– Pessoas Eletrossensíveis e o Mundo da Tecnologia

Muito se tem falado e questionado sobre consequências ruins de ondas de celular ou equipamentos eletrônicos na saúde dos usuários. Mas sabia que se os estudos não comprovam ou desaprovam os resultados, há os que comprovadamente mostram pessoas eletrossensíveis?

Extraído de: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/380180_OS+ELETROSSENSIVEIS

OS ELETROSSENSÍVEIS

Por Mônica Tarantino

As informacões que você lerá a seguir foram extraídas da matéria que eu escrevi para a edição de ISTO__É que circula esta semana. Mas fiquei tão impressionada com a condição dessas pessoas eletrossensíveis (EHS é a sigla em inglês para designá-los) aos efeitos das ondas eletromagnéticas emitidas por torres de transmissão elétrica, antenas de televisão, celulares e Wi-Fi que decidi retomar o assunto aqui no blog. Há diversas organizações voltadas para o reconhecimento dessa condição como uma doença e para garantir a criação de locais limpos de ondas eletromagnéticas, as chamadas zonas brancas, para abrigar quem se descobre atingido pela EHS. 

Em geral, as pessoas afetadas precisam deixar suas casas e recolher-se por um algum tempo em áreas preservadas de ondas eletromagnéticas para se “desintoxicarem” dos efeitos da exposição. Você pode imaginar professores de tecnologia da informação, neurologistas, sociólogos e crianças deixando as cidades para viver em cavernas ou em vilas e abrigos projetados para bloquear ondas eletromagnéticas? Pois eles são cada vez mais numerosos. Quando expostos a campos de radiação eletromagnética, apresentam sintomas como dores de cabeça e no corpo, fadiga, estresse, distúrbios do sono. Seja qual for a sua causa, os sintomas de EHS são reais e, por vezes, incapacitantes. 

No mundo, portadores de EHS se mobilizam para que a condição seja declarada uma doença. Na semana passada, muitos se reuniram em uma zona criada para  eles na região de Saint-Julien-En-Beuchene, nos Alpes franceses. É uma área livre de antenas de telefonia e distante de linhas de transmissão de energia elétrica. Até aparelhos eletrodomésticos são evitados e as pessoas deixam o celular na entrada. 

Sob um toldo protetor, membros dessa comunidade e líderes como Phillipe Tribaudeau, da ONG Une Terre pour Les EHS, fizeram um balanço das conquistas e desafios. Há 15 dias, a Comissão de Deficientes de Essonne, na França, concedeu, pela primeira vez, ajuda financeira permanente a um indivíduo com diagnóstico de eletro-hipersensibilidade. Antes, outros haviam obtido auxílio para comprar equipamentos de proteção, como medidores de ondas eletromagnéticas. Na prática, a vulnerabilidade de cada indivíduo com EHS é variável. Vai desde quem é gravemente afetado pela exposição, como Triauadou, que precisou se mudar para uma caverna, até uma alergia por causa da proximidade com computadores ou linhas de energia. 

A medicina considera o tema controverso. Há quem julgue o conjunto de dados suficiente para caracterizar a doença, enquanto outros especialistas acreditam que os sintomas se misturam aos de outras patologias, como a intoxicação por metais pesados. Entre os estudos em andamento, um deles está sendo realizado pelas autoridades de saúde francesas e tem resultados previstos para 2015. Mas há países que já tomaram medidas com base nas evidências científicas disponíveis. Na Suécia, a hipersensibilidade elétrica é reconhecida como um comprometimento funcional. “Existem cerca de 250 mil suecos com essa deficiência”, disse à ISTOÉ o cientista Olle Johansson, do Instituto Karolinska, em Estocolmo. “Essas pessoas merecem respeito e tratamento. Jamais discriminação”, diz. Lá, a associação para hipersensíveis recebe subsídio governamental. Na Espanha, Alemanha e EUA o problema é classificado como deficiência. No Brasil, pesquisas são feitas na Universidade Federal de Minas Gerais.

Na América Latina, um caso grave é o do psiquiatra e neurologista colombiano Carlos Sosa. “Fui diagnosticado em 2006 e precisei mudar radicalmente de vida”, disse à ISTOÉ. Aos 47 anos, vive sozinho nos arredores de Medellín em uma casa na qual possui algo que chama de gaiola de Faraday, para se proteger das ondas eletromagnéticas. Sosa suporta cerca de 20 minutos de conversa pelo telefone ou computador até que apareçam sintomas como dores de cabeça e náusea. Em 2006, saiu de sua casa porque percebeu que a origem do mal-estar intenso que sentia havia três anos era a proximidade com uma antena de micro-ondas/Internet e Wi-Fi (sem fios). “Precisei me mudar quando a cidade em que vivia foi inundada por cerca de quatro mil antenas”, contou.O agravamento dos sintomas o levou a parar de trabalhar, lançando-o em uma vida de dificuldades financeiras. Ele não tem ajuda alguma.“Mas os estudos provarão que essas ondas são tão perigosas para a saúde como o tabaco e o amianto”, acredita. Para o cientista sueco Johansson, as ondas eletromagnéticas não são inócuas como muitos defendem. “Precisamos investigar em profundidade os efeitos desse novo fenômeno que se expande tão rapidamente pelo mundo por meio de dispositivos móveis.”

e59c963-1-11.jpg

Imagem extraída do link acima

– Eita, Capital…

Ah, São Paulo que nunca tem trânsito livre…

Depois de um dia cansativo, a Marginal Tietê parada é para coroar a 5ª feira.

– E quando você tem um “dia de Bia”?

Há certas situações nas quais você deve tomar cuidado para não fazer bobagem.

Respirar fundo, contar até 3 ou simplesmente se desconectar para não magoar profundamente alguém num momento em que você está tomado pela forte emoção (especialmemte se ela for negativa), é importante. A ausência de um diálogo, vez ou outra, é melhor do que uma discussão aflorada pelo nervosismo.

Digo isso por este meme, abaixo, da “Bia”. Veja e responda: já teve vontade de imitá-la?

Aqui:

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Somos uma grande gota…

Inspirador ou não, a frase abaixo?

Somente alguém que respira espiritualidade poderia dizer isso:

– E cadê o livro de Regras do Jogo 2022/2023?

As Regras do Futebol para a Nova Temporada (2022/2023) começaram a valer em 1º de julho de 2022. Mas… tente “imprimir” ou “fazer download” em “Língua Portuguesa falada no Brasil”!

Até hoje, 18 de agosto, as entidades oficiais brasileiras não atualizaram seus anexos. A CBF só disponibiliza hoje as alterações em seu link, sem as regras oficiais (link aqui: https://www.cbf.com.br/a-cbf/arbitragem/aplicacao-regra-diretrizes-fifa – verifique que as 17 regras não estão disponibilizadas).

A FPF, outra entidade importante, trabalha com o arquivo eletrônico da temporada 2021/ 2022, sem disponibilizar o link das alterações em seu site (exatamente o contrário da CBF, vide em: https://futebolpaulista.com.br/Arbitragem/Regras.aspx).

Caso as entidades tenham a boa vontade de colocar o arquivo das Regras 2022/2023 para impressão, ficarei feliz (normalmente, semanas depois de reclamação, fazem a atualização). Por enquanto, vou usando o App oficial da IFAB, que é o texto original em Inglês.

A questão é: em português e impresso, fica mais fácil para pesquisar especialmente quando não se tem acesso à Web…

Creiamos que, enquanto isso, todos os árbitros, bandeiras e VARs estejam devorando a regra em inglês. Ou não?

Ironias à parte, ao invés de ajudar na divulgação, parece que as entidades do futebol querem esconder os textos…

Nota Oficial

– Bala de Gelatina da Fadinha.

E a “Fadinha” virou bala de gelatina!

Parece que além de ser talentosa, a jovem skatista Rayssa é bem orientada… parabéns!

🛹 Ops: o sabor é razoável.

 

– Na Cantareira…

Aqui: Rodovia Fernão Dias, no Parque Estadual da Cantareira.

Depois dessa bonita formação arbórea, há uma enorme comunidade pobre, com barracos em área de risco e outras situações periclitantes.

É o Brasil, amigos…

– Pobre povo afegão…

A cada notícia que leio sobre o povo afegão, me questiono: o que será dessa gente? E das mulheres de lá? A mais recente é: depois de 1 ano da saída dos EUA, um protesto por educação às meninas é reprimido pelo governo local.

Desde o tempo de Alexandre, o Grande (Macedônia) que aquela região é invadida e a população fica ainda mais sofrida. Eles foram explorados por imperialistas britânicos, comunistas soviéticos e capitalistas americanos. Mas, sem dúvida, a pior das torturas é o Talebã, intimamente ligado a Al Qaeda.

  • Quando terão liberdade para ser uma nação independente, e as pessoas serem simplesmente cidadãos ou sonharem em ter voz?

E, o que me dói mais: as meninas! Deixarão de serem exploradas, não usarão mais as burcas e poderão estudar?

Que mundo é esse… o duro é ler gente que descreve o grupo terrorista como “libertário”.

Venda de burca dispara e mulheres protestam no Afeganistão: veja vídeo | Exame

Imagem extraída da Web.

– Serenidade.

A tranquilidade das águas…

Uma imagem de paz e calmaria!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lago #paisagem #natureza #landscapes #BragançaPaulista #inspiration

– Delícia… baião?

Hum… no almoço, um prato de “baião de 2”.
Que delícia!!!Quem está servido?

– E Fernando Haddad, candidato a Governador, faltou à sabatina…

E o Fernando Haddad, candidato a Governador de São Paulo, “deu o cano” na sabatina da Rádio Jovem Pan.

Tudo combinado, e ele não foi. E olha que os entrevistadores não seriam nenhum dos “supostos extremistas” alinhados ao presidente Bolsonaro, mas sim comentaristas mais centrados.

Gostei do que falou Diogo Schelp: quem perde nesse “cálculo estratégico” de faltar é o eleitor.

Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=xboz-oJcg2c

– Natureza sempre viva!

Um clique de ânimo, para uma alvorada tão viva.

E que seja sempre bonita, pois clicar o amanhecer sempre é um prazer!

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Ânimo! Por que lamúrias?

Está desanimado?

Tente rezar (mas faça sua oração com fé). Leio um tuite do Papa Francisco que muito consola.

A Esperança é um dom. É um presente do Espírito Santo.

Se ficamos com a alma retraída, desanimada, moribunda, como sarar? Pedir o Espírito Santo para nos animar (ânimo = alma viva; desânimo = sem alma), é pedir vida nova.

Portanto… Reze, ore, clame pelo dom da Esperança ao Paráclito de Deus! E o mais importante: não deixe a depressão tomar conta de você.

bomba.jpg

– Fluminense 2×2 Fortaleza: os lances polêmicos da arbitragem e a reclamação do tricolor cearense.

O Fortaleza reclama da arbitragem após sua eliminação da Copa do Brasil. Com ou sem razão?

Com razão, devido ao pênalti. Vamos lá:

Aos 59m, Brítez (FOR) está marcando Matheus Martins (FLU) que está na área. O atleta atacante sai dela, e o defensor (que ainda está dentro dela) tenta roubar a bola, cometendo infração. Pênalti ou não?

Lembre-se: a infração deve ser marcada no local onde ela se consome. Matheus Martins é tocado FORA DA ÁREA, não importa se o infrator estava dentro (portanto, é falta). Se fosse em cima da linha, seria pênalti (já que as linhas fazem parte da área penal). O árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou corretamente a falta, mas o VAR Pablo Ramon Pinheiro / RN sugeriu que foi dentro… errou. Wilton (que vai à Copa com Claus) deveria ter batido no peito e mantido sua decisão de campo. Pablo (que não vai à Copa, assim como nenhum VAR brasileiro irá, pois ninguém teve capacidade de se qualificar) deveria ter ficado quieto.

Aos 71m, Arias (FLU) cruzou para Cano (FLU) que fez o 2º gol. O braço do atacante está à frente da linha (entretanto, ele não conta para o impedimento, já que braços não são partes “jogáveis”). Resta a dúvida: as partes jogáveis dele estavam à frente ou em mesma linha do defensor? Confesso que não consegui assistir as linhas traçadas pelo VAR, mas lembro: se o lance é ajustado / duvidoso, deve prevalecer a decisão de campo.

A pergunta é: e a Inter-temporada dos árbitros, não adiantou?

Arte extraída de: https://diarioprime.com.br/futebol-ao-vivo/jogos-de-hoje/jogo-ao-vivo/serie-a-ao-vivo-fortaleza-e-fluminense-jogam-pela-serie-a-neste-sabado/

– Despertando o novo dia…

Céu das seis: que maravilha!

Que essa 5a feira seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Ajude-se, pedindo ajuda.

Como discordar da realidade desse pensamento?

O problema é: a conscientização dessa necessidade!

Veja só:

– #tbt 3: A beleza de um clique:

Há 2 anos…

‪Fotografia é uma arte que me seduz!‬

‪O registro do céu colorido entre nuvens carregadas é ímpar. O sol quer vencer, mas o frio o impede.

‪Aqui: CE Nicolino de Lucca, em Jundiaí.‬

Imagem

‪#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby‬

– #tbt 2: Girassóis.

Há 3 anos…

A natureza e suas belas pinturas…

Um lindo girassol para embelezar nossa timeline!

🌻📸 🍁 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #céu #natureza #fotografia #paisagem #inspiração #mobgrafia
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora

– #tbt 1: Cinderela.

Há 1 ano…

A Cinderela passou por aqui! Mas esqueceu o Sapatinho de Cristal

Na diversão, o chinelinho se transforma (com um pouco de criatividade e muita imaginação) e a brincadeira flui.

Viva a inocência das crianças.

🥿 #família #amor #paidemeninas

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

🌅 05h – Desperte, Bragança Paulista, ainda escura.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– 5a feira de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Hoje é quinta-feira, dia de adorar Jesus Eucarístico, como pede a Igreja Católica. 

Que tal uma prece ao Senhor, que está presente na Hóstia Sagrada?

ORAÇÃO AO CRISTO SACRAMENTADO

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, eis-­me aqui em companhia da Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu e dos justos da Terra, para visitar-­Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada. Creio firmemente que estais tão presente, poderoso e glorioso como estais no Céu; e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna, seguindo em tudo Vossas divinas inspirações; e em agradecimento de Vosso divino amor, quero amar-­Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.

Suplico-­Vos, Salvador de minha alma, pelo Sangue precioso que derramastes em Vossa circuncisão e em Vossa Santíssima Paixão, que exerciteis comigo este ofício de Salvador, dando-­me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, os dons da oração juntamente com a perseverança, para que, quando deixar esta vida, me guieis à glória eterna que gozais no Céu. 

Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí – SP. Arquivo pessoal.