Você não faz uma “volta ao tempo” quando vê a tensão entre Estados Unidos e Rússia aumentar, em relação à Ucrânia?
Na época da Cortina de Ferro, EUA e URSS duelavam pela hegemonia política no mundo – e faziam isso armados até os dentes. O motivo, agora, seria o mesmo?
Ex-membro soviético, rico em minérios e alimentos – com muitos armamentos – o país se divide em se aproximar do Mercado Comum Europeu ou de assinar acordos com a Rússia. Boa parte dos ucranianos quer se tornar mais “ocidentalizado”, e a outra se identifica com o vizinho russo.
Para a Rússia, mostrar força é importante. Até porque a Potência do Leste Europeu vende ⅓ de todo o gás consumido para a Europa, e esse produto passa por gasodutos em solo ucraniano.
Sinceramente, imagino que o problema seja da Europa. Mas quando Biden (que durante a campanha eleitoral foi até chamado de “comunista” por ser democrata), ameaça os russos, me parece novamente questão de mostrar o desejo de poder.
Torçamos que a coisa se resolva pacificamente. Ou teremos uma Ucrânia Ocidental e uma Ucrânia Oriental, com Kiev e Donetsk sendo as capitais?

Crédito da Imagem: arte extraída de: https://veja.abril.com.br/mundo/em-escalada-de-tensao-na-ucrania-putin-poe-o-mundo-em-alerta/

[…] – A “Nova Guerra Fria” por conta da Ucrânia. […]
CurtirCurtir