Nenhuma Seleção Africana passou para a 2ª fase da Copa do Mundo. Apesar de eu ter simpatia por eles, e o torcedor sempre escolher um time pequeno para torcer quando lhe vê com “coitadismo”, não dá para Austrália, Panamá e outros países sem tradição jogarem um Mundial. Imagine uma Copa com 48 seleções então!
A Itália e Holanda não foram competentes em seus grupos e ficaram de fora, mas a Dinamarca e a Costa Rica entraram. Mas se jogarem 10 vezes entre si, não teríamos a Itália e a Holanda à frente de Dinamarca e Costa Rica?
Muita gente vibrou com a Alemanha fora. Eu não! Prefiro uma final entre Brasil x Alemanha porque eu gosto de futebol. Se a Seleção do Marco Polo Del Nero (não esqueça que a CBF é uma entidade privada e lucrativa) vencer ou perder não muda nada na minha vida. É claro que como brasileiro fico feliz, mas não é determinante no meu dia-a-dia.
Já imaginaram que jogão uma Holanda x Argentina numa semifinal, repetindo 2014? Mas, infelizmente, não vai dar… (há a Bélgica como agradável participação).
Quero mil vezes assistir um Brasil x Uruguai numa final de Mundial do que uma Suíca x Rússia. E você?
Independente dos “grandões” serem duros rivais, são tradicionais equipes e competitivas. Para quem realmente gosta de futebol, ver uma Seleção de porte fora da Copa logo no começo é um pecado para os apaixonados do esporte. Mas, enfim, vida que segue, já que foram incompetentes dentro de campo.

