– Familiarizando-se com os termos em inglês na área de Adm.

Sou contra o uso excessivo de termos em inglês, sendo que se eles existem e são usuais em português, deveriam ser utilizados.

Alguns exemplos:

Imagem recebida por WhatsApp, autoria desconhecida. Por favor, quem conhecer o autor, informar para divulgar o crédito.

– Novo look!

Nossa cachorrinha Pepita e seu novo penteado!

Ela está tão feliz…

🐶 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#dog #cachorro #pet

– A ética deveria ter padrão?

Olhe só que texto bacana sobre “Padronização ou não da Ética”! É possível? É devido? Ou é necessário?

Extraído de: https://jrsantiagojr.medium.com/a-padroniza%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A9tica-seria-o-melhor-caminho-6867de221b66

A PADRONIZAÇÃO DA ÉTICA SERIA O MELHOR CAMINHO?

por José Renato Sátiro Santiago

Um conjunto de padrões e valores morais sobre os quais um grupo ou indivíduo está, de certa forma, submetido, é um conceito costumeiramente utilizado para ética. Pode ser possível notar não haver qualquer relação qualitativa, isto é, quer sejam bons ou nem tanto assim, estes padrões e valores não estão sujeitos a avaliação. Talvez por isso, seja possível notarmos a sua presença, ou não, tanto em ambientes que prezam pela, digamos, a verdade e bons costumes, como em outros onde o mal caratismo está a predominar.

Ardoroso fã da trilogia de “O Poderoso Chefão”, filme que mostra em detalhes todo os modus operandi da máfia italiana nos Estados Unidos, passei a ter um entendimento maior quanto a abrangência da ética ao aferir o andamento dos acontecimentos de muitos de seus personagens. Inseridos em um ambiente nefasto de violência sem limites, tudo parecia ser permitido e, até certo ponto, suportado nas relações, com exceção da falta de ética, um crime considerado imperdoável e sobre o qual a pena convencionalmente atribuída era a da morte sumária, muitas vezes com crueldade.

Ao se quebrar a confiança sobre os padrões e valores a serem assumidos no ambiente do qual fazemos parte, as relações se quebram, muitas vezes, perpetuamente. Talvez isso explique, um pouco que seja, a importância de mantermos a ética com uma guia importante e garantidora das expectativas sobre as quais tantos temos uns sobre os outros. Ainda que possamos fazer parte de distintos grupos que assumam padrões éticos bem diferentes entre si, nos cabe segui-los pontualmente conforme papel que estejamos protagonizando no momento. Isto torna tudo ainda mais complexo, uma vez que podemos com um mesmo ato, estarmos sendo ético dentro de um determinado grupo, e totalmente não ético em outro.

Certa vez, atuando em uma grande organização brasileira, recebi uma mensagem, assim como todos os mais de mil colaboradores, no e-mail, com um colega oferecendo serviços remunerados de digitalização, atividade profissional que fazia parte de uma de suas atribuições naquela empresa. Em um primeiro momento, entendi ter sido mero equívoco por parte dele, o envio daquela mensagem. Posteriormente que talvez fosse apenas um ato intempestivo, sem noção. Não foi, no entanto, o que a área de Recursos Humanos entendeu. A demissão imediata do emissor foi a decisão tomada sem muita demora, sob o argumento de que o código de ética da empresa houvera sido quebrado com aquele ato. “Pois, então temos um código de ética…” foi meu pensamento e de tantos outros. Também pensei no quanto aquela atitude seria vista como empreendedora em outro ambiente, uma vez que poderia permitir para alguns a percepção sobre a “grande sacada de oferecer serviços extras para outros colegas” ainda que estivesse utilizando como meio para disseminação dessa informação ferramentas corporativas de uma organização. Sem dúvida alguma a ética demanda clareza de entendimento.

Pois é, nos últimos tempos, é grande a preocupação organizacional no que diz respeito a garantir que seus colaboradores mantenham, ou ao menos assumam, padrões e valores comuns. Isto justifica, de alguma maneira, o fato de tantas empresas investirem tempo precioso na elaboração de seus códigos de ética tendo como base, como o próprio conceito, citado no começo do texto, pontua ser um conjunto de padrões e valores morais sobre os quais seus colaboradores estão submetidos. Muitas a fazem por real necessidade, outras por exigências de alguns stakeholders, há ainda aquelas que avançam neste sentido por acreditarem realmente em sua importância. Que bom seria que todas elas assim a assumissem de forma efetiva, não apenas para exibição, mas principalmente de maneira a impactar efetivamente seus processos, internos e externos, e sempre pautada das melhores das intenções.

Imagem extraída do link acima

– “Jirafa” no The Office?

Assistindo “The Office”, no 4º episódio da 8ª temporada, Dwight fala ao Robert Califórnia sobre carnes exóticas e… ao invés de “girafa“, olhe só o que a legenda mostrou, abaixo.

Ô pessoal… não pode tal erro grosseiro!

Ainda bem que minha filha Marina (escritora de fanfics), na hora percebeu. Com ela, não passa nada!

– Daniel Alves preso.

Após depoimento sobre a acusação de Assédio Sexual, Daniel Alves foi preso e levado para a custódia judicial.

Abaixo, o momento em que foi levado (print de tela do G1.com):

A grande questão é: depois de uma carreira de conquistas indiscutíveis, mas recheada de declarações e atitudes polêmicas, culminando com a “auto-convocação à Seleção Brasileira”, Dani Alves parece ter perdido o senso do certo e errado.

Sabe aquela situação em que a pessoa está financeira resolvida e já não se importa mais em satisfação a ninguém, “não dando bola aos críticos”, estando acima do bem e do mal?

É a IMPRESSÃO que tenho (e não é julgamento, não convivo com ele), e temo que a arrogância possa ter deturpado seus princípios.

Que tudo seja esclarecido, e que se culpado, cumpra-se a pena.

– Flores e cores.

Cores e flores combinam, não?

No fundo verde de folhas, um pouco desse lindo rosa para colorir nosso dia:

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Enéas no Roda Viva!

Uma pérola da televisão brasileira: o Dr Enéas Carneiro (ele mesmo, do bordão “meu nome é Enééééaaaas”) sendo revivido pela TV Cultura no YouTube, no “Roda Viva Retrô”.

Sensacional! De 1994 (ele era candidato a Presidente do Brasil), logo após a URV ser implementada e virando Real, falando de vários assuntos dos dias passados e que são atuais. Comparou os dois candidatos à época, FHC e Lula, e sugeriu um concurso de inteligência para escolher o mais preparado Presidente da República, ao invés de Eleições.

Impressiona, chega a ser folclórico em alguns momentos mas é importante para se entender aquele momento histórico do país.

Em: https://youtu.be/l3EU9bsFkAE

– Eu não queria ter ações das Lojas Americanas…

Depois de despencar no mercado ao ter a maquiagem contábil descoberta, as Lojas Americanas pediram recuperação judicial.

Se as ações já estavam em baixa, caíram ainda mais 42,5%!

Que desespero dos acionistas, não?

– Que frutas doces!

Hora das frutas deliciosas!

Hoje temos pitaia, kiwi e ameixa. Aliás, essas últimas estão dulcíssimas.

Alguém aceita?

#fruits

– Dia de São Sebastião!

Hoje é dia de um dos santos mais valorosos e corajosos da Igreja Católica: São Sebastião, que levou flechadas mas não negou sua fé!

Sua história, abaixo, extraída de: http://santo.cancaonova.com

SÃO SEBASTIÃO

O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses, enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus!

O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia e aproximou-se dele percebendo que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

São Sebastião, rogai por nós!

Resultado de imagem para São Sebastião

Imagem extraída de: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-sebastiao/162/102/

– Colorindo o céu cinza.

Apesar do céu cinzento, ao menos temos cores das flores!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#paisagem #landscapes #nature #fotografia #flowers

– Falta coragem para os árbitros adiarem jogos por campos ruins.

Eu sei que é difícil tomar tais decisões, mas… vamos lá:

  • Franca, Interior Paulista: na Copa SP, o estádio Lancha Filho estava um verdadeiro pasto! Foi flagrado um “zelador” pintando de verde o gramado, a fim de que parecesse ter grama…
  • Santo André, estádio Bruno José Daniel: o acende-apaga dos refletores foi uma vergonha! Um jogo de garotos pela Copinha começou na quinta-feira e terminou na madrugada de sexta-feira. Não dá…
  • Araraquara, na 1ª divisão: Ferroviária x São Paulo jogaram numa piscina, com chuva e drenagem com dificuldade, a bola andou parando por alguns momentos. Pra quê insistir no jogo como “polo aquático”?

Tudo isso é dito para abordar: eu sei que o calendário brasileiro é cruel e que a FPF quer que se realize as partidas a qualquer custo. Nada de adiar, tem que apitar na marra! E o restante… que se dane!

  • Cadê o respeito ao torcedor que foi assistir Santos x Fortaleza na Copa SP, e teve que sair no meio da partida pois não poderia madrugar, a fim de trabalhar no outro dia?
  • Que espetáculo as crianças viram em Franca, com algo parecido sendo chamado de futebol?
  • Já imaginaram as lesões que poderiam ocorrer aos jogadores profissionais por conta do aguaceiro na Fonte Luminosa?

Enfim: não temos saco-roxo dos juízes em adiar as partidas ou suspendê-las, por falta de coragem e, em alguns casos, pelo assédio moral. 

Pobre dito “futebol profissional“…

Um exemplo: Internacional/RS 2×0 Rosário/SE em Barueri/SP, Copa São Paulo 2023 (Foto: Jota Finkler/Internacional/Divulgação)

– Smile!

Não é dia de #tbt, mas esses sorrisos são atemporais e puros

A vida tem valor por momentos como esses!

💙 #family

– A criatividade e inovação proporcionadas pela Internet.

Gostei dessa imagem que retrata alguns gigantes empreendedores e sua relação com a Internet.

Impossível desprezar essas características tão marcantes dessas empresas:

– Eu amo gelatina…

Apesar do horário ainda cedo, já temos gelatina pronta!

Além do colágeno e do sabor gostoso, ela nos dá energia. Quem vai querer?

😋 #jelly

– O que acontecesse com o Peru?

Mesmo sendo recordista em número de presidentes que não terminam o mandato, o Peru não consegue se acalmar.

Após a saída de Pedro Castillo (que está preso), Dina Baluarte, a atual mandatária, está sendo contestada e se fala em novas eleições.

Os peruanos nunca terão paz?

– Liturgia Diária de 20/01/2023.

S. FABIANO, Papa, e SEBASTIÃO, Mártires Festa de 3ª Classe – Missa própria S. Fabiano governou a Igreja de 236 a 250. S. Sebastião, oficial do …

Continua em: Liturgia Diária – 20/01/2023

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 06h20 – Desperte, Bragança Paulista, com o tempo nublado.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #mizuno #adidas

– E as Redes Sociais que tiram a pessoa do ar?

Nunca tive problemas com as Redes Sociais, mas é assustador ver gente censurada por alguns (sem ser decisão judicial ou por merecimento).

Eu entendo quando o cara é advertido por descumprir as regras. Mas há casos absurdos circulando por aí!

O que fazer? Sinceramente, não sei.

– Bem-vinda de volta, Jovem Pan moderada.

Mudou tudo: chega dos radicais de direita na JP!

Vendo o Morning Show, a mudança nos debates é gritante! Mais tolerância e menos fanatismo. Ufa.

Que volte a ser o que sempre foi…

– Não dá pra jogar assim…

Rapaz… assistindo Ferroviária x São Paulo na Fonte Luminosa e constatando: falta bom senso para o árbitro Flávio Rodrigues de Souza!

Não pode colocar os atletas ao risco de lesão com uma piscina como a que virou o gramado. Suspenda o jogo, espere a drenagem trabalhar, e reinicie. Simples.

Por quê não faz?