– Respeitem o Negueba, senhores críticos.

Uma das coisas mais recentes – e irritantes – é usar uma comparação pessoal para criticar alguém. E o grande exemplo disso: falar que Vinícius Jr seria um “Neguebinha”, em referência ao Negueba.

  • Primeiro: Vinícius Jr, menino humilde com apenas 21 anos, venceu na Europa. Torci por ele, pois jogou contra o preconceito e a má vontade de muitos (falamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/05/28/parabens-real-madrid-campeao-da-champions-league-parabens-liverpool-um-otimo-vice-campeao/).
  • Segundo: Mesmo que Vinícius Jr não tivesse triunfado nos campos europeus, que raio de adjetivo é esse de “Neguebinha”? Você pode usar a comparação de maneira respeitosa, por exemplo: “Vejo uma semelhança na carreira com Negueba, acredito que terá dificuldade e blablablá”. Mas usar o diminutivo com tom irônico, é de fato, pejorativo.
  • Terceiro: Negueba é um profissional de futebol (atualmente no Criciúma). Ele tem parentes e amigos, que devem estar chateados com o termo criado. Como nós podemos dizer que alguém não passa ou passará de “Neguebinha” na carreira? Respeite-se o jogador Negueba (que é um trabalhador como qualquer um de nós, que luta todos os dias atrás do seu sustento e de maneira honesta). Respeite-se, ainda mais, Guilherme Ferreira Pinto (seu nome de batismo), que não tem nenhuma culpa de quando jovem dizerem que ele seria um novo Paulo Isidoro (como feito à época), e sofrer a pressão de se tornar um craque.

Eu não entendo tais bolas-foras humanas… ninguém gostaria de ser comparado como “mais um Joãozinho”, ou “mais um Tiaguinho, Mateuszinho, Luquinha…”

Imagem extraída de: https://br.bolavip.com/futebol/Negueba-e-mais-um-de-olho-na-Serie-B-Criciuma-prepara-contratacao-de-atacante-ex-Flamengo-e-volante-ex-Avai-20220309-0162.html. Por Pedro Martins/AGIF).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.