Em se confirmando Jorge Jesus como técnico do Atlético Mineiro, teremos os 3 principais clubes brasileiros na atualidade com treinadores lusos: Abel Ferreira no Palmeiras e Paulo Sousa no Flamengo.
A pergunta oportuna é: estão tão defasados os “professores brasileiros”, que os grandes clubes vão atrás dos seus profissionais em Portugal?
E convenhamos: nenhum dos 3 tem mercado na Europa em “grandão”: JJ é respeitado no Brasil e em Portugal, além do Oriente Médio; Paulo é coadjuvante por lá e Abel trabalhava no grego PAOK!
Qual o grande problema dos treinadores locais atualmente?

Imagem extraída de: https://moraremportugal.com/saiba-finalmente-o-que-os-portugueses-pensam-dos-brasileiros-vivendo-em-portugal/

Devo discordar sobre “nenhum dos 3 tem mercado na Europa em “grandão””:
José Mourinho, provavelmente foi o treinador mais idolatrado depois do Bobby Robson em Inglaterra, e apesar de não andar no mesmo patamar de idolatração, ainda roda na Europa em “grandão”.
O Abel foi para a Grécia porque fez um excelente trabalho no SC Braga em Portugal, não foi na Grécia que comecei a gostar dele.
Bruno Lage já ganhou o prémio de treinador do mês da Premier League.
Sérgio Conceição fez um trabalho excelente em França.
Existem treinadores portugueses a treinar selecções nacionais pelo mundo!
E já agora, o JJ não é assim tão respeitado em Portugal como vocês aqui pensam no Brasil, a palavra associada é mais ‘mediatismo’ e vem sempre associado a motivos de riso!
CurtirCurtido por 1 pessoa