– E o árbitro da Final da Copa do Mundo será… (e as Seleções)?

Sem especulações, usando a razão: tirando os árbitros das semifinais e seus 4º árbitros (que por motivos óbvios não apitarão a final), sobraram em terra catari apenas 6 árbitros para a final da Copa do Mundo (aqui, não vale contar os 4ºs árbitros, pois eles não apitarão a decisão.

A lista dos árbitros para a final, excluindo os dispensados, é de:

  • Abdulrahman Al-Jassim (Catar)
  • Anthony Taylor (Inglaterra)
  • Danny Makkelie (Holanda)
  • Ismail Elfath (EUA)
  • Szymon Marciniak (Polonia)
  • Wilton Pereira Sampaio (Brasil)

Repare: 3 da UEFA, 1 da Conmebol, 1 da Concacaf e 1 da Ásia. Os europeus realmente foram muito bem no Mundial; mas a FIFA precisa fazer o trâmite político e deixar um da América do Sul na lista (Wilton foi o melhor do continente) e um da América do Norte/Central. Por fim, o catari já “está em casa”.

Qual deles será o escolhido? Depende da proposta da FIFA em agradar alguma confederação. Lembremo-nos quem 2014, o sueco apitaria a final e a AFA conseguiu vetá-lo e em seu lugar entrou o italiano Rossetti.

Por escolha técnica, eu apostaria (em primeiro lugar) no polonês, depois no inglês e no holandês. Se for fazer uma média com os americanos (já que a FIFA andou morrendo de medo deles depois do FIFAgate), apitará Ismail Elfath (desde que o Marrocos não esteja na final, pois ele é marroquino naturalizado americano). Sampaio ou Al-Jassim dependeriam do aceite dos finalistas (o brasileiro, pela sua atuação derradeira; o catari, pela inexperiência, embora tenha sido o árbitro de Flamengo x Liverpool em 2019).

Raphael Claus, que permanece no Catar, poderá ser utilizado como 4º árbitro da decisão de 3º e 4º lugares ou até na final. Apitar, não mais (ficará com os dois jogos da primeira fase no Curriculum, o que já é ótimo).

Quanto às seleções finalistas: eu gostaria demais de ver o Messi como Campeão de uma Copa do Mundo! Mas, confesso, não gostaria de ver os argentinos levantarem a taça… o unfair-play dos mesmos contra a Holanda foi um insulto ao futebol. 

Será que teremos a repetição da final de 2018, com França x Croácia? Ou o jogo dos sonhos da FIFA: Argentina x França? A zebra seria Croácia x Marrocos…

Aguardemos!

Em tempo: no final as contas, as mulheres do apito, infelizmente, foram meras figurantesmuito pouco escalar em apenas 1 jogo a francesa, e não aproveitar a japonesa e a africana como árbitras centrais.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.