– A Inscrição das Cédulas que incomoda a Alguns

Um promotor, motivado por um cidadão que se sentia incomodado, resolveu entrar na Justiça pedindo que as cédulas de Real não tenham a inscrição: “Deus seja Louvado”. O motivo é que, se o Estado é Laico, não deveria fazer a promoção da fé.

Claro que o assunto é polêmico e não se refere ao Catolicismo, Protestantismo ou outra denominação religiosa. Evidente que muitos chiarão, outros aplaudirão. Os ateus defenderam tal medida; já ouvi de alguns religiosos que “a Deus o que é de Deus e a César o que é de César” (palavras de Cristo quando indagado sobre a cobrança de impostos do Imperador Romano).

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário (lembrando que nas notas de Libras esterlinas há: “Deus salve a Rainha” e no Dólar americano: “Em Deus nós acreditamos“.

imgres.jpg

Extraído de: http://www.dgabc.com.br/News/5993772/mp-quer-real-sem-a-frase-deus-seja-louvado-.aspx

MP QUER NOTAS DE REAL SEM A FRASE “DEUS SEJA LOUVADO”

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo ajuizou nesta segunda-feira (12) ação civil pública, com pedido de liminar, em que pede que as novas cédulas de real sejam impressas sem a frase “Deus seja louvado”. De acordo com a ação, a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado (deve se manter neutro em relação às diferentes concepções religiosas) e de liberdade religiosa.

No pedido feito à Justiça Federal, a procuradoria argumenta que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras.

“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ?Alá seja louvado?, ?Buda seja louvado?, ?Salve Oxóssi?, ?Salve Lord Ganesha?, ?Deus não existe? – afirma trecho da ação, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias. “Com certeza cristalina haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, ressalta.

Parecer jurídico do Banco Central argumenta que na cédula não há referência a uma religião específica e, portanto, é perfeitamente lícito manter a expressão na nota. O BC informou ainda que o fundamento legal para a colocação da frase nas cédulas é o preâmbulo da Constituição brasileira, na qual consta que ela foi promulgada “sob a proteção de Deus”.

A ação foi instaurada sob força de representação do procurador regional Osório Barbosa, que o fez como cidadão.

Contudo, nem o próprio procurador regional dos Direitos do Cidadão tinha notado a frase em letras miúdas nas notas. “Confesso que não tinha notado. Sou católico, mas entendo que tem de levar em consideração as outras pessoas. Nem sei se o dr. Osório (autor da representação) é ateu, mas acho que é uma demanda válida”, disse. Procurado, Osório Barbosa não foi localizado pela reportagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

– A Condenação dos Mensaleiros

Acho que a melhor manchete (e melhor foto) que representa a condenação dos mensaleiros pode ser a do jornal argentino Clarin:O Homem Forte de Lula é Condenado“. Junto a ela, uma foto do ex-presidente com José Dirceu. Veja:

imgres.jpg

Você acredita que Luís Inácio nada sabia? Eu duvido. Está saindo barato a ele.

– Neymar na Seleção de 70?

Na semana passada, Roberto Rivelino, tricampeão mundial, estreou na TV Cultura no Programa “Cartão Verde”. E um de seus comentários me marcou. O Patada Atômica disse na ocasião:

A safra de jogadores hoje é ruim, só temos um ou outro se diferenciando dos demais. Mas o Neymar é craque; ele teria lugar na Seleção de 70!

Rivelino estava lá naquele timaço e arranjou uma vaguinha para o Neymar. Mas… você concorda com ele? Neymar teria vaga na Seleção de 1970?

Deixe seu comentário: