– E o Oliveira vai poder estar na arquibancada?

O treinador do Colorado Caieiras, Oliveira (técnico que caiu com o Galo da Japi na última temporada), recebeu Cartão Vermelho no seu último jogo e não poderá dirigir o seu time contra o Paulista FC na próxima rodada da 2a Divisão Sub 23. Porém, em nosso país, permite-se que ele fique no camarote dos diretores na partida seguinte, sem ir aos vestiários ou se comunicar de qualquer forma com a equipe.

Cuca, atualmente no Atlético Mineiro, já foi punido por ter sido flagrado conversando ao celular no seu lugar reservado em tal situação. Foi punido. Porém, ele estava em jogo na 1a divisão do Brasileirão com várias câmeras o fiscalizando. Oliveira estará em partida na 4a divisão do Estadual, sem fiscalização dos órgãos oficiais…

Claro, com os protocolos da prevenção à Covid que tentam diminuir o número de pessoas presentes em um estádio, há muitas restrições. Mas não tenhamos dúvida que Oliveira estará como credenciado em algum cargo diretivo no Jayme Cintra (e isso é permitido, desde que alguma ação não infrinja o que está proibido como treinador).

Aliás, quanta hipocrisia ver torcedores registrados como “diretores” descaradamente torcendo. Vide Flamengo x Paulista do último sábado, com as pessoas do “Corvo” atrás do gol do goleiro da casa, em clara infração às normas. Só “não dará nada” (em se falando em punição) pois eles estavam credenciados.

Na Europa, essa discussão surgiu em 2011 e funciona diferente. Compartilho, extraído de: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2011/08/23/treinador-suspenso-pode-ficar-na-geral/

TREINADOR SUSPENSO PODE FICAR NA ARQUIBANCADA?

Na Europa, não. Aqui, há dúvidas.

Aqui, quando treinador é suspenso, vai à um camarote e acaba, indiretamente, dirigindo o time de lá por rádio ou qualquer outro meio de comunicação. Não pode estar no banco como técnico, mas sua vontade e opinião chega ao seu substituto.

Na Europa, tivemos nessa semana um caso interessante. O francês Arsene Wenger, técnico do inglês Arsenal, foi expulso por mau comportamento na partida entre Arsenal X Barcelona nas Oitavas de Final da Champions League (gesticulou contra as marcações do árbitro Massimo Bussaca, acirrando os ânimos dos seus atletas contra o árbitro – jogo ocorrido no primeiro semestre deste ano). Julgado, recebeu 2 jogos de suspensão (assim como Scolari).

No cumprimento da primeira partida de suspensão, na última semana, contra a Udinese, Wenger estava na arquibancada, e foi flagrado conversando num telefone celular no mesmo momento em que seu substituto no banco também conversava em outro aparelho. A Comissão Disciplinar da UEFA entendeu, reunida ontem, que Wenger cometeu outras duas infrações:

1) por estar suspenso, não poderia conversar por rádio, celular, bilhete, recado ou qualquer outra forma com o banco.
2) mesmo se estivesse calado na arquibancada, não poderia estar ali, já que a suspensão implica em estar proibido em estar dentro do estádio.

Segundo Brian Howowood, jornalista da Ag Reuters (citação em: http://www.reuters.com/176593), a defesa do treinador será a de que a punição foi confusa: Wenger imaginava que poderia pagar um ingresso e assistir ao jogo no meio da multidão, anonimamente, e não imaginava que comunicadores estavam proibidos. Alegará ainda que conversava ao telefone com sua esposa, não com o treinador substituto.

Por este ato, a pena a Arsene Wenger foi aumentada em mais 2 partidas; ou seja, dobrou-se a pena).

E você, entende que o técnico não pode entrar no estádio quando está suspenso do banco? Deixe seu comentário:

Treinador adota o estilo "sincerão" e torce para o Paulista A3 não voltar -  Futebol Interior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.