– Ler nos faz sentir mais felizes!

Ler é aprender, divertir, relaxar e… voar em seus sonhos / imaginação! Abaixo, um ótimo texto:

LER NOS FAZ SENTIR MAIS FELIZES (link: https://pitacoseachados.com/2016/02/15/ler-nos-faz-sentir-mais-felizes/)

A leitura costuma ser uma ótima companhia em qualquer situação. Em tramas fascinantes, criadas por mestres da literatura brasileira e estrangeira, os livros nos mostram como cultivar coragem, humor, dar a volta por cima e aproveitar melhor a vida real.

Mas, mais do que isso, um estudo da Universidade de Roma III com 1100 pessoas comprovou a tese de que os leitores são mais felizes e encaram a vida de forma mais positiva que os não leitores.

A pesquisa, publicada no artigo The Happiness of Reading, chegou a tal conclusão aplicando índices de medição da felicidade. Um deles foi a escala proposta pelo sociólogo holandês RuutVeenhoven, que enumera o grau de felicidade das pessoas entre 1 e 10.

Os leitores tiveram uma pontuação 7,44, enquanto os não leitores, 7,21, diferença tida como significativa pelos pesquisadores.

Já a escala de Diener e Biswas, que vai de 6 a 30, permitiu constatar que quem lê tem uma percepção maior de emoções como felicidade e contentamento (21,69 X 20,93), enquanto quem não lê sente mais sensações como tristeza e fúria (17,47 X 16,48).

Os acadêmicos também constataram que a atividade está em quarto lugar, ficando atrás apenas de praticar atividade física, ouvir música e ir a eventos culturais.

Bem-estar

Várias pesquisas já comprovaram por meio de ressonâncias magnéticas que a alta conectividade que se estabelece no sulco central do cérebro, região do motor sensorial primário, e no córtex temporal esquerdo, área associada à linguagem, enquanto lemos um livro e depois de acaba-lo. Ao que tudo indica, o tipo de simbolização (e imaginação) que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquela gerada por um filme ou outro método audiovisual. A pessoa constrói as imagens livremente em sua imaginação de acordo com seu universo conceitual. Dessa forma, ela adapta o imaginário da leitura, às suas vivências, e pode elaborá-las de forma mais eficiente, que nas experiências com recursos que possuem imagem, como o cinema.

Como já disse Alan Brew, ex-editor do Financial Times: “Ler os grandes autores faz de você uma pessoa mais bem preparada para tomar decisões criativas, interessantes e educadas”.

Pitaco: “O leitor tem a chance de viver a vida de muitos personagens”; “Quem lê, viaja sem sair do lugar”. Você já ouviu ou leu essas frases, com certeza. A sensação de felicidade que um leitor experimenta – e que era difícil de comprovar, porque só quem lê é que sente – deixou de ser empírica e agora pode ser comprovada cientificamente. Eba!!! 

O estudo se restringiu à população italiana. Mas alguém discorda que isso vale para todas as partes do mundo?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.