No ano passado, a árbitra Edina Alves Batista passava por problemas pessoais e dificuldades técnicas profissionais na carreira. Equivocadamente, a CEAF-SP a escalou para apitar Santos x São Paulo, e ela foi mal.
Sobre aquela atuação, clique aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/02/21/os-dois-penaltis-reclamados-em-santos-0x3-sao-paulo/
Quando ela estava voltando do “descanso”, continuou a ir mal, dessa vez num lance decisivo na segunda divisão, entre Portuguesa x Primavera de Indaiatuba. Aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/03/28/cuidem-da-edina-para-que-outros-nao-sejam-prejudicados-como-o-primavera-de-indaiatuba/
Porém, pelo Brasileirão, Wilson Seneme passou a escalar Edina com frequência, e ela foi muito bem. Recuperou a boa forma e foi indicada como árbitra para a Copa do Mundo Feminina.
No Paulistão 2023, Edina trabalhou em vários jogos, até que foi escalada para Santos x Água Santa. Essa é a típica escala para tentar “tirar veto do árbitro” de determinado clube; ou seja, um grandão contra um time pequeno, com provável vitória do time da casa. Mas o Água Santa engrossou e Edina foi razoável na partida.
Para o clássico contra o Corinthians, o Peixe está fazendo a chamada “reclamação preventiva”, a fim de pressionar a árbitra num jogo de grande rival, ao emitir uma nota pública contra a sua escalação. Porém, essa pressão demasiada pode trazer até violência pela exaltação dos ânimos dos torcedores.
Eu também não escalaria a Edina para esse jogo específico nesse momento. Ou não tem outros árbitros? A guardaria para outro jogo, nas condições citadas acima (pois dirigente é sempre melindroso). Mas já que irá apitar o clássico, que se dê condições à ela.
Depois de tudo o que foi feito, se algo acontecer à integridade física dela (o que não é difícil, pela imbecilidade de fanáticos), já sabemos quem pode ser responsabilizado. Tal nota deveria ser destinada à FPF, não externada publicamente.
A nota está em: https://www.santosfc.com.br/nota-sobre-a-escala-da-arbitra-edina-alves-batista/
Imagem extraída de: IstoÉ. com, em: https://istoe.com.br/arbitra-edina-alves-batista-e-a-convidada-na-volta-do-grande-circulo-ao-estudio/