– Renomeando o Prêmio The Best para Prêmio Pelé

Os deuses do futebol não brincam em serviço: prepararam a festa da FIFA para a premiação do The Best, reuniram os 3 melhores jogadores de futebol do planeta e precisaram escolher uma data.

  • Qual foi ela?

A do nascimento do Rei do Futebol: 23 de Outubro, aniversário de 77 anos de Pelé.

Que tal a sugestão para que o Prêmio “The Best” para Melhor do Mundo seja chamado de Prêmio Pelé, assim como o do gol mais bonito é Prêmio Puskas?

A FIFA deveria pensar sério nessa possibilidade.

bomba.jpg

– O Pai do Garotinho Morto em Goiás: ser acima do limite humano!

Não consigo ficar vendo as matérias que vem de Goiânia dos garotos mortos pelo menino que sofreu bullying e atirou neles. Mas algo que não posso deixar de escrever: as declarações de um dos pais das vítimas!

Não sei o nome dele, mas ouvi sua entrevista falando que PERDOA o garoto que assassinou seu filho, pede para que os outros sejam misericordiosos com o menino atirador e que rezem por ele!

Você teria tão digna e magnífica atitude…?

bomba.jpg

– Surreal: o Navio afundado e encontrado no Embaré

Dá para acreditar que em uma das praias mais movimentadas de Santos, encontrou-se embaixo da areia (sim, onde os banhistas ficam) um NAVIO?

Parece coisa de filme, mas é verdade. Me surpreende o local: entre os canais 4 e 5. E fica a questão: como nunca ninguém soube da existência dele ali, do tamanho que ele é?

Abaixo, extraído de: https://glo.bo/2xaksDH

NAVIO NA PRAIA?

Navio que surgiu em praia de SP pode guardar ‘tesouro’ desconhecido.Após sondagem da área, equipes conseguiram detalhes da embarcação, que foi revelada após 100 anos e está praticamente intacta.

A sondagem da área onde apareceram os destroços de um navio centenário em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo, revelaram que a embarcação está toda enterrada e que, dentro dela, há um objeto de metal do tamanho de um carro popular. Uma equipe de arqueólogos aguarda liberação para poder realizar a escavação do local.

Em 22 de agosto, a maré baixa e a erosão na Praia do Embaré provocaram o aparecimento de pedaços de madeira e metal que se assemelham a um casco de navio, próximo à mureta do Canal 5. Segundo a prefeitura, os destroços têm pouco mais de 50 metros de comprimento e 12 metros de largura, aproximadamente.

Mesmo antes da sondagem, feita em 21 de setembro com três equipamentos, a equipe que estuda a descoberta já havia constatado que trata-se de uma embarcação de mais de 100 anos, por conta do material encontrado (madeira e metal). A suspeita é que seja o veleiro inglês Kestrel, que afundou nessa região em 11 de fevereiro de 1895.

“Analisamos as imagens obtidas e constatamos que o navio está inteiro enterrado. O que vemos ali na faixa de areia é o convés dele”, afirma o arqueólogo Manoel Gonzalez, que lidera um grupo de seis pesquisadores. Os destroços têm profundidade média de três metros, em toda a extensão da área.

As imagens ainda mostram que a proa do navio (parte frontal) está na direção de São Vicente e que a popa (parte traseira) está próxima ao Canal 5, mas que não encosta ou passa por baixo da estrutura, construída em 1927. A disposição do barco, segundo Gonzalez, também evidencia um possível veleiro.

O arqueólogo explica, ainda, que a embarcação está parcialmente adernada, o que faz o delineamento do casco na faixa de areia não ser proporcional dos dois lados. “É possível notar que houve uma acomodação de um dos bordos, que abriu mais que o outro, que permaneceu intacto com o passar dos anos”.

Além disso, um objeto de metal de seis metros de comprimento por dois de largura intrigou o grupo. “Não sabemos o que é. Pensamos em uma caldeira ou até em um canhão, mas descartamos. Ele está localizado na parte da frente, próximo ao centro e do lado esquerdo, e pode nos ajudar a revelar esse navio”, diz.

Gonzalez aguarda autorização da Marinha do Brasil para realizar uma escavação prévia de trechos da área, para complementar a análise e encontrar outras pistas, como eventuais cargas que ele transportava. “Por enquanto, é um fragmento sem vida. Tendo todas as informações encontradas, ajuda a criar uma vida para ele”.

A Marinha do Brasil ainda analisa os documentos protocolados pelo arqueólogo sobre a descoberta. Apenas a autoridade marítima pode autorizar a escavação do sítio arqueológico, que é monitorado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Ministério Público, na esfera Estadual e Federal.

A intenção dos pesquisadores é escavar toda a área e retirar por completo o navio. “É uma operação que deve ser feita para preservá-lo, além de garantir a segurança dos banhistas. Depois, ele pode ser exposto”, fala. Estima-se que o trabalho custe R$ 1 milhão, e o grupo ainda estuda uma maneira de viabilizá-lo.

Funcionários da limpeza urbana se depararam com a estrutura parcialmente enterrada na areia durante a limpeza das praias. Equipes da prefeitura foram deslocadas ao local e constataram aquilo que parecia ser parte do casco de uma embarcação de madeira. A área foi isolada, por segurança.

“Esse navio estava enterrado ali há muito tempo e, com o rebaixamento da areia, acabou ‘aflorando'”, explicou a subprefeita da região da orla, Fabiana Ramos Garcia Pires. A administração municipal cercou a área por segurança, instalou placas indicativas e posicionou uma câmera para monitorar os destroços.

Para o prático em atividade mais antigo no Brasil, Fabio Mello Fontes, trata-se de uma embarcação centenária, construída antes de 1930. “Ferro e madeira não foram mais usados depois desse período, por isso, deve ter mais de 100 anos. Certamente é uma embarcação muito antiga, que ainda requer investigação minuciosa”, disse.

Arqueólogos e historiadores de Portugal foram acionados para auxiliarem nas investigações. “Desde a localização, estamos monitorando toda a estrutura. Fizemos imagens e enviamos a especialistas em embarcações de madeira, em Portugal. Eles estão analisando tudo e colaborando”, complementou Gonzalez.

bomba.jpg

Destroços de navio atraem a atenção de curiosos em Santos, SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)

– Grêmio 1×3 Palmeiras, São Paulo 2×0 Flamengo e os dois lances discutíveis.

Vejo muita reclamação nas Redes Sociais sobre dois lances da rodada – um na Arena de Porto Alegre e outro no Pacaembu.

Vamos a eles:

GFPA x SEP, Pênalti em Keno – aos 7 minutos do segundo tempo, dentro da área, Kaio chuta Keno e o árbitro ignora. Não resta dúvida do equívoco do árbitro Ricardo Marques Ribeiro ao não marcar pênalti, e talvez a explicação seja simples: desconcentração! Existe um problema com os árbitros em geral que pouco se comenta, que é o de “não se acostumar com a virada do campo”. Sua mente está se adaptando ao novo esquema de “falta aqui é para o azul, se for lá agora é do verde”. Nos minutos iniciais da virada de 1o para 2o tempo (como ocorrido em Porto Alegre), isso pode acontecer (e é o que deve ter acontecido). Convido a quem gosta do assunto a fazer um levantamento de decisões importantes dos árbitros em lances polêmicos (quando eles ocorrem) entre o 1o e 10o minuto em campo do segundo tempo. Discutimos esse assunto em um módulo de Doutorado da USP na disciplina “História Sociocultural do Futebol” com os profs Honório e Flávio, e que foi de muita valia para o debate de percepções temporais no campo de jogo.

SPFC x CRF, Gol de Lucas Pratto – aqui, embora comparado, foi uma situação diferente do atacante Jô do Corinthians na polêmica contra o Vasco (que suscitou até mesmo o blablablá de Del Nero dizendo que implantaria o árbitro de vídeo na rodada seguinte, apenas para ganhar Eurico Miranda no papo). Relembre o lance aqui: http://wp.me/p55Mu0-1Gi. No Pacaembu, quando o atacante argentino vai receber a bola, há um desvio do defensor flamenguista, próximo a ele. Em um primeiro momento, achei que houvera batido no ombro, mas com a “lupa” da TV se vê que foi no ante-braço. Nesse caso, tanto faz onde pegou, já que seria muito difícil fazer o braço / ante-braço / ombro / peito ou seja lá o que for desaparecer, devido à proximidade do desvio do adversário e rapidez da bola. Repare ainda outro subsídio para validar o gol: ele não deixa o braço ir à bola em movimento antinatural, ela simplesmente bate nele. Portanto, acerto do árbitro e não se pode dizer que foi mão intencional.

Enfim, a cada rodada que se aproxima do final do campeonato, os erros (os menores que possam ser) ganharão muito destaque pela luta pelo título ou fuga do rebaixamento.

bomba.jpg

– Pode começar, Segundona!

Iniciando mais uma jornada bem cedinho. Compartilho 4 momentos motivacionais da manhã / madrugada, buscando endorfina para vencer os compromissos. Abaixo:

Bom dia!
Começando bem a semana. Para isso, vamos correr?
#Fui #RunningForHealth #run #cooper #saúde #corrida
bomba.jpg

Correndo e Meditando na Cruz de Jesus, Nosso Senhor!
#Fé #Santidade #Catolicismo #Cristo #PorUmMundoDePaz
bomba.jpg

Fim de cooper – suado, cansado e feliz, curtindo a beleza das flores.
#corrida #running #flowers #CorujãoDaMadrugada #alvorada #flor
bomba.jpg

06h20 – Clareie, Jundiaí! Sem sol, com nuvens e chuva, mas com muita alegria.
Ótima Segunda-Feira a todos.
#sky #céu #photo #nature
bomba.jpg

Que seja uma semana muito boa para as pessoas de boa vontade (e para as que não são também!)