– Ilimitados na imaginação!

Não deixe que os outros limitem sua imaginação. Porém, não faça isso com os outros também. Siga esse conselho:

“Nunca se limite pela imaginação limitada dos outros; nunca limite os outros por causa da sua imaginação limitada.”

Mae Jemison, primeira mulher negra astronauta a ir para o espaço.

Impossível discordar.

IMAGINAÇÃO – O Caminho do Sucesso

Imagem extraída do linkedIn de: https://www.linkedin.com/signup/cold-join?session_redirect=https%3A%2F%2Fwww%2Elinkedin%2Ecom%2Ffeed%2Fupdate%2Furn%3Ali%3Aactivity%3A6802924075992793088&trk=public_profile_like_view

– Cores vivas ao invés do cinza.

Com um dia tão escuro como foi hoje, sem vida e frio, prefiro postar esse clique de dias atrás, bem vivo, no Parque Botânico Eloy Chaves, em Jundiaí.

Tá bonito o local ou não?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#landscapes #paisagem #inspiração #motivação #nature #lago #park #nature

– O Campeão da Libertadores enfrentará em igualdade técnica o Campeão da Champions League?

E neste sábado teremos a decisão da Taça Libertadores da América. Jogarão Flamengo x Palmeiras, e, independente de quem vencer, ficará uma questão a ser respondida mais à frente: o campeão terá condições de enfrentar “pau-a-pau” o Chelsea no Mundial?

Se o Mengão ou o Verdão não passar da semifinal da Copa do Mundo de Clubes, aí também será demais… (vide os clubes adversários).

Ou não?

Conmebol define data da final da Copa Libertadores 2021 - Gazeta Esportiva

Imagem extraída de: https://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/libertadores-da-america/conmebol-define-data-da-final-da-copa-libertadores-2021/

 

– Mais Filhos, mais Felicidade!

Pesquisa mostra: Mais filhos trazem mais felicidade!

Extraído de Revista Época, Ed 26/09, pg 86-87

MAIS FILHOS TRAZEM MAIS FELICIDADE?

Dois pesquisadores encontraram uma raridade estatística: índices de bem-estar que crescem junto com o número de crianças numa sociedade.

Por Daniella Cornachione

A relação tradicional entre a qualidade de vida de um país e o número de filhos em suas famílias é bem conhecida: em geral, vivem melhor as sociedades que têm menos crianças. A média de filhos por mulher cai conforme avança o desenvolvimento econômico de uma nação. Nessas sociedades, cidadãos mais bem educados levam em conta as responsabilidades e os custos de criar cada filho. As mulheres se preocupam mais com a carreira, decidem com autonomia, têm acesso difundido à informação e a métodos contraceptivos. Os empregos migram para as cidades, e os filhos deixam de ser vistos como mão de obra necessária, como ocorre com as famílias pobres no campo. Por isso, as maiores taxas de fecundidade do mundo estão em países paupérrimos na África, como Níger e Congo. Mas um estudo feito em uma das melhores escolas de negócios do mundo, a espanhola Iese, parece finalmente ter encontrado o papel dos bebês como geradores de felicidade.

A pesquisa foi organizada pelo engenheiro Franz Heukamp, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e pelo matemático Miguel Ariño, da Universidade de Barcelona. O objetivo era encontrar as características não econômicas de cada país que pudessem explicar o fato de as pessoas se dizerem mais ou menos satisfeitas com a vida. Ariño e Heukamp cruzaram dois grupos de informações. O primeiro é de questionários sobre bem-estar subjetivo, combinados com características pessoais como estado civil, idade e gênero. Os dados são da Pesquisa Mundial de Valores, do Unicef, de 1981 a 2004, com informações de 100 mil pessoas de 64 países. O segundo grupo inclui indicadores sociais e econômicos, entre eles natalidade, inflação e PIB.

Eles perceberam que, entre sociedades com o mesmo nível de desenvolvimento econômico, o bem-estar tende a ser maior naquelas com menor nível de corrupção e naquelas em que a religião mais difundida não é o islamismo (atualmente associado, em muitos países pobres, à falta de liberdade política e religiosa). E encontraram também uma tendência, entre países desenvolvidos, de haver maior nível de satisfação onde há taxas de fecundidade superiores. Dinamarqueses e holandeses se dizem mais felizes do que alemães e japoneses, que desfrutam os mesmos confortos materiais. “Baixas taxas de natalidade sempre estiveram associadas a alto nível de desenvolvimento. Mas também podem significar egoísmo em uma sociedade, e isso afeta o bem-estar”, afirma Ariño.

A conclusão de que maior natalidade traz maiores chances de bem-estar deve ser vista com cuidado, já que outras variáveis não contempladas no estudo poderiam influir no resultado. Mas incluir a natalidade como fator de bem-estar coletivo é uma abordagem nova e promissora para a economia da felicidade, um campo que mistura psicologia e economia. Seu precursor é John Helliwell, professor da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. O palpite dele para explicar a conclusão do estudo é que quando um país sofre privações de alguma ordem, mesmo que seja desenvolvido, a sensação de bem-estar subjetiva cai e acelera a redução da taxa de natalidade. “As conclusões desse tipo de estudo não encontram, necessariamente, uma relação de causalidade direta. Nosso desafio é entender o que causa o quê”, afirma o economista Alois Stutzer, coautor do livro Economics & hapiness (Economia & felicidade). “Quando o filho nasce, mesmo que não tenha sido planejado, as pessoas tendem a racionalizar como algo bom. Já ter menos filhos do que se gostaria pode causar a sensação de infelicidade”, diz o demógrafo do IBGE José Eustáquio Alves.

Nas últimas décadas, a fecundidade caiu tanto na Europa que se tornou um problema. Em muitos países, como França, Holanda, Dinamarca e Reino Unido, existem políticas de incentivo à natalidade. O governo oferece benefícios à família e à criança, às vezes até a idade adulta. Mesmo assim, os casais europeus, na média, têm bem menos de dois filhos, um fenômeno que os demógrafos chamam de fecundidade indesejada por falta, quando a mulher tem menos filhos do que gostaria. A demografia diz que a “taxa de reposição” de uma população tem de ser, em média, de 2,1 filhos por mulher, para que não desapareça em algumas centenas de anos. Também há prejuízo econômico em ter mais idosos aposentados do que jovens trabalhando.

Há alguns sinais de reação a essa tendência. As taxas de fecundidade de alguns países estão estabilizadas ou cresceram. Um deles é a Dinamarca, que pertence ao grupo de países mais felizes, de acordo com o estudo. “Até 1985, cada dinamarquesa tinha durante a vida, em média, 1,4 filho. O número foi para 1,8 em 2010”, afirma o demógrafo Ralph Hakkert, consultor da ONU. “Na Suécia, a taxa de fecundidade era de 1,5 entre 1995 e 2000 e foi para 1,9 em 2010. É uma evolução importante.” A explicação pode estar na mudança do estilo de vida das europeias, segundo Hakkert. Nos anos 1980, elas estavam em plena disputa por espaço no mercado de trabalho. Como os países nórdicos avançaram rapidamente em oferecer oportunidades iguais, mais mulheres podem voltar a pensar em ser mãe e manter a vida profissional. Ainda não se pode dizer que seja uma tendência global, mas trata-se de uma mudança promissora – e bem simpática.

Imagem extraída de: https://direcionalescolas.com.br/educar-os-filhos-para-a-felicidade/

– Viciados por Redes Sociais?

A Revista Saúde trouxe uma interessante matéria sobre como as Redes Sociais podem fazer mal, principalmente “entristecendo a vida” das pessoas.

Duvida?

Veja, extraído de Revista Saúde é Vital, ed Out/13, pg 90

UM EFEITO COLATERAL DAS REDES SOCIAIS

Por Theo Ruprecht

Entre mais de 500 milhões de internautas interagindo no Facebook, 82 participaram de um estudo da Universidade de Michigan, sobre participam em Redes Sociais. Os cientistas descobriram que os momentos de menor satisfação com a vida coincidiam com os de maior número de visitas às páginas do Facebook. Por outro lado, quando conversavam com amigos pessoalmente ou por telefone, dificilmente as pessoas apresentavam melancolia.

“Em uma primeira análise, o site em questão parece ser um meio valioso de atender à necessidade humana por conexões sociais” afirma o psicólogo Ethan Kross, autor do trabalho. “Mas nossos achados sugerem que, em vez de aumentar o bem-estar, ele pode, na verdade, diminuí-lo”, conclui. Para não sabotar a própria alegria, melhor maneirar no tempo dedicado às redes sociais.

Na Noruega, a Universidade de Bergen detecta o vício pelo Facebook através do seguinte questionário:

  • 1- Você gasta muito tempo pensando no Facebook?
  • 2- Sente anseio de visitá-lo?
  • 3- Utiliza-o com o objetivo de esquecer seus problemas pessoais?
  • 4- Tentou, sem sucesso, controlar o uso do Facebook?
  • 5- Fica agitado ou preocupado se não consegue acessá-lo?
  • 6- Usa tanto que isso impacta no trabalho ou nos estudos?

Viciados em internet - Como saber se nossos filhos são?

Imagem extraída de: https://www.obrasileirinho.com.br/viciados-em-internet/

– Agradeça a Deus.

Pausa nas atividades do dia para conversar com Deus.

Todos nós temos algo para pedir e agradecer. Façamos sem ressalva, na intimidade com o Divino que nos ama.

Aqui, minhas forças se recarregam, diante do Cristo Vivo na Eucaristia.

Foto: Arquivo Pessoal (Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, Bragança Paulista / SP)

– Sylvinho e o filme repetido no Corinthians. Aliás… ele sobre preconceito por ser estudado?

No futebol, quando um cartola diz que seu técnico está prestigiado, é justamente nesse momento que ele, treinador, deve abrir o olho…

Existem lógicas que se confirmam: por exemplo, de que um profissional “vai cair se não ganhar o próximo jogo”. Quando ele ganha, apenas posterga a sua demissão, que sem dúvida irá acontecer nas próximas rodadas.

Vide: Rogério Ceni, Campeão Brasileiro e Campeão Carioca pelo Flamengo. Mesmo bem posicionado na tabela e com títulos, sempre estava “pendurado”, quase “caindo” a cada rodada. Até que caiu.

Outros? Hernan Crespo, Campeão Paulista, no “cai-não-cai”. Fernando Diniz no Santos. O próprio Vágner Mancini no Corinthians.

A verdade é: começou o “diz-que-me-diz” que o treinador está pressionado e que pode cair, ele cai mesmo (não necessariamente nas rodadas imediatas, mas nas outras vindouras). O “bola da vez” agora é Sylvinho, que pegou um elenco dito que “lutaria contra o rebaixamento” e está em 4o colocado no Brasileirão. E contra ele, pesa um preconceito do futebol: é um cara estudado!

Lembrei-me do que ocorreu certa vez com o zagueiro são-paulino, Luís Eduardo, que falava muito bem. Recordando em: https://professorrafaelporcari.com/2015/08/05/luis-eduardo-e-o-preconceito-a-quem-estuda/

Sylvinho - treino do Corinthians - 23-11

Sylvinho no treino desta terça-feira no CT Joaquim Grava: seis meses de trabalho (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

– Uma coxinha de chocolate arrebenta qualquer dieta…

Hoje não postei minha foto das frutas saudáveis… elas me fazem bem.

No entanto, relaxei nesses dias. Troquei a maçã pelo doce.

Olhe só essa COXINHA DE CHOCOLATE que comi na semana!

Pobre “barriga gorda minha”…

🍫guloseima

– A opinião de Billardo sobre Neymar era certeira ou não?

Carlos Billardo, ex-técnico da Seleção Argentina, declarou em 13/06/2011 à TyC Sports, em meio a euforia brasileira sobre o jogador Neymar na época:

Neymar é uma invenção dos brasileiros, não dá para comparar com Messi“.

Na época, houve revolta de muitos, já que o ex-santista era novidade e alguns já o colocavam como craque comparável ao argentino Messi.

Passado esse tempo (portanto, há mais de 10 anos), diga: você concorda ou discorda dessa afirmação?

Em tempo: segundo Jorge Billardo à mesma Tyc, seu irmão Carlos ainda não sabe da morte de Diego Maradona (1 ano após o ocorrido) nem do ex-treinador Sabella (seu amigo pessoal), devido à saída debilitada.

Televisores desligados para Bilardo: família esconde morte de Maradona ao ex-treinador | Maradona | PÚBLICO

Imagem extraída de: “O Público”, crédito em https://www.publico.pt/2020/11/26/desporto/noticia/televisores-desligados-bilardo-familia-esconde-morte-maradona-extreinador-1940807

– Grigio.

Muito cinza e muito escuro. Dia chuvoso, moribundo.

Cadê você, horizonte azul?

Volte logo, amigo sol

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#landscapes #paisagem #natureza #nuvens #clouds

– A flor do manjericão.

Aqui em casa temos uma horta muito bacana. E um destaque dela é nosso manjericão.

Eu AMO qualquer coisa temperada com ele… ô gula… Olhe aí a sua flor:

Imagem

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Cuidado com quem você anda…

Andemos e partilhemos com gente de boa índole. Às más companhias, busquemos levar amizade, ensinamento e mudança de vida.

Uma mensagem bíblica de grande sabedoria, escrita por São Paulo aos Coríntios:

– O “Papo Reto” é muito legal. Assistam!

Agradeço o carinho do grande amigo Adilson Freddo e de toda a equipe da TV Japi! Estive nesta semana no “Papo Reto”, um programa divertido e com ótimo alto astral!

Futebol e boa resenha, sem dúvida, é com esse pessoal ⚽️.

– Bom dia, 6a feira (post 4 de 4 – visando a contemplação).

🌅 Desperte, Bragança Paulista, com seu horizonte infinito (bem nublado e abafado).

Que a sexta-feira possa valer a pena!

(E há de valer, creiamos nissofaça chuva ou faça sol).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sol #sun #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6a feira (post 3 de 4 – visando o relaxamento).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço), pois o prazer da corrida parece ser perene.

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: roseiras tão vivas e coloridas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente e a alma.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6a feira (post 2 de 4 – visando a paz).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando nas coisas do Alto e faço uma prece à Nossa Senhora (a Mãe de Jesus e nossa também):

“- Ó Virgem Maria, tão solícita e pronta para nos ajudar, rogai por nós que recorremos a vós – e nos visitai como fizestes à sua prima Isabel. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá. Confie!

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6a feira (post 1 de 4 – visando a saúde).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Eu estou “verticalizando o esqueleto” logo cedo, a fim de cumprir todas as tarefas do dia.

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde (essa disciplina é importante para que tenhamos sempre um bom condicionamento físico e um bem-estar constante). Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre, pois faz bem.

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #skechers #nike