– O pênalti de Reinaldo em América/MG 2×2 São Paulo: foi ou não?

Avalie o que a regra diz sobre movimentos de “mão na bola”, e reforce a atenção no texto para “intenção” e “movimento anti-natural”, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/08/09/o-que-mudou-ou-nao-na-regra-da-mao-na-bola/ (está bem didático).

O problema é que a CBF inventou uma “regra nova”. Nesta postagem de 2016, TUDO virou pênalti (e repare: em determinando momento, há um jogador no qual a bola bate nele e ele tem o reflexo de evitar o contato, e se diz: “não está na regra mas esse lance é considerado movimento antinatural”. Assista em: https://youtu.be/g-VWwVcxsoE.

No lance de Reinaldo, após uma cabeçada de Maidana: ele está de costas, sem ver a bola. Aquele braço no ar é um movimento natural de quem salta, a fim de ganhar impulsão (os dois atletas fazem isso) ou é um movimento antinatural, onde o jogador premeditadamente quer que a bola bata nele?

O que não vale dizer é: “o braço está acima do ombro então é movimento antinatural”, já que a regra diz:

Handling the ball
For the purposes of determining handball offences, the upper boundary of the arm is in line with the bottom of the armpit. Not every touch of a player’s hand/arm with the ball is an offence.
It is an offence if a player:
• deliberately touches the ball with their hand/arm, for example moving the hand/arm towards the ball
• touches the ball with their hand/arm when it has made their body unnaturally bigger. A player is considered to have made their body unnaturally bigger when the position of their hand/arm is not a consequence of, or justifiable by, the player’s body movement for that specific situation*. By having their hand/arm in such a position, the player takes a risk of their hand/arm being hit by the ball and being penalised

*Significa, numa tradução bem simples: o movimento do jogador é algo justificável, ou seja, em posição normal / natural, ou foi um movimento anormal, injustificável?

A verdade é: não importa onde o braço esteja, acima disso tem que avaliar se foi: INTENCIONAL, NATURAL ou ANTINATURAL.

Errou o árbitro Braulio da Silva Machado (que já marcou vários pênaltis assim). Repare que ele e o bandeira 2 estão com a visão aberta e não marcaram o pênalti naquele momento, e só foi marcado depois do chamado do VAR Adriano Milczvski .

Confira como foi a transmissão da Jovem Pan do jogo entre América-MG e São  Paulo | Jovem Pan

Imagem extraída de: https://jovempan.com.br/esportes/futebol/sao-paulo-futebol/america-mg-x-sao-paulo-assista-a-transmissao-da-jovem-pan-ao-vivo.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.