– Católicos, Judeus e Muçulmanos assinam um documento pela Ética na Inteligência Artificial.

Os representantes das religiões que descendem de Abraão (cristão, judeus e islâmicos) estiveram no Vaticano para participar do evento “AI Ethics: An Abrahamic commitment to the Rome Call”, que fala da preocupação ética no desenvolvimento da Inteligência Artificial.

O documento assinado pedindo uma “algorética” (ética dos algoritmos) representa um avanço do Ecumenismo em busca da proteção à vida.

Em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-01/vaticano-al-ethics-academia-vida-inteligencia-artificial.html

RELIGIÕES ABRAÂMICAS ASSINARÃO DOCUMENTO NO VATICANO

No dia 10 de janeiro, na Casina Pio IV, será realizado o evento “AI Ethics: An Abrahamic commitment to the Rome Call”. Dom Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, acompanhará o rabino-chefe Eliezer Simha Weisz e o xeque Abdallah bin Bayyah na assinatura oficial do documento.

Do Vatican News

Três representantes das três religiões abraâmicas assinarão a Rome Call for AI Ethics, um documento nascido no âmbito da Pontifícia Academia para a Vida e curado pela Fundação RenAIssance para promover uma”algorética”, ou seja, um desenvolvimento ético da inteligência artificial. O evento será realizado no dia 10 de janeiro, no Vaticano, por ocasião do encontro “AI Ethics: An Abrahamic commitment to the Rome Call“.

O presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Vincenzo Paglia, primeiro promotor da Call desde fevereiro de 2020, acompanhará na assinatura oficial do documento o rabino-chefe Eliezer Simha Weisz (membro do Conselho do Grão Rabinato de Israel) e o xeque Abdallah bin Bayyah (presidente do Fórum para a Paz de Abu Dhabi e presidente do Conselho dos Emirados Árabes Unidos para Sharia Fatwa). Também participarão da cerimônia de assinatura inter-religiosa, marcada para a manhã, os primeiros signatários da Rome Call para renovar o próprio compromisso nessa direção: Brad Smith (presidente da Microsoft), Dario Gil (vice-presidente global da IBM) e Maximo Torero Cullen ( Economista Chefe da FAO).

A cerimônia será precedida por uma reflexão inicial sobre a urgência da algorética, apresentada pelo padre Paolo Benanti, professor extraordinário de ética tecnológica na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor científico da Fundação RenAIssance. Após a audiência papal, à tarde, intervirão palestrantes especialistas no tema: a professora Ana Palacio, ex-ministra do exterior espanhola; professor Mario Rasetti, emérito de física teórica no Politécnico de Turim e presidente do comitê científico do CENTAI; Dr. Hamza Yusuf, presidente do Zaytuna College em Berkeley, CA; o professor Aviad Hacohen, presidente do Academic Center for Law and Science em Hod HaSharon, Israel, ex-reitor da faculdade de direito; o professor Sebastiano Maffettone, diretor de Ethos, da Universidade LUISS Guido Carli de Roma.

Imagem extraída da Web.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.