– Vamos debater? Só que…

Eu sempre sou aberto a debates, discussões respeitosas e interação (e gosto disso). Mas para que sejam momentos saudáveis, lembremo-nos:

  • Respeitar a opinião alheia não é concordar, mas, simplesmente, respeitar! Se você não concorda comigo, tudo bem. Eu também não preciso concordar contigo, mas saiba: respeitarei sua opinião.
  • Se debatemos um assunto, no qual ambos falam sobre o que pensam, ótimo. Mas a insistência para convencimento alheio nunca é salutar. Muitas vezes, devemos pensar que: expresso minha opinião / ouço a do meu próximo / faço meu contraponto / ele faz o contraponto dele. Passou disso, há o perigo de existir imposição de ideias (a não ser que seja um bate-papo informal).
  • Palavrões, xingamentos ou linguajar chulo? Esqueça. Não fui educado para escrever ou falar bobagens que constrangem o leitor. Afinal, nossas searas são públicas, e sendo assim, não vale a pena conversar com quem tem vocabulário “boca-suja”.
  • Preconceito, desrespeito e qualquer outra forma de inferiorizar uma pessoa (seja pela prática de homofobia, sexismo, intolerância política ou religiosa, xenofobia, racismo, extremismo ideológico ou simplesmente ofensa gratuita por divergência de opinião), não valem também.

Peço minhas sinceras desculpas em “expor condições para interagirmos” (e olha que eu sou um mísero cidadão qualquer), mas cansa tanto cara agressivo, grosso, mal-educado, raivoso, fanático, ou simplesmente, pobre de espírito que entende que a Internet é um “território livre para ofensas e outros abusos”. Não é!

“Pensar diferente e discutir não é fazer do próximo um inimigo ou adversário; ao contrário, é entender o sentido da visão diversa expondo educadamente um entendimento por novo prisma” (Frase própria que gosto de difundir).

Concorda com esses termos? Fiquemos à vontade então para o diálogo produtivo e de crescimento intelectual.

Foto-Arte extraída de: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-aperto-de-mao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.