– Porque o VAR não poderia ter marcado o impedimento a favor do Palmeiras:

Respeito todas as opiniões contrárias às minhas, converso com muita gente que entende mais de “regra do jogo” e de “futebol jogado” do que eu, mas ao ouvir os áudios (enfim liberados pela CBF), dá para humildemente esclarecer o ocorrido no polêmico lance que resultou no gol para o São Paulo (sobre os 3 lances polêmicos, já abordamos aqui: https://wp.me/p4RTuC-F8A, para quem queira acompanhar):

  • Ninguém fez as linhas de impedimento pois não era um lance crasso, era lance de campo. Entendo também que o VAR e o AVAR, na preocupação de “caçar uma infração” entre ataque e defesa de Calleri e Gustavo Gómez, nem bola deu para isso.
  • O árbitro de vídeo vai procurar um impedimento QUANDO SAI UM GOL, não um ato infracional (é sua atribuição). Ele não pode fazer isso aleatoriamente, a não ser se for um erro crasso (repare que percebeu-se o impedimento bem depois do ocorrido, pois naquele momento – por ser um lance rápido – não havia a percepção).
  • É lance para o bandeira (e se ele errar, é o erro tolerável, que acontece nas partidas comumente).
  • Se o bandeira tivesse dúvida, ele deveria falar pelo rádio que é um lance duvidoso e deixar o jogo seguir (é recomendação oficial). Afinal, se ele levantar seu instrumento, pode matar uma jogada de gol legal, já que tem uma incerteza. Portanto, deve permitir a continuidade da jogada, e saindo o gol, o VAR fazer a verificação. Se não sair o gol, aquele impedimento fica não marcado (já que não ocorreu um gol ilegal e a jogada prosseguiu).
  • Lembre: em lances ajustados deve prevalecer a marcação de campo (por isso a insistência em “lance do bandeira”). Só serão vistos se o bandeira manifestar que está deixando seguir em dúvida. Serão verificados pelo VAR, por iniciativa dele próprio, se forem lances CLAROS e ÓBVIOS.

Portanto, o impedimento (que houve) não é um erro crasso de marcação, mas corriqueiro pela dificuldade (os troncos estão em mesma linha, é ajustada a questão das partes não-jogáveis e jogáveis), que deveria ter sido acertado pelo bandeira e não obrigatoriamente traçado pelo VAR. O erro foi: o pênalti inexistente marcado.

O pepino é esse, a palavra oficial da CBF: “CBF diz que é lance ajustado e precisa ser checado”.

AO CONTRÁRIO!

Lance ajustado é do bandeira, deve prevalecer a decisão de campo. Quem falou em nome da CBF errou, e levou as pessoas a crerem ao contrário!

Em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/07/16/palmeiras-x-spfc-cbf-admite-que-var-nao-checou-impedimento-de-calleri.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_campaign=esporte&utm_content=geral

Em tempo 1: com a tecnologia do impedimento semi-automático por inteligência artificial, essa discussão deve acabar (essa tecnologia foi aprovada para a Copa do Mundo, com sensores espalhados e chip na bola). Vide em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/11/25/na-copa-arabe-o-teste-do-impedimento-automatico-por-ia-enfim-ocorrera-dara-certo/

Em tempo 2: a citação “clara e óbvia” está no protocolo oficial, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/07/07/o-grande-erro-do-uso-do-var-no-brasil-a-partir-do-livro-de-regras/

Em tempo 3: sobre decisão do bandeira ou lance do VAR (lances ajustados), no 3o item do 3o parágrafo, aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/11/05/o-que-a-ifab-pede-ao-var-e-o-que-o-brasil-faz-com-ele/

Imagem extraída do print de GE.com

35 comentários sobre “– Porque o VAR não poderia ter marcado o impedimento a favor do Palmeiras:

  1. Rafael
    Ele tinha que marcar. Antes de qualquer, ouça o audio. Quando a bola é lancada da defesa, se escuta alguém falando claramente, lance ajustado, antes do atacante tocar na bola. No caso, tinha sim que ser revisto. Tb escrevi sobre este gol. Vou esperar ir para o ar e te mando.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu ouvi sim, mas isso não quer dizer que deveria verificar. Justamente por ser duvidoso deveria prevalecer a decisão de campo (se o VAR fosse usado no Brasil como é nas nações que estão fazendo o bom uso).
    Mas a questão é outra: o erro crasso é o pênalti, não o impedimento. Ali, é erro comum de jogo. O pênalti não, é erro capital que o VAR deveria ajudar, e não atrapalhar.

    Curtir

  3. Rafael, no Manual para Árbitros Assistentes de Vídeo temos:
    1. “Para gols, INCIDENTES DE PÊNALTI e ofensas DOGSO, o árbitro PODE revisar o jogo até DESDE o início da jogada do ataque que originou o incidente […]”;
    2. DECISÕES REVISÁVEIS
    “b. Decisões de pênalti
    • Tiro penal concedido incorretamente
    • Ofensa punível com tiro penal não punida
    • Tiro livre concedido à equipe atacante e há dúvida se ocorrida dentro ou fora da área penal
    • ofensa pela equipe atacante nas jogadas que levam ao gol
    • bola fora de jogo ANTES do incidente penal

    Curtir

  4. Sim, mas considerando como erro crasso (CLARO E ÓBVIO, segundo a publicação original do IFAB, no link postado nessa publicação).
    A questão que insisto: o impedimento não foi o erro preponderante, mas a marcação do pênalti. O diálogo do VAR (que é absurdo) deveria ser o motivo da suspensão – dele, e do árbitro. Logo, nem precisava traçar a linha, se a competência prevalecesse.

    Curtir

  5. Veja minha matéria. Aceito contestação. Um detalhe, burla a REGRA do jogo não tem interpretação e mata tudo que ocorre posteriormente

    Curtido por 1 pessoa

  6. Qualquer lance q leve a um provavel gol de ser checado, vi isso muitas vezes, portanto foi um erro muito grave e prejuyicou o Palmeiras

    Curtir

  7. Rafael, ocorre que a manifestação contida na nas Laws of The game 22/23 da IFAB que você citou:

    “The referee may be assisted by a video assistant referee (VAR) only in the event a ‘clear and obvious error’ or ‘serious missed incident’”

    Refere-se à legitimidade de participação ou não do VAR (inclusive é uma espécie de “caput” para a citação das 4 categorias de decisões/incidentes possíveis, entre elas o pênalti).

    Aliás, na página 137 da Laws of The game 22/23 da IFAB, temos o esclarecimento das categorias de decisões/incidentes que PODEM ser revisados em eventos de potenciais erros claros e óbvios, dentre os quais, destaco o item ‘b’:

    “The categories of decision/incident which may be reviewed in the event of a potential ‘clear and obvious error’ or ‘serious missed incident’ are:
    a. […]
    b. Penalty kick/no penalty kick
    • attacking team offence in the build-up to the penalty incident (handball, foul, offside etc.)
    • ball out of play prior to the incident
    • location of offence (inside or outside the penalty area)
    • penalty kick incorrectly awarded
    • penalty kick offence not penalised”

    Para mim, é claro que se o VAR chamar para revisar um pênalti, o árbitro PODE revisar desde o início do incidente, pois, caso contrário não haveria motivo para, na regra, haver a disposição de que, nos casos de pênalti, há de se analisar “Ofensa da equipe atacante na preparação para o incidente de pênalti (handebol, falta, impedimento etc.)” ou se houve “bola fora de jogo antes do incidente”.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Eu acho que depois que apareceu essas casas de apostas, tivemos muitos erros grotescos no futebol, não foi só esse lance não, são coisas que temos que observar no dia a dia.

    Curtir

  9. Cara teve um lance identifico entre palmeiras e riverplate q o var tracou a linha do impedimento e viu q o borre estava impedindo na origem da jogada, inclusive o arbitro de campo tinha marcado penalti para o river, voce ta falando bobagem, todo lance q origina em penalti e gol deve ser checado desde de o inicio na jogada ate a conclusão

    Curtir

  10. Impedimento claro, dominou a bola com o braço, puxou camisa do Gomes, que fez a carga sim, mas também deveria ter marcado no Dudu com o mesmo critério. O problema é que os pilotos do var estavam mal intencionados e desesperados para marcar o pênalti . O Palmeiras incomoda muita gente que só ganha com apito amigo!

    Curtir

  11. O que me pareceu é que nao houve o penalte, a colocava o da mão no ombro do adversário não foi suficiente para derrubá-lo, e já que o atacante caiu tocando com a mão na bola, o árbitro deveria marcar mão do atacante.

    Curtir

  12. Deveria apricar uma multa bem pesada nos envolvidos. Prejudicou muito o Palmeiras

    Curtir

  13. Para que serve o var? Acredito que para evitar que os clubes sejam prejudicados em lances como estes! Ninguém olhou como o Sr. Caleri fez o domínio da bola, com os pés e peito não me pareceu. Fiquei na dúvida se não ajeitou com a mão. Observem melhor este lance pois me pareceu toca-la a frente com as mãos. Quanto ao pênalti todos viram que não foi, inclusive boa parte dos São Paulinos de bom censo. O Palmeiras tem sido bem prejudicado por lances como este durante as competições Brasileiras ou apuradas por árbitros Brasileiros. O var também manda o árbitro da partida dar cartão a Abel. O certo é que lances marcados a favor de outras equipes não são marcados para o Palmeiras. Observem com carinho e sem clubismo estas atitudes. E se no jogo de segunda contra o Cuiabá temo que por causa desta arbitragem ruim qualquer queda de um jogador Palmeirense dentro da área adversária venha resultar em penalidade. Pena! Isto mancha nosso futebol internacionalmente.

    Curtir

  14. Tufo isso é muito bom falar depois do desastre e o prejuízo que o clube teve em função do triplo erro levou a partida pros pênaltis que é uma caixa de surpresa e o Palmeiras sempre sendo vítima da injustiça de maus árbitros e o árbitro está de
    Boa trabalhando como se nada tivesse acontecido e vai continuar fazendo as suas cagadas novamente sem nada acontecer e a impunidade infelizmente

    Curtir

  15. Infelizmente passaram a mão no verdão, foi vergonhoso, o pênalti no Dudu no primeiro tempo, nem revisaram, agora o Caleri segurando a camisa do Gustavo Gomes eles não viram, mas viram a mão muito sutil do Gustavo no Caleri, esse árbitro vuadem e seus assistentes mais var , são fracos e precisam sofrer punições severas, infelizmente sabemos que não vai acontecer nada. CBF é uma vergonha.

    Curtir

  16. Foi um erro grave pois mesmo dando pênalti que já e um absurdo o lance de impedimento anularia , e no caso ele dando o pênalti teria que dar vermelho para o Gustavo .

    Curtir

  17. E se tivesse marcado o pênalti que na minha opinião não ouvi o pênalti, o var iria analisar se havia impedimento. Incrível isso não. Em lances ajustados deve se traçar a linha de impedimento sim.

    Curtir

  18. Rafael, quando o bandeira fala ajustado é de praxe o Var traçar as linhas de impedimento, erro muito GROTESCO, o Var está muito mal intencionado, depois o Calleri ajeitou a bola com a mão, aí veio o suposto pênalti que não foi, foram 3 erros graves, esses cara devia ser banido do futebol.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Só não concordo em falar que os pênaltis tanto do Palmeiras como do são Paulo não existiu,pois se são lances interpretativos,ninguém tem a autoridade para falar que não existiu,pois para mim não foi,mas para o árbitro foi,se ele interpretou assim,não e verdade dizer que não foi,pode se dizer que você não marcaria,isto mostra como a arbitragem no Brasil não vale nada,por que se afasta árbitro em lance interpretativos,isto mostra como eles não sabem nada

    Curtir

  20. Não sou palmeirense, mas vi situações análogas em outros jogos neste e no ano passado e que culminaram com anulação. É caso de investigação profunda, muito interesse e dinheiro em jogo. Se fosse erro do sistema, da linha; mas de desinteresse dos atores? Não dá.

    Curtir

  21. Tem que fazer a CBF pagar 4 milhões para o palmeiras já que não pode anular o jogo, foi um assalto este jogo é também suspender o trio que apitou o jogo é banir do futebol o árbitro de vídeo

    Curtir

  22. Kkk,na libertadores de 2020 teve um lance parecido onde foi marcado pênalti para o river contra o Palmeiras e foi anulado por o jogador do River está impedido no início da jogada.

    Curtir

  23. O lance é falado pelo assistente “Ajustado”, no momento do lançamento. A resposta do VAR é “Ok, marcado”, significa que eles marcaram o lance pra analisar depois caso precise. Simplesmente esqueceram e erraram de forma inadmissivel, inaceitavel e grotesca. Mas como é Brasil, não vai dar em nada. Já virou rotina erros dessa magnitude..

    Curtir

  24. A verdade é que o Palmeiras foi roubado, como sempre acontece quando joga contra o São Paulo, no Paulista no primeiro jogo um pênalti a favor do São Paulo que não existiu, no Brasileirão um gol de mão do Patrick, como sempre o Palmeiras sendo prejudicado, agora na copa do Brasil um pênalti que não poderia ter dado uma vez que o Calleri estava impedido no lance da jogada

    Curtir

  25. È que o lance foi contra o Palmeiras aí todas as teorias são válidas se fosse um outro time ( que não vou mencionar o nome ) estaria todos falando que ele foi prejudicado. O Palmeiras não mereceu teve oportunidade de matar o jogo e não matou, só que para o nosso lado sempre a erros que nos prejudica de alguma forma
    E todos tem uma teoria contra a S.E.P. só o prego que se destaca que leva martelada.

    Curtir

  26. O Palmeiras sempre foi de não aceitar perder, agora com o Abel Ferreira então é assim: Se eu ganhar tudo vale, se eu perder o campeonato está “inquinado”. A reclamação é válida, claro, mas não vejo os palmeirenses chorando dias e dias sem parar, como se tivesse morrido a mãe, quando o erro lhes favorece. Quanto a afirmação de que, o erro foi a marcação do pênalti também é equivocada: Um lance para ser falta não precisa quebrar a perna. Aquela foi uma falta que o árbitro marcaria sem constrangimento se fosse no meio do campo e falta é falta, dentro ou fora da área. Enfim, esse é o Palmeiras estilo Abel Ferreira.

    Curtir

  27. Se for para ser milimetricamente cirúrgico no lance essa imagem da foto não serve de parâmetro para o VAR. Ampliem a foto da bola e do pé do Miranda e percebam que a bola já saiu dos pés dele e não dá para dizer qual era a posição dos jogadores um milésimo de segundo antes.

    Curtir

  28. Tenho certeza de que traçaram a linha depois da reclamação e viram que foi impedimento claro. Se Calleri não estivesse impedido, teriam corrido a divulgar a imagem.

    Curtir

  29. Independente de IMPEDIMENTO (que estava) ou de PÊNALTI (que não foi)… O VAR tem capacidade de acabar com esse tipo de erro. Afinal, é esse o intuito da criação. Com algumas mudanças simples de regras e, principalmente, estabelecer critérios únicos e inflexíveis à interpretações. Contestando a viabilidade de analisar a jogada desde o início apenas para gols, mais uma interpretação um tanto quanto sem critério. Juntando aos critérios de IMPEDIMENTOS citados, podemos formular o seguinte: (VAR na partida) ocorre um impedimento; o bandeira não marca por ser “ajustado” (jogador está impedido), a decisão de campo prevalece e a jogada segue; PÊNALTI na sequência; abre-se caminho para dois cenários: 1 – jogador bate pra fora, tiro de meta e não se traça as linhas, pois a bola foi pra fora mesmo. 2 – jogador converte o pênalti, traça-se as linhas e gol anulado (kkk). O IMPEDIMENTO, COMO REGRA, NÃO TEM MENOR OU MAIOR VALOR QUE O GOL. Mas dentro do que é passível de INTERPRETAÇÕES e CRITÉRIOS, sim, tem mais peso que um gol ou um pênalti, visto que ambos não anulam um impedimento. Agooora… um impedimento, sim, por via de REGRA e independente de INTERPRETAÇÕES, anula o lance que se concretizar, seja gol ou pênalti. Era só isso mesmo que eu queria falar! kkk

    Curtir

  30. A mão do Gomes no ombro do Calleri também foi muito ajustada, já que é um lance muito difícil de ver se o impacto daquela mão foi suficiente para derrubar o atacante. Fora isso são incontáveis os números de gols anulados por impedimento, foi vacilo enorme não analisar o impedimento eles sabem o procedimento e estão ali para isso. Esse ano o VAR deu muito trabalho.contra o São Paulo, gol de mão, lances muito iguais de pênalti nas finais do Paulista, mas só foi marcado a favor do São Paulo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.