Eu e minha filha Marina vimos o céu dando uma “piscada“ hoje de madrugada! E era um… meteoro.
Muita gente viu também. E você?
Olha a matéria, em: https://youtu.be/CitKzlpmB8A
Eu e minha filha Marina vimos o céu dando uma “piscada“ hoje de madrugada! E era um… meteoro.
Muita gente viu também. E você?
Olha a matéria, em: https://youtu.be/CitKzlpmB8A
A alegria da volta pra casa e encontrar as filhotas! ❤️🧡💛
Nossa querida Andréia voltou: https://www.youtube.com/watch?v=eg0uwnQPndE
Ainda hoje você encontra aqueles que não creem que a depressão é um dos males mais significativos e preocupantes dos nossos tempos. A eles, compartilho a importante matéria abaixo:
(Extraído do Jornal de Jundiaí, link em: http://www.jj.com.br/noticias-48777-depressao-nao-e-frescura-e-precisa-de-tratamento-serio-)
DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA E PRECISA DE TRATAMENTO SÉRIO
Por Gustavo Amorim
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas tenham depressão no planeta. Segundo a entidade, é a patologia que mais causa problemas e incapacidade no mundo atualmente. “Não é frescura”, ressalta o psiquiatra Ivo Pinfildi Neto. Para a psicóloga clínica Patrícia Galante, “ainda é um tabu”.
Afinal, você sabe o que é a depressão? Como reconhecer os sinais em si ou em familiares e amigos? Como é o tratamento? O psiquiatra Ivo Pinfildi destaca que a pessoa consegue observar em si mudanças comportamentais, mas nem sempre associa o quadro à depressão. “Ela pode demorar muito tempo achando que são coisas da sua cabeça, que a tristeza vai passar, que é algo passageiro. Mas o tratamento é necessário”.
Por isso, é fundamental saber quais são os sinais da depressão. “E são muitos”, acrescenta a psicóloga Patrícia Galante (confira os sintomas no quadro). Além disso, Pinfildi destaca que a pessoa fica acuada e tímida, o que dificulta o diagnóstico.
A empresária S. S. passou pelo estado de depressão e confirma que não teve essa percepção inicial. “Comecei a não ter vontade de nada, chorar por tudo, me esconder das pessoas, não dormir à noite. Ficava angustiada, não queria sair. Achava que era só cansaço”.
Ela revela que só descobriu a depressão quando foi ao médico por conta de palpitações que sentia no coração. “O cardiologista sugeriu um psiquiatra e só aí entendi o que estava acontecendo”, afirma a empresária. Pinfildi destaca que “o adulto depressivo sente que alguma coisa está esquisita dentro de si”.
Fatores
Muitos são os fatores que podem desencadear o estado depressivo. Segundo os profissionais ouvidos pela reportagem, um deles pode ser o próprio ambiente em que a pessoa vive. “O trabalho estressante, o desemprego, uma alimentação não saudável, problemas familiares, falsa sensação de felicidade. Tudo isso pode influenciar, mas não são a causa”, afirma Ivo Pinfildi.
A psicóloga Patrícia Galante também segue essa linha, mas alerta: “Não são as causas, mas os gatilhos que levam a pessoa a entrar em depressão. A pessoa pode já ter uma propensão e qualquer aspecto pode ser a gota que faz o copo transbordar. É importante não criar expectativas”.
Tratamento
Por ser um estado tanto físico quanto biológico e psicológico, a depressão deve ser tratada com várias abordagens. Tanto o psiquiatra Ivo Pinfildi quanto a psicóloga Patrícia Galante concordam que os profissionais têm importância fundamental no tratamento – a psiquiatria com o lado químico/biológico e a psicologia com o entendimento do processo. “Um dos fatores mais importantes, entretanto, é a família. É o carinho, é o cuidado com o ser humano. O familiar não pode começar julgando quem está com depressão. Não ajuda em nada e, inclusive, atrapalha e aprofunda o estado. Não pode falar ‘vai passar’ porque quem está sofrendo sabe que não é tão simples. E também não pode cobrar que suma como se fosse mágica. Se colocar à disposição para ouvir e não transformar o assunto num tabu é primordial”, diz Galante.
O psiquiatra Pinfildi ainda conta que utiliza a medicina antroposófica como parte do processo de tratamento. “A antroposofia usa outros tipos de terapia, corporais, artísticas. A medicina antroposófica amplia a ação da medicina tradicional”, conta.
Para ele, inclusive, “é um grande equívoco de quem se fecha no mundo do seu campo profissional. As pessoas esquecem que cada alçada pode ser complementar à outra”, diz o psiquiatra.
Patrícia Galante destaca a atividade física como outro ponto importante no processo de tratamento. “Faz muita diferença, até pela química que ela gera no corpo. Mas a alimentação saudável e lazer também são fundamentais”, complementa.
Jovens e idosos
Mesmo sem dados, o Centro de Valorização à Vida (CVV) de Jundiaí destaca que jovens e idosos são o público que liga com mais frequência para o serviço de prevenção ao suicídio – que tem como principal causa a depressão. “Tanto o idoso quanto o jovem estão em um momento de mudanças no convívio social”, destaca Mônica Quirino, monitora em saúde emocional e uma das voluntárias do projeto.
Ivo Pinfildi destaca que crianças reagem de forma diferente à patologia. “Ela não vai entender pelo que está passando. Mas vai ficar irritadiça, vai ficar chorosa, apática. Muitas vezes pelo que está acontecendo em casa. Muda muito o comportamento”, relata o psiquiatra.

Imagem extraída de: https://www3.unicentro.br/petfisica/2018/04/02/depressao-nao-e-frescura/
Cerca de 95 árbitros estão participando de uma intertemporada da arbitragem da CBF. São árbitros de campo, bandeiras e VARs, com toda espécie de treinamento.
O investimento, como se vê nesta matéria do GE.com, é alto. Valerá a pena?
Tomara que sim. Poderemos conferir a partir da próxima rodada se deu certo ou não.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/e/2/hvVJgHQ2C69xiwv5ndHA/whatsapp-image-2022-08-02-at-13.40.55.jpeg)
O árbitro Paulo Vollkopf checa o VAR sob o olhar de Wilson Seneme — Foto: Martín Fernandez
Repararam que às vezes tratamos pessoas importantes respeitosamente de “doutor”, sem que tenham feito um curso de Doutorado?
De onde vem esse costume?
A resposta achei num recorte da Revista Superinteressante de Abril.
Abaixo:
“Doutor” vem do latim doctor, que significa “mestre, o que ensina”. Até meados do século 11, designava quem dominava uma área do conhecimento, como professores e teólogos. Com a fundação das primeiras universidades na Europa, no fim do século 11, passou a distinguir quem tinha um título acadêmico e estava habilitado a ensinar. Chamar médico e advogado de “dotô” é coisa do Brasil Colonial, quando filhos de ricos iam estudar fora do país. Em 1827, um decreto de D. Pedro 1°, criando cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil, dizia que os formados na área deveriam ser tratados como “doutores”. Já em Portugal, qualquer um com curso superior pode ser chamado de doutor.
Abaixo, veja só o entardecer bonito do Interior Paulista: excepcional!
Cores vibrantes para mais uma jornada que termina.
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
“Let it Go”…
Brincar de Anna e Elsa, de Frozen, é muito legal!
Óbvio que ela é a Elsa, e eu sou… o Olaf.

⛄️ #família #family #fun
Frutas deliciosas para o dia: hoje temos ameixa, uva Niágara, uva Thomson, manga, kiwi e morango. Tudo fresquinho e saboroso!
Coma frutas, pois faz bem.

O presidente do Paulista FC Rodrigo Alves tem recebido críticas por várias situações (algumas justas, outras não). Mas quando merece um aplauso, há de se fazer, por questão de coerência.
Nos jogos em Jayme Cintra, várias crianças, escolas e entidades sociais têm sido trazidas. Vi assistidos da Casa Santa Marta, por exemplo, entre algumas das ONGs presentes. Louvável ação social (e aqui, não quero crer que seja uma ação pessoal buscando créditos eleitorais).
Em especial, nesta última semana, os atletas foram visitar a Casa da Fonte, e li a emocionada publicação da Maria Cristina Castilho de Andrade (da Cáritas Diocesana – e quem a conhece, sabe: essa mulher será candidata à Santa um dia, pois dá a vida pelos pobres e excluídos. Aliás, se tivéssemos um “Prêmio Nobel da Solidariedade”, ela estaria na relação de premiadas).
O futebol não é só um esporte, é uma ferramenta de agregação, crescimento, sonho e inclusão. Abaixo:
COMPETÊNCIA – Nossas habilidades, diversas entre as pessoas e de dimensões sociais variadas, sempre serão necessárias para o nosso mundo.
Compartilho a reflexão em: https://www.youtube.com/watch?v=GwKkKHzHsvY

MISSA DA FÉRIA 4ª Classe – Missa Própria Já a Missa do domingo passado nos mostrou a humanidade dividida em dois campos: o escravo do pecado e o …
Continua em: Liturgia Diária – 03/08/2022
🇺🇸 A spectacular sunrise in the interior of Brazil! Look at the golden colors leaving the sky with a unique feat! / 🇧🇷 Um amanhecer espetacular no Interior do Brasil! Vejam só que cores bonitas deixando o céu com um feito único!

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
E se a bola bater no braço em jogada de gol, vale o gol?
Essa regra mudou 3 vezes recentemente. Antes, se uma bola batesse acidentalmente na mão e fosse para o gol, seria “gol válido de mão”. Depois ocorreram as mudanças! Foram as seguintes alterações para se marcar falta de ataque em lance de “mão na bola INVOLUNTÁRIO”:
– Qualquer mão no ataque seria falta (intencional, antinatural ou casual) (2019/2020),
– Somente em jogada resultante em gol, qualquer mão seria falta (2020/2021);
– Agora: lance imediato que resulte em gol da mão ou braço do finalizador (2021/2022)!
Como não foi toque no braço de quem finalizou, o gol do Flamengo foi válido. E somente não seria se o toque de braço fosse de movimento antinatural ou intencional.
Parabéns à boa arbitragem Argentina.
Imagem: print de tela.
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 05h30 – Desperte, Bragança Paulista, ainda escura.
Que a quarta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.
⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Adidas #Kalenji #Skechers