– Neymar: de onde vem o dinheiro e para onde o jogador vai.

Quem é o “dono do passe” de Neymar? E a quem ele irá vender o atleta?

Vamos lá, sabemos que não existe a lei do passe, e na França o que vale é o valor estipulado para uma transferência. Mas o empregador atual do jogador brasileiro é muito mais que uma pessoa ou um time de futebol. Ele é o QIA.

O QIA (Fundo Soberano de Investimentos do Catar) é a holding que engloba todos os empreendimentos da família real que preside o país árabe além dos negócios que envolvem a administração da nação. Como o Catar é um Estado com “Proprietário” (diferente do Reino Unido, onde a Rainha representa as nações, mas não é dona das terras delas), esse dinheiro acaba se misturando entre a fortuna dos sheiks (que são os príncipes regentes) e o orçamento do Governo.

Estima-se (sente na cadeira) que o QIA possua mais de 335 bilhões de dólares em ativos (mais de R$ 1,35 trilhão). Ele é dono do fundo QSI (que é o investidor do Paris Saint-German), da Empresa de Gás e Petróleo do Catar (a 3a maior do mundo, que investe pesado na Inglaterra e na Rússia), da empresa de aviação Qatar Airways, da rede de mídia Al Jazeera, entre outros grandes empreendimentos.

Quem manda em tudo isso é o emir do Catar (a autoridade máxima da família real), Tamim bin Hamad al Thani, que tem como braço direito seu irmão mais novo, Mohammed bin Hamad bin Khalifa al Thani (o “homem dos negócios esportivos”. O número 3 é Nasser Al Khelaifi, que cuida do PSG (é o presidente do time).

(As informações acima e outras foram publicadas originalmente neste blog em 2017, quando Neymar estava negociando a transferência de Barcelona para Paris): https://professorrafaelporcari.com/2017/07/26/a-origem-da-grana-do-psg-em-busca-de-neymar/).

Se não bastasse todo esse poderio financeiro, há a questão do poderio político: o Catar sofre boicote de seus vizinhos Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito, que pedem o fim das relações com o Irã e rompimento com grupos como Hizbollah e Fraternidade Muçulmana. O Emir tem “dado de ombros” à essa desavença.

(Mais sobre a força política do Catar em: https://professorrafaelporcari.com/2019/07/16/os-motivos-aos-quais-neymar-pode-se-dar-mal-brigando-com-o-psg/).

Diante de tudo isso, fica a questão: vender Neymar por menos do que foi pago, não é problema para os catarianos do PSG. Jogar no Barcelona seria a lógica, já que ainda nutre carinho por lá, fez declaração de amor ao clube (disse ser sua casa) e tem amigos no elenco. Mas jogar no Real Madrid, onde (dizem) que a proposta financeira é melhor, parece ser um desafio! Chegaria com a antipatia da torcida, com uma certa má vontade de Zidane (que nunca defendeu sua contratação), mas com a proteção de Florentino Peres, que sempre gosta de ações de marketing como essa.

Para onde vai? Ou os sheiks endinheirado simplesmente ficarão com o atleta na França até o vencimento do contrato?

Se não jogar, logicamente Neymar vai perder “a alegria que diz ter quando entra em campo” e a história de desejar ser o “melhor do mundo” vai ficando bem mais longe. Restará a Seleção Brasileira. Aliás, se Tite não o convocar, vai dizer que quer testar novos atletas e formações, e que Neymar precisa de paz. Se convocar, será questionado o porquê fez a um atleta que não está jogando, e a resposta lógica é que ele tem a sua confiança dentro de campo e o “não jogar” é problema lá do PSG (eu acho que o convocará, pois Jamil Chade, ainda pelo Estadão, revelou os contratos secretos da CBF com os empresários que compraram os amistosos da Seleção e mostrou a força dos patrocinadores).

Particularmente, acho que Neymar volta ao Barcelona e será convocado para a Seleção Brasileira. E você?

bomba.jpg

O presidente Al Klelaifi (à esq.), o emir Al Thani (no centro) e Leonardo, ex-jogador do PSG (Foto: FRANCK FIFE/AFP)

Anúncios

Um comentário sobre “– Neymar: de onde vem o dinheiro e para onde o jogador vai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.