– Pedestres e ciclovia: um problema de fácil resolução em Bragança Paulista.

É muito prazeroso passear no Lago do Taboão. Seja uma corrida ou uma pedalada, o ambiente é ótimo e tudo conspira para uma atividade física muito salutar.

Porém…

Existem usos e costumes em diversas cidades. Se você for ao Litoral, em Santos, não há um pedestre sequer transitando na ciclovia. Em Jundiaí no Parque da Cidade, outro exemplo: as pessoas respeitam a ciclovia (pintada com as laterais vermelhas) e andam na calçada (pintada com as laterais azuis). Aqui em Bragança Paulista, no Lago do Taboão (um incrível cartão-postal do município), você tem que implorar para as pessoas saírem da ciclovia e andarem na calçada (ambas são largas e espaçosas).

O problema é: se pegar um ciclista desatento ou impaciente, e coincidir de ter um pedestre teimoso (ou que, sem maldade mas por ingenuidade) esteja na ciclovia, pode ocorrer acidentes. E acidentes são evitáveis!

  • Alô, Prefeitura: que tal uma campanha de conscientização para que “lugar de bike seja na ciclovia e de pedestre na calçada”? Aproveite que estão sendo pintadas as lixeiras e outras construções ali, e demarque a calçada de azul nas laterais.

É somente uma crítica construtiva, que evita acidentes e pode contribuir para maior harmonia no maravilhoso local. Aliás, é só dar uma passada no domingo de manhã, em dia de sol, e ver os conflitos que poderiam ser evitáveis se alguns pedestres desavisados não andassem na ciclovia (imagine uma bicicleta em alta velocidade freando em cima de um cidadão…).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.