– Platini e o erro de 3 cm

Em entrevista à Rádio Rai 2 (Itália), o presidente da UEFA, Michel Platini, radicalizou contra o uso da tecnologia no futebol e a favor do uso dos adicionais de meta. Na última sexta-feira (02/11), declarou que:

Se usada, cada impedimento seria decidido com recurso da tecnologia, assim como cada entrada dura, cada saída de bola do campo, porque o árbitro pode enganar-se a qualquer momento. Então, quanto tempo duraria um jogo? Quatro ou cinco horas? [A tecnologia] não pode solucionar todos os erros do futebol. Nas decisões de gol pode haver margem de erro de até três centímetros. Cinco árbitros conseguem ver todas essas infrações que aconteçam no jogo, se não fosse assim eles não teriam de ter outro trabalho.”

Ora, há tempos que ele se manifestava contra a tecnologia. Mas aqui ele está irredutível! Ninguém defende a tecnologia para decidir lances de arremesso lateral a cada saída de bola, mas sim a oportunidade de usá-la em jogadas decisivas, polêmicas e não tão claras. Mas o que me chama a atenção é a afirmação de que podemos ter com a nova tecnologia para confirmação de gol-não-gol uma margem de erros de 3 cm (portanto, alta!).

Existe mesmo essa margem de erro?

Se sim, por que não foi divulgada pela FIFA, já que tal diferença é relevante?

Consideremos: quem disse que o erro pode ser de 3 cm é o presidente da UEFA, uma autoridade significativa, não um fanático torcedor comum.

E agora?

Eu sou a favor do uso da tecnologia, de maneira ponderada, em situações previamente a serem definidas e com rápidas decisões de um “árbitro de monitor”, que poderia ser um 4o árbitro experiente ou até mesmo um árbitro de ponta jubilado (já imaginaram que hoje eles poderiam ser Sálvio Spinola, Wagner Tardelli, Cleber Abade)?

A discussão deveria ser: qual e quando usar a tecnologia. Claro: e a eficácia dela, já que se existe a margem de 3 cm, ela não serve.

Confesso que não vi manifestação da FIFA sobre essa declaração de Platini. Alguém viu?

imgres.jpg

– Administração Pública Apartidária: Utopia?

Fernando Haddad declarou à Revista Época SP, sobre sua futura administração:

Meu governo será de coalizão, não será petista.

Assim fosse verdade… que os gestores públicos pensem em técnicos, especialistas, gente da área! Seria bom que não se barganhassem cargos por política.

 

– Elenco de Série B ou de Libertadores?

O Palmeiras está próximo de amargurar o segundo rebaixamento da sua história. Triste. E, curiosamente, no mesmo ano em que conquistou a Copa do Brasil e por conseguinte a vaga para a Libertadores da América.

Fica a dúvida: como planejar o elenco de 2013?

Se fosse um time rico e bem administrado, formaria uma equipe com jogadores rodados em torneios de acesso para subir da Série B para a A, e outro de estrelas experientes em torneios sulamericanos para reconquistar a América.

Claro que não será assim…

Certamente, no ano em que o trio de ferro paulista jogará a Libertadores, o São Paulo buscará o tetra, o Corinthians o bi, e o Palmeiras cumprirá tabela…

Alguma dúvida?

– Satisfação aos Leitores do Blog sobre Reprodução de um Artigo

Gostaria de lembrar que o meu artigo: ”Uma dúzia de questionamentos: Meritocracia abandonada na arbitragem paulista”, disponível em:

http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2012/10/29/uma-duzia-de-questionamentos-meritocracia-abandonada-na-arbitragem-paulista/

Publicado primeiramente em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/13892/A+Polemica+Lista+dos+Bandeiras+da+FPF

Foi reproduzido, após consulta, com minha autorização, pelo site Apito Nacional (www.apitonacional.com.br).

ENTRETANTO, NÃO É DE MINHA AUTORIA A FRASE: “Dirigentes da arbitragem se perpetuam no poder se aliando com os patrões para tirar beneficies para própria carreira”, inserida no site acima citado. Tal chamada / afirmação contida na página é de inteira responsabilidade do editor, não corroborando em particular com tal opinião (reiterando não ser minha), tampouco editada em minhas colunas.

Dada a satisfação,

atenciosamente,

Rafael Porcari

imgres.jpg

– As Bem Aventuranças

Ontem, domingo, a liturgia da Igreja Católica trouxe a belíssima passagem de Jesus e o Sermão da Montanha, conhecida como “As Bem-Aventuranças”:

MATEUS 5, 1-16

“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

– O Descrédito do Eleitor: Os números do Voto Opcional

A Folha de São Paulo deste último sábado traz um número curioso sobre voto obrigatório e voto opcional: cerca de 44% dos eleitores não votariam caso não fossem obrigados. Das pessoas com maior grau de escolaridade, 33% abdicariam de votar. Dos menos instruídos, 52%.

Acho que tal pesquisa é clara: a política está em descrédito no Brasil, e, quem sabe, se fosse voto opcional, os resultados das urnas seriam outros nessas Eleições Municipais?

imgres.jpg

– Diesel S50: em breve!

Informamos aos nossos clientes e amigos do Auto Posto Harmonia, que dentro em breve estaremos comercializando também o novo Diesel S50, a fim de atender a necessidade dos nossos clientes.

Agradecemos a preferência.

Rafael / Priscila

AUTO POSTO HARMONIA LTDA

36555_484692434904757_1166312193_n.jpg

– 4o Encontro com Políticos da Diocese de Jundiaí

por Reinaldo Oliveira

Dando continuidade nos encontros iniciados em 2011, a Diocese de Jundiaí e a Pastoral Fé e Política promovem no dia 22 de novembro o 4º Encontro com os Políticos da Diocese. O evento será na Cúria Diocesana – Rua Engº Roberto Mange, 400 – Bairro do Anhangabaú, das 8h30 às 11h30 e terá a participação dos atuais prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados estadual e federal, das 11 cidades da área da Diocese de Jundiaí. Também estarão presentes os novos prefeitos eleitos.

Continuando com a apresentação de assunto relevante nas cidades, os participantes conhecerão o programa de formação profissional desenvolvido pelo Liceu Emaús e o projeto Cabreuva do Futuro, ambos em desenvolvimento na cidade de Cabreuva. Também será apresentada uma palestra sobre a 5ª Semana Social Brasileira, cujo tema é: “Estado para que e para quem?”, que será ministrada pelos Sociólogos Edson G.P.O. Silva – Presidente do Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo e Roselene Wansetto – Presidente da Rede Jubileu.

A presença destes agentes políticos é muito importante pois, estes encontros têm sido um espaço para conhecimento de diferentes programas que são desenvolvidos nos município, bem como da troca de informações regionais. Além dos assuntos em pauta, neste será comunicado as datas dos encontros para o ano de 2013. Participem!

(para ilustrar, olha que belo e importante cartaz:)

imgres.jpg

– Qual o Futuro do Adriano Imperador?

Imperador de Milão, da Gávea, da Vila Cruzeiro e do Boteco da esquina…

Adriano faltou pela enésima vez a um treino, pós-balada com Mc Ticão! De craque de bola, decisivo na Copa América em que Parreira o convocou, a um mero e visível alcoólatra.

Alguém tem dúvida de que ele está doente? Sim, alcoolismo é doença e precisa ser tratado. E com urgência, pois a grande quantidade de dinheiro que já ganhou, aparentemente inesgotável, vai acabar. Vai beber todo o dinheiro que faturou na Itália, no Flamengo e no Corinthians.

Qual a solução? Jogar num dos países árabes abstêmicos, já que lá não se permite bebida alcoólica, sob a custódia de algum sheik muito poderoso. Ou internação.

E aí? O que é melhor?

Aliás, ele anunciou que só voltar a a jogar em 2013… Perdeu a noção ou a fonte de renda é inesgotável.

imgres.jpg

– Marcos Valério abre o jogo. Mas e agora?

Um dos protagonistas do Mensalão, Marcos Valério, após tanto tempo, depois do término das investigações, durante o julgamento do STJD… resolveu falar!

Ué, justo agora, pós-eleições?

O que ele falou?

O óbvio: que Lula tudo sabia!

Ou você acredita que Genoíno, Dirceu e outros comprovadamente envolvidos enganaram Luís Inácio, que nada desconfiou?

 

– Disney nas Estrelas!

Por mais de 4 bilhões de dólares, a Disney comprou na semana passada os estúdios de George Lucas e, por tabela, toda a franquia Star Wars.

Que conglomerado! Some-se a ESPN, ABC, Pixar, Marvel… E para 2013, a empresa já promete um novo Guerra nas Estrelas, Vingadores 2, Homem de Ferro 3 e outros filmes infantis em 3 D.

Será o ano de ganhar muito dinheiro. O faturamento com o Mickey Mouse e sua turma parece ser uma pequenina parcela.

– Guarani, vice campeão paulista, e quase caindo para a 3a divisão…

Paulista de Jundiaí e Santo André foram vice-campeões paulistas e campeões da Copa do Brasil. Hoje, um está fora de qualquer série do Brasileirão, o outro caiu para a 4a divisão.

Lembrei disso pois o atual vice-campeão paulista, o Guarani, luta contra o rebaixamento para a C.

Qual a interpretação desses números? De que Campeonato Estadual não é parâmetro confiável. Infelizmente… É a prova da debilidade dos nossos regionais.

imgres.jpg

– Os Vereadores Virtuais e a Iniciativa Cidadã

Numa inédita e feliz iniciativa, um grupo de Rede Social resolveu criar uma comunidade paralela ao mundo real para protestar contra os vereadores eleitos em sua cidade (Salto). Porém, o mundo imaginário se materializou, e numa pioneira ação, elegeram vereadores virtuais que, assalariados, buscam produzir mais do que os da Câmara Oficial. Abaixo:

COMUNIDADE DO FACEBOOK DE SALTO ELEGE A PRIMEIRA CÂMARA DE VEREADORES VIRTUAIS DO PAÍS

Por Reinaldo Oliveira

A comunidade virtual Debatendo a Política Saltense (DPS), da cidade de Salto/SP, e que é composta por 1700 membros, desapontada com a qualidade dos vereadores eleitos no dia 8 de outubro (a eleição em Salto só tem o 1º turno), resolveu fazer um protesto e organizou a eleição para vereadores virtuais. 74 membros se candidataram e receberam 992 votos válidos, onde 35 foram eleitos e fundaram a Câmara Virtual de Salto. De acordo com o coordenador da DPS, Oséas Singh Jr, o número de 35 cadeiras já é uma forma de protesto, pois até esta legislatura o município contava com 11 vereadores e a partir de 2013 elevou este número para 17. A idéia é mostrar que os vereadores virtuais são mais que o dobro dos vereadores regulares, têm mais capacidade, pluralidade e, principalmente, não são assalariados. “È um protesto contra o mercantilismo eleitoral, onde com raras exceções, são eleitos candidatos interessados apenas no salário e não no bem da cidade. Por outro lado com o aumento de 11 para 17 esperava-se também melhora na qualidade dos candidatos, fato que não aconteceu, pois 2/3 dos eleitos não têm condições técnicas de, por exemplo, analisar um projeto orçamentário” disse Oséas.

PRIMEIRAS AÇÕES. Após a eleição da Mesa Virtual, com cinco moderadores, a primeira ação aprovada pelos Vereadores Virtuais foi a formação de um grupo de pesquisas e investigação sobre os recorrentes problemas no abastecimento de água no município. De acordo com Oséas a cidade tem sofrido com a falta de água causada pelo sucateamento das instalações da estação de captação do Ribeirão Piraí e das tubulações para adução, tanto no Ribeirão Piraí, quanto na Fazenda Conceição. O grupo é formado por engenheiro, projetista de tubulação, tecnólogo, advogados, documentaristas e profissionais convidados que farão um estudo nos locais críticos da linha de adução e apresentará um relatório com explicações técnicas detalhadas e possíveis soluções.

DECÁLOGO.  A conduta e atuação do grupo será regida pelo seguinte decálogo:

1 – O papel do VV não será partidário, de situação ou oposição. O objetivo será o debate e apresentação de propostas em favor da cidade.

2 – Não haverá qualquer remuneração ou benefício no exercício do cargo. O trabalho será feito por amor a comunidade.

3 – Qualquer participante da DPS poderá concorrer a eleição pelo mandato de um ano. Serão 35 cadeiras representando o dobro mais um do número de vereadores regulares da cidade.

4 – Não haverá censura. Como não há imunidade parlamentar, cada participante é responsável pelo que publica. O grupo não será responsável judicialmente pelas opiniões particulares.

5 – Não será estimulada a indicação de títulos, homenagens ou qualquer outra forma de encher lingüiça.

6 – O VV que deixar de participar dos debates por um mês, sem justificativa plausível, será substituído pelo suplente na ordem da eleição.

7 – haverá um coordenador e quatro mediadores que representará a comunidade virtual junto aos órgãos públicos.

8 – Os fakes não serão bem-vindos. Quando for solicitada comprovação de identidade o solicitado deverá fazê-lo, sob pena de ser acusado de falsificação ideológica e ser excluído. A Constituição diz: “É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”.

9 – Após a votação de um assunto, vem a ação. Dependendo do assunto será formulado documento e/ou comissão de pessoas ligadas ao tema, que vai levá-lo ao responsável pela área para deliberar a solução do problema apresentado.

10 – Cada VV ou um grupo deles poderá propor projeto de lei, que se aprovado pelo plenário virtual, será submetido a coleta pública de assinaturas para sua apresentação na Câmara de Vereadores de Salto. (Outras informações no www.facebook.com/groups/VEREADORESVIRTUAIS)

– E se os efeitos do Sandy fossem perenes?

Para quem crê em final dos tempos apocalípticos e acha que o furacão Sandy é indício disso, vale a reflexão: Nova Iorque ficou sem energia elétrica e combustíveis por quase 3 dias e parou. Em algumas localidades, menos; em outras, mais!

As entrevistas mostravam o desespero das pessoas que não tinham transporte público disponível e nem encontravam gasolina para se locomoverem com veículo próprio. Outros, estavam desesperados por não conseguir recarregar o celular! Por fim, e os moradores que moravam em prédios altos e tinham que fazer uso de escadas na escuridão?

Desconfortável, claro. Mas esse é um dos menores problemas dos que realmente o Sandy trouxe, se contarmos as pessoas mortas e os desastres da natureza e urbanos (prejuízo de 50 bilhões de dólares estimado).

Mas pense: já imaginaram um mundo sem energia elétrica? Teríamos que nos reacostumar com tudo! Hoje não aceitamos ficar meia hora no apagão; imagine 3 dias!

– O Comunista Maluf

Agora que aderi ao comunismo do século XXI, prometo construir postes por toda a cidade de São Paulo, se o companheiro Haddad me convidar para compor o governo.”

Frase de Paulo Maluf, apoiador do novo prefeito paulistano do PT, ironizando a declaração do próprio Fernando Haddad de que ele era um “poste eleito por Lula”.

– Caiu no Conto do Churrasco?

Quando treinador do Palmeiras, Luís Felipe Scolari prometeu ao centroavante Barcos que, caso alcançasse a meta de 27 gols na Temporada 2012, pagaria churrasco a ele até o fim do ano.

Barcos cumpriu a promessa. E agora, como faz para receber, já que Felipão é mais seu treinador?

chur.jpg

– Governo Brasileiro preocupado com Desabastecimento de Combustíveis em Novembro e Dezembro

Notícia preocupante: a FSP de domingo traz importante matéria alertando para a possível falta de Gasolina e Diesel no país, chamando a atenção dos produtores de etanol para tentar suprir a demanda:

Extraído da Folha de São Paulo, 04/11/2012, pg B1

GOVERNO TEME FALTA DE GASOLINA NO PAÍS AINDA NESTE ANO

Algumas regiões do país estão sob ameaça de ficar sem combustível no fim deste ano.

Para evitar o desabastecimento, ou atenuá-lo, o governo federal já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento.
As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.

“Há uma grande preocupação com o curto prazo. O governo já sabe que será preciso um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano”, diz Antônio de Pádua Rodrigues, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que participa das reuniões.

Segundo avaliação do grupo, as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul.

A perspectiva de colapso se deve a três fatores: 1) o consumo recorde de gasolina, que, em 2012, pela primeira vez passará de 30 bilhões de litros; 2) a falta de capacidade interna de produção; e 3) problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição.

No fim do ano esse problema se agrava porque, historicamente, o consumo nos meses de novembro e dezembro é cerca de 10% superior à média registrada nos bimestres anteriores.

Para acompanhar a alta da demanda interna, a Petrobras vem importando cada vez mais gasolina. Até setembro, foram 2,4 bilhões de litros, quase o triplo do registrado no mesmo período de 2011, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

A importação torna a distribuição mais complexa. O transporte da gasolina por navios, já sujeito a intempéries, sofre com a falta de infraestrutura dos portos, hoje sem espaço para atracação e armazenamentos.

PELO MAR

Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os Estados mais vulneráveis. Quase todo o combustível que abastece os consumidores desses locais chega pelo mar.

Em outubro, o Amapá ficou sem gasolina. O Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Pará relata que houve, também, problemas de abastecimento em Belém, além de cidades do Amazonas e do Piauí.

“A coisa está bem torta aqui”, diz Eurico Santos, presidente da entidade.

Para o sindicato, o número de caminhões-tanque não deu conta do aumento rápido do consumo. Além disso, os terminais que recebem combustível reduziram investimentos em ampliação porque estão com contratos provisórios, o que dificulta o acesso ao crédito.

PRODUÇÃO

A Petrobras se empenha para produzir mais gasolina e amenizar o problema. Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre, afirmou que suas refinarias já atingiram 98% da capacidade.

Em algumas regiões, no entanto, já há um esgotamento da capacidade de produção.

É o caso da Regap, refinaria em Betim (MG). Para abastecer os postos de parte de Minas Gerais e do Centro-Oeste, ela passou a redistribuir combustível de outras unidades. Atrasos e a falta de caminhões podem levar a interrupções da distribuição.

O mesmo acontece no Rio Grande do Sul, outro Estado que teve crise de abastecimento no mês passado. A refinaria Refap, em Canoas, está com problemas de produção para atender à gasolina demandada. Com isso, passou a buscar combustível no Paraná e parte precisou ser importada, entrando no país via porto do Rio Grande.

O Sindicom (Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis), que tem assento nas reuniões com o governo federal, informou que o plano de contingência deverá ampliar o número de caminhões e a capacidade dos tanques de armazenagem.

Os encontros entre governo e o setor serão permanentes até o fim do ano. “Estamos nos empenhando para evitar os problemas”, disse Alísio Vaz, presidente do Sindicom.

Procurada pela Folha, a Petrobras afirmou que não iria comentar a questão. O Ministério de Minas e Energia foi procurado no fim da tarde de quinta-feira e, até o fechamento desta edição, não havia dado resposta.

– José Genoíno, nobre Deputado?

Coisas do Brasil: não é que, pela dança das cadeiras, José Genoíno pode assumir a vaga de Deputado Federal (por ser suplente)?

Justo ele que é condenado pelo STJ pelo crime de compra de votos do Valerioduto.

Durma-se com um barulho deste!