– Sobre o mando de Portuguesa x Corinthians, observações:

Em 2013, a Portuguesa mandou seu jogo contra o Corinthians em Campo Grande / MS e venceu por 4×0, pelo Campeonato Brasileiro (vide aqui a ficha técnica: https://www.meutimao.com.br/jogo/404/brasileirao_2013/portuguesa-4-x-0-corinthians).

Na época, existia a farra da venda de mandos de campo. A polêmica volta a acontecer 10 anos depois, já que a Lusa enfrentará o Timão pelo Paulistão-2023 em Brasília.

Na Inglaterra, você não pode mandar os jogos em mais de uma praça, somente no estádio indicado, por decisão da Premier League pelo motivo oficial de “integridade da competição”. Sobre isso aqui: https://professorrafaelporcari.com/2015/07/30/mando-de-campo-no-brasil-e-na-inglaterra/

A questão é: desportivamente, jogar em outra praça não é legal. Financeiramente, sabemos, é uma necessidade para vários. Eu não gosto da ideia, pois imagino um torneio esportivamente equitativo. E sobre as finanças, no mundo ideal dos negócios… arranje parceiros, venda a SAF, “se vire” ou até mesmo, não dispute.

Certa vez, a própria Portuguesa teve convite de jogar contra o São Paulo na China! E a CBF não deixou. Abaixo, do original de: https://wp.me/p4RTuC-5PG

Acréscimo: apitará Douglas Marques das Flores, o mesmo dos pênaltis reclamados em Internacional x Corinthians nesse ano – e de vários jogos bem confusos… 

E O LUCRO QUE LUSA x SPFC TERIAM NA CHINA?

Há certas interferências no futebol que nos levam a crer que os clubes realmente são submissos as entidades. Quer um exemplo claro? A Portuguesa jogará contra o São Paulo no Canindé pela 13a rodada do Brasileirão. Quanto será que ela lucraria?

Pois bem: empresários ofereceram 4 milhões de reais limpos para serem divididos entre o Tricolor e a Lusa, a fim de que jogassem no estádio Ninho dos Pássaros, na China. Tudo pago!

Porém… CBF e Globo não permitiram, pois alegaram que precisaria mexer na tabela.

E aí, o que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Extraído de: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2013/06/24/globo-veta-jogo-entre-sao-paulo-e-portuguesa-na-china-e-times-deixam-de-ganhar-r-2-milhoes.htm

GLOBO VETA JOGO ENTRE SÃO PAULO E LUSA NA CHINA, E TIMES DEIXAM DE GANHAR R$ 2 MILHÕES

A Globo vetou a tentativa da Portuguesa de levar o jogo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo para a China, no Ninho de Pássaro. O UOL Esporte apurou que a emissora de televisão, em conjunto com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), enviou um e-mail nesta segunda-feira para os dois clubes negando o pedido feito pela equipe do Canindé.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Portuguesa, Roberto dos Santos, por telefone. “Estávamos negociando, mas acabei mesmo de receber esse e-mail da emissora e da CBF dizendo que não teria como atender aos nossos pedidos. É uma pena, mas isso é regra do jogo, não temos o que fazer. Seria fundamental recebermos o dinheiro, seria maravilhoso para o São Paulo também, mas não teremos o que fazer”, disse o dirigente.

“A gente teria que mudar a data de um jogo contra o Coritiba (no dia 14 de agosto, pela 14ª rodada) e também mudar o horário da partida contra o Flamengo (marcado para o dia 07 de agosto, às 22h, pela 12ª rodada). Foi isso que inviabilizou tudo”, completou.

A tentativa de levar o jogo entre Portuguesa e São Paulo para Pequim aconteceu por iniciativa de um grupo de empresários que está na gestão do estádio Ninho de Pássaro, principal arena das Olimpíadas da China, disputada em 2008. Os clubes não arcariam com nenhum custo e ainda lucrariam R$ 2 milhões cada um pelo jogo que serviria para promover o futebol brasileiro no Oriente.

Em contato com o UOL Esporte, uma fonte próxima ao presidente, Juvenal Juvêncio, também confirmou a negociação, mas disse que pouco poderia fazer para viabilizar, já que o São Paulo era o clube visitante.

“Nós recebemos uma carta de um empresário da China, mostrando o interesse. Mas tivemos que adotar a posição passiva neste caso, porque a Lusa que é mandante e ela que é responsável por buscar viabilizar todos esses documentos. Não tínhamos o que fazer. Não gastaríamos nada e seria maravilhoso para a marca”, disse ele.

A viabilidade do jogo seria ainda maior para o time do Morumbi, já que a equipe estaria no Japão dias antes da partida, para a disputa da Copa Suruga, marcada para o dia 07 de agosto. Ainda antes, os são-paulinos estarão na Alemanha, em Munique, para a disputa da Copa Audi. A estreia está marcada para o dia 31 de julho diante do Bayern de Munique.

O UOL Esporte tentou entrar em contato com Marcelo Campos Pinto, que assinou o e-mail da negativa aos clubes, mas não teve êxito. Ele estava em reunião.

setembro | 2013 | OS LUSITANOS

Foto de Marco Miatelo/Estadão Conteúdo, extraída de: https://lusitanos.wordpress.com/2013/09/

Um comentário sobre “– Sobre o mando de Portuguesa x Corinthians, observações:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.