– Trabalhar Contrariado ou ser um Desempregado Feliz?

Àqueles que estão com dificuldades na relação profissional, um importante estudo conclui: vale mais ser desempregado do que estar em emprego ruim.

Respeitando a pesquisa científica, mas… E quem paga as contas depois?

Abaixo, extraído de Superinteressante, Ed 258, pg 22, por Fernando Badô e Bruno Garattoni

FICAR DESEMPREGADO É MELHOR DO QUE SOFRER NO TRABALHO

Sabe aquele seu vizinho que não trabalha, mas vive sorrindo? A explicação pode estar em um estudo realizado por cientistas australianos, que acompanharam 7155 homens e mulheres entre 20 e 55 anos de idade e concluíram: ficar desempregado, seja por vontade própria, seja por demissão, pode aumentar o nível de felicidade das pessoas.

Ao longo de sete anos, os pesquisadores aplicaram questionários para medir o grau de felicidade dos voluntários, cujos empregos também foram analisados em quatro aspectos: nível de desafio, grau de autonomia, salário e perspectivas de carreira. O objetivo era determinar quais empregos eram bons ou ruins.

As pessoas que estavam trabalhando, em bons empregos, eram sempre as mais felizes – marcando em média 75,1 pontos na escala criada pelos cientistas. Em seguida vinham os desempregados e os trabalhadores com empregos ruins, ambos com 68,5 pontos. Empate. Então desemprego é a mesma coisa que emprego ruim, certo?

Errado: o desemprego é melhor. Ao longo do estudo, quem trocou o desemprego por um emprego ruim viu sua felicidade cair ainda mais, perdendo seis pontos a cada ano. Já quem continuou sem fazer nada perdeu apenas um ponto.

Ou seja: ficar sem emprego é ruim, mas sofrer no trabalho é ainda pior. “O emprego ruim faz a pessoa perder saúde mental”, diz Peter Butterworth, psiquiatra da Universidade Nacional da Austrália e coordenador da pesquisa.

Resultado de imagem para desempregado e empregado

3 comentários sobre “– Trabalhar Contrariado ou ser um Desempregado Feliz?

  1. Professor puxa realmente e verdade…me sinto insastifeita e infeliz neste emprego. Sempre estou descontente pois só trabalho em empresas ruins. Gostaria de saber mais sobre insastifação no emprego e o que temos que fazer para reverter essa situação.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Estou passando por isso e só estou esperando o contrato de experiência acabar e não vou mais permanecer na empresa, depois que comecei trabalhar nessa empresa eu perdi minha vida social e familiar pois trabalho de 22 hrs as 6 da manhã de domingo a domingo com uma folga na semana, não tenho disposição pra nada.Comecei até ficar com depressão, agora estou com fé em Deus e determinado a sair ao fim do contrato, preciso trabalhar mas preciso ser feliz também

    Curtido por 1 pessoa

  3. Já passei por emprego ruim só para pagar as contas, não fui feliz. Meu rendimento profissional foi só caindo e nunca estava satisfeito. A demissão foi como se tirasse um fardo das costas. Um emprego ruim te impede de viver bem, de reinvestir na carreira, de fazer o que realmente gosta. Hoje acredito que existem três coisas que te fazem um profissional feliz, das quais é necessário que duas delas estejam juntas para que seu trabalho seja algo “bom”: 1) dinheiro; 2)crescimento como profissional; 3) Crescimento põe achar mais importante a cada uma das três; mas se tiver apenas uma irá preferir estar desempregado. As contas? Bicos podem resolver, ou quem sabe… iniciar algo novo? Ser dono do próprio nariz (o seguro desemprego e o FGTS podem alavancar alguma coisa…). Meu outro emprego, o dos sonhos nem demorou tanto (apesar da crise); o antigo me impedia de alcançá-lo. Hoje ganho menos que no antigo emprego, mas sou mais feliz. Tenho mais tempo e folgas para iniciar um segundo negócio, um plano B de complemento de renda (que me agrada ainda mais que esse emprego;não vejo a hora de se tornar plano A), para brincar com minha filha, ler livros e fazer poesias…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.