Que ironia: dois times com mascotes adversários (Dragão x São Jorge) se enfrentaram e houve um gol polêmico (o de empate do mandante), confirmado pelo árbitro piauiense Antonio Adib depois de muita conversa com o VAR Heber Roberto Lopes.
Acertou ou errou?
ACERTOU. Explico:
- A bola é cruzada e tem Brian (ACG) em posição de impedimento. Porém, ela acaba indo a Zé Roberto (ACG), que estava em posição legal, que ganhou pelo alto de Roger Guedes (SCCP), sem cometer nenhuma infração.
- Se Brian tivesse tocado, seria impedimento ativo por participar da jogada.
- Se Brian tivesse atrapalhado Cássio ou “chamado” a marcação de algum zagueiro corintiano, seria impedimento ativo por interferir contra um adversário.
Porém, Brian não toca na bola e nem atrapalha ninguém. Roger Guedes, inclusive, só se preocupa com a marcação de Zé Roberto, que está em posição legal (há uma “câmera da linha de fundo” que mostra perfeitamente isso). Portanto, acertou a arbitragem.
Observação: “atacar a bola”, “se deslocar” ou “chamou a atenção” por si só, são expressões utilizadas no futebol de maneira errônea se tiradas do contexto. Elas não colocam um jogador em impedimento passivo para ativo. Há de se entender a regra e analisar os envolvidos. Brian, nesta noite, não interferiu em nada (se ele não existisse na jogada, não mudaria em nada o lance).
Vídeo do gol em: https://ge.globo.com/futebol/video/aos-43-min-do-2o-tempo-gol-de-cabeca-de-ze-roberto-do-atletico-go-contra-o-corinthians-9852216.ghtml
A explicação em vídeo, aqui: https://youtu.be/b_AmizAIFCM
\
