outros jogadores e do modo de operação das falcatruas. 

2- O Batatais seria o justo finalista? Red Bull, Atlético Goianiense, São Carlos e Chapecoense que perderam na fase eliminatória (e até mesmo os clubes da fase de grupos) não poderiam enxurissar o torneio? Afinal, o zagueiro jogou (sempre muito bem) TODAS as 8 partidas do Paulista e estaria fora apenas na final (claro que ele não ganhou sozinho, Umberto Louzer usou 24 atletas durante o torneio). Mas os demais não foram prejudicados tanto quanto o time de Batatais?

Encerrando: acompanhamos com entusiasmo a excepcional saga do Paulista através do Time Forte do Esporte da Rádio Difusora AM 810, transmitindo e comentando todos os jogos e aguardando ansiosos a final no dia 25 do Pacaembú. Imaginem como nós estamos também nos sentindo lesados… por educação, devo encerrar o texto aqui antes que escreva uma bobagem impublicável.

E pensar que há exatamente 1 ano, o time profissional do Paulista era vítima do suposto grupo investidor de Mônaco que tanto enganou com o treinador português Paulo Fernandes… meu Deus!!!

Atualizando: Heltton Matheus, o jogador, está sumido e com o celular desligado. Ninguém o encontrou mais em Jundiaí.

bomba.jpg