– A primeira federação a ouvir Infantino e renomear um estádio com o nome de Pelé.

Cabo Verde tornou-se o primeiro país a ter um Estádio Pelé, atendendo ao pedido do presidente da FIFA, Gianni Infantino, a fim de que se eternizasse o nome do Rei do Futebol em todo planeta.

O atual Estádio Nacional foi o escolhido para a mudança. Até aí, tudo bem, pois não se está mudando o nome de um homenageado por outro.

A questão delicada é: e quando para homenagear alguém, “desomenagea-se” outro?

Foto extraída de Marketing Esportivo com, no link em: https://www.mktesportivo.com/2023/01/apos-iniciativa-da-fifa-cabo-verde-sera-primeiro-pais-a-adotar-o-nome-de-pele-em-estadio/. Do mesmo site, o comunicado do Primeiro Ministro de Cabo Verde:

Abaixo o comunicado oficial feito pelo primeiro-ministro de Cabo Verde:

Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares.

E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe.

Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo o resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.

Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso Estádio Nacional como “Estádio Pelé”, numa iniciativa à qual, acredito, vários países pelo mundo nos acompanharão.

Já comunicamos à Fifa a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto, e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.