Andrés Matonte apitará Boca Jrs x Corinthians nesta 3ª feira. E um dos motivos de sua escala é claro: ele apitou Corinthians 2×0 Boca Jrs na primeira fase, e nenhuma das equipes reclamou dele. Para a Conmebol, isso é fator preponderante (devido aos erros de diversas partidas e a falta de bons nomes).
Matonte apitou recentemente Fortaleza x Estudiantes, mas tem trabalhado com frequência em bons jogos das competições da Sulamericana e da Libertadores. Entrou bem cedo para o quadro da FIFA, e hoje, com apenas 34 anos, garantiu sua vaga como único árbitro uruguaio no Catar 2022. É uma aposta para 3 Copas do Mundo (22, 26, e, quem sabe, em seu próprio país em 2030). Para muitos, segue os caminhos de Oscar Ruiz (colombiano que também entrou cedo para o quadro da FIFA e se tornou um dos principais árbitros da América do Sul). Aliás, a Conmebol precisa de bons árbitros fora do eixo Brasil-Argentina para apitar confrontos de equipes desses países.
No histórico, apitou muito bem a final entre Red Bull Bragantino x Athletico Paranaense pela Copa Sulamericana. Corre bastante, deixa o jogo fluir e não vira refém do VAR. Não assisti nenhum jogo onde ele foi rigoroso demais, e sim percebi que usa muito bem as advertências verbais (não sei se o fará igualmente num jogo tão nervoso como previsto).

