– A culpa da polêmica em Palmeiras 2×2 Atlético Mineiro é de quem: do VAR ou da Falta de Uniformização de Critérios?

Se existisse o prêmio de “Pereba do Brasileirão” (ao invés de “Craque do Campeonato Brasileiro”), o VAR levaria a “honraria”.

É incompreensível. Toda novidade pode ter dificuldade ao ser implantada, mas depois tende a evoluir. Após algum tempo, o VAR brasileiro só viu seu projeto involuir.

Digo isso pelos critérios de impedimento passivo / ativo que estão irritando (com razão) a torcida do Palmeiras. Entenda:

No Fluminense x Palmeiras, Yago chuta e a bola vai bater em seu companheiro que está em posição de impedimento (encobrindo a visão do goleiro). Ele se abaixa e a bola vai ao gol. O VAR não entende como impedimento ativo mas passivo. Errou ao validar o gol.

No Fortaleza x Palmeiras, Patrick de Paula chuta e a bola vai bater em seu companheiro (Gustavo Gómez) que está em posição de impedimento (encobrindo a visão do goleiro). Ele abre as pernas e a bola vai ao gol. O VAR entende como impedimento passivo. Acertou ao validar o gol (sobre esse lance, comentamos aqui – acesse para entender didaticamente a Regra: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/11/21/o-acerto-do-var-na-anulacao-do-gol-em-fortaleza-1×0-palmeiras/).

Porém, embora 2 lances idênticos tenham tido diferentes decisões, na noite desta 3a feira uma jogada muito parecida trouxe a ira dos jogadores do Palmeiras. Entenda: Hulk (CAM) chuta para o gol e Nacho Fernandez (CAM) está em posição de impedimento. O atleticano teria passado da condição de passivo para ativo, e atrapalhado o goleiro Jaílson (SEP), quando a bola passa por ele?

Repare que Nacho não está exatamente na frente de Jailson, atrapalhando seu campo visual, na hora do chute. Mas o detalhe é: durante a trajetória da bola, ela faz uma curva forte, e ele se vira para que ela não bata nele. É nesse momento que a atenção da visão do goleiro é atrapalhada.

Enfim:

1- se o chute vai reto e firme para o canto esquerdo de Jailson, gol legal, pois Nacho não teria atrapalhado em nada.

2- Indo ao canto direito em curva, gol ilegal, pois atrapalhou o goleiro.

Repito: cadê a interpretação correta da Regra (acima até da questão da uniformização de critérios)?

Imagem: Print da tela com marcações do autor do texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.