– Uma verdade sobre os cachorros.

Que “o cão é o melhor amigo do homem”, todo mundo já deve ter ouvido falar. Mas por quê existe esse ditado popular?

Talvez essa definição na imagem (abaixo) explique muito bem:

Imagem extraída de: https://br.ifunny.co/picture/voce-sabe-por-que-deus-nao-permitiu-os-cachorros-falar-6FSVWvtY7?s=cl

– Os dois pênaltis de América/MG 3×1 Grêmio/RS.

Dois lances discutidos no jogo envolvendo o Coelho e o Imortal. Vamos a eles?

1- O goleiro Cavichioli (AME) sai para tentar evitar o gol de Elias (GRE). Há um toque por baixo, com a perna direita do goleiro atingindo o atacante. Por cima (o braço) não há irregularidade, desconsidere essa situação (pois o gremista já estava desequilibrado). Mesmo com a possibilidade de repensar a decisão, o árbitro paulista Flávio Rodrigues de Souza entendeu que foi lance normal. Errou.

(Assista esse lance em: https://ge.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/13-11-2021/america-mg-gremio.ghtml).

2- Cortez (GRE) faz uma carga em Ademir (AME) dentro da área. Foi um empurrão extremamente infantil, acertou o árbitro em marcar pênalti ao América.

Enfim, falamos no link abaixo o quão importante era o árbitro ir bem na partida de hoje, para se evitar teorias conspiratórias de que “árbitros paulistas errariam contra adversários dos paulistas na luta do rebaixamento”(o que eu não creio). Repito: não é má fé, é questão de falta de competência. Está em: https://ge.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/13-11-2021/america-mg-gremio.ghtml.

América-MG e Grêmio possuem dúvidas; Veja as prováveis escalações

Arte extraída de: https://www.minhatorcida.com.br/america-mg-x-gremio-provaveis-escalacoes-32-rodada-brasileirao-2021

– Entardecendo!

18h00 em Bragança Paulista. O sol magnificamente vai dando adeus!

Ah… a natureza e a sua beleza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sun #sky #céu #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Um mundo insensível que nada faz? Sobre Amal Hussain.

Vi (na verdade, revi) e me emocionei. Aliás, não tem como ser emocionalmente frio ao ler na Revista Veja (Ed 2608, pg 32 e 33, na reportagem de Duda Teixeira), a história da garotinha Amal, de 7 anos.

Nascida no Iêmen, a menina era refugiada e morava em um barraca de palha. Sua família fugia dos bombardeios da Arábia Saudita contra os hutis, rebeldes apoiados pelo Irã (inimigos seculares dos sauditas).

Amal morreu pois não conseguia segurar nada em seu estômago. Bebia leite para sobreviver de 2 em 2 horas e vomitava depois.

Infelizmente a pobrezinha faleceu dessa forma trágica. E, curiosamente, seu some “Amal” significa “ESPERANÇA” em árabe!

Quantas crianças nesse estado se encontram mundo afora, enquanto os poderosos governantes insensatos desprezam tal situação, habituando-se a guerras, ódio e corrupção…

Pobre mundo cão.

– Os influencers de finanças.

Existe uma onda de influenciadores financeiros no Brasil, que assusta!

Consultores de investimentos, influencers ou educadores econômicos: não importa o nome, eles se proliferam na Internet e querem ditar como agimos.

Claro que existem os bons, experientes e que ajudam. Não fazem isso de graça, óbvio. Mas há os enganadores, aqueles que dizem que te deixarão rico em poucos dias e dão fórmulas milagrosas. Todo dia surge um novo guru financeiro…

Parece tão fácil o que dizem, né? Ah, se assim fosse.

Foto extraída de: https://medium.com/desacomodando-life/temos-que-falar-de-dinheiro-f86e39af5a19, no artigo de Alessandra Oliveira.

– Yellow Flowers.

E essas calêndulas?

As flores sempre nos encantam…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #garden #flora

– Você costuma rezar? Tem dedicado tempo à prática da oração?

Nestes tempos atribulados, corridos, de tanta preocupação mundana, infelizmente as pessoas “não têm tempo para rezar”. E cada vez mais nos tornamos reféns das coisas materialistas e que nos dão conforto passageiro.

O verdadeiro conforto e consolo é o espiritual. Busque Deus, seja na oração do terço, na introspecção ou na conversa pessoal com o Alto. Reserve minutos do dia, durante as tarefas ou em qualquer outro instante. Acorde e fale com Cristo. Vá dormir e agradeça a Ele.

O importante é: estar em Comunhão com o Sagrado! Isso faz diferença na nossa vida.

– Amanhecer Colorido / Colorful Morning (time-lapse)

Olhem só o que eu gravei hoje (entre 5h e 6h). Reparem como o céu muda de cor no início do vídeo, e depois a luta do sol contra as nuvens.

Muito legal! Em time-lapse:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#nuvens #clouds #BragançaPaulista #sky #céu #natureza #nature #paisagem #landscapes #sol #sun #morning

– A missão da nova Comissão de Arbitragem da CBF: não permitir gritas e teorias da conspiração na reta final do Brasileirão.

Já é sabido que Ednaldo Rodrigues, o atual presidente da CBF, estuda um nome impactante para dirigir a Comissão de Árbitros. Especula-se Arnaldo César Coelho (que já recusou um convite anterior, dito por ele mesmo) e outros nomes de ex-árbitros da FIFA. 

Por enquanto, Alício Pena Júnior terá a missão de escalar árbitros e tocar a pasta até o término do Brasileirão (e se conseguir acalmar os ânimos dos cartolas dos clubes, poderá passar de interino para efetivo, dependendo das recusas de outros nomes). 

Também já se sabe que foi pedido pelo presidente da CBF uma espécie de “mutirão” dos dirigentes da arbitragem para que o Campeonato termine sem tantas queixas. Sérgio Correa da Silva, o “homem forte do VAR”, trabalhará conjunta e informalmente com Alício. Aliás: reclama-se da arbitragem, e demite-se o chefe dos árbitros. Reclama-se do VAR, e não se demite o chefe do VAR. Sobrou somente para o Gaciba e isso resolve todos os problemas?

A grande missão agora é: evitar teorias conspiratórias, que surgirão (e já surgem) aos montes – especialmente na luta contra o rebaixamento (para a luta pelo título, o Flamengo já se pronunciou que não quer mais árbitros mineiros em seus jogos, por medo de erros que beneficiassem o Atlético Mineiro – vide o discurso dos rubro-negros semanas atrás).

Por exemplo: o Grêmio e o Bahia lutam para fugir do rebaixamento contra São Paulo e Santos. No jogo dos gaúchos frente ao América-MG, está escalado o paulista Flávio Rodrigues de Souza, que terá que apitar impecavelmente, pois qualquer erro contrário aos interesses do Imortal, surgirá a queixa de que árbitro paulista está ajudando times paulistas a mando da sua federação (eu condeno esse tipo de fala, desacredito e acho uma mera desculpa esfarrapada). Vide a questão do Bahia: o bom árbitro paulista Vinícius Dias Gonçalves errou feio contra os baianos e inevitavelmente se especulou essa situação de favorecimento (que insisto: não acredito). Ou até mesmo o erro de Raphael Claus no clássico de domingo, estando 0x0, que entendeu movimento antinatural do cotovelo de Dudu e anulou o gol contra o Santos (e que nada adiantou, pois o Palmeiras tinha um time melhor).

Insisto mais uma vez: não creio nessas teorias conspiratórias, acredito na honestidade dos árbitros, mas se sou Alício e sua tropa de apoio, evito colocar o “bumbum na janela”, não escalando árbitro paulista em jogo envolvendo clube que está lutando contra o rebaixamento – pois como os erros são numerosos nesse ano, qualquer deslize pode criar na cabeça do torcedor mais apaixonado uma narrativa perigosa.

Gaciba demitido sumariamente. Queria editar áudios entre VAR e árbitros

Leonardo Gaciba, o ex-dirigente da arbitragem. Imagem extraída de: https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/mesmo-com-demissao-de-gaciba-cbf-nao-cogita-nao-quer-arbitros-profissionais-no-brasil-13112021 (Foto: LUCAS FIGUEIREDO/CBF)

– Felicidade…

Tem como não ser feliz?

Recordando um bom dia com minha filhota mais velha, no meio do pé de acerola… Como eu a amo!

Veja:

Imagem

– Bom dia, sábado (4 de 4).

🌅 05h30 – Desperte, Bragança Paulista, bem clara e tão bela!

Que o sábado possa valer a pena!

(E há de valer, creiamos – o inspirador amanhecer é prova disso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sol #sun #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, sábado (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: mini-rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Guia Prático de Cuidados para o seu Veículo

Compartilho um ótimo Guia da Revista Veja sobre “Cuidados na Manutenção do seu Carro”, publicado na edição 2341, com dicas de economia, desmistificação de certos assuntos e alguns macetes bem bacanas. Abaixo:

GUIA PRÁTICO

1. PARE DE MALTRATAR SEU CARRO

A forma de dirigir é fator determinante no tempo de vida útil dos componentes de um veículo, a embreagem, por exemplo, pode durar 100.000 quilômetros no carro do motorista cioso — ou exigir uma cara e inesperada troca já no primeiro ano do veículo malconduzido.

Acidentes também podem ser evitados com medidas simples. Um estudo realizado pela Fiat mostrou que 70% das batidas leves não ocorreriam se o motorista pisasse com vontade no freio. E, acredite, uma das causas do acionamento inadequado do pedal é a má postura. Ou seja, sentar-se como se estivesse no sofá de casa afeta o tempo e a força da reação para brecar o carro — o ideal é dirigir com a coluna ereta e os braços e pernas levemente flexionados. Com a ajuda de especialistas, VEJA indica sete vícios comuns que podem prejudicar a manutenção do veículo e ocasionar acidentes.

PEGAR DESCIDAS NA BANGUELA

O equívoco: descer uma serra ou uma ladeira em ponto morto ou na posição neutra para economizar combustível.

Por que deve ser evitado: nos carros com injeção eletrônica (caso dos modelos fabricados nos últimos vinte anos), a economia de gasolina na banguela é um mito – essa possibilidade morreu junto com o uso de carburador. E, como o carro tende a ganhar velocidade em declives, o motorista precisa frear durante todo o trajeto, o que desgasta os freios. Em caso de superaquecimento do óleo dos freios, estes podem até falhar. Portanto, a banguela não só não economiza combustível como desgasta pneus e freios e pode causar acidentes.

Para não errar: o corte de queima de combustível ocorre, sim, quando o motorista usa o freio-motor para desacelerar. Ou seja, descer engrenado economiza freios e combustível.
Dica – “Usar as marchas manuais do câmbio automático ajuda a reduzir a velocidade do carro e, assim, poupa combustível e o sistema de freios”, ensina César Urnhani, piloto de testes da Pirelli

VIRAR O VOLANTE COM O CARRO PARADO

O equivoco: ao manobrar, o motorista vira o volante com o carro completamente parado.

Por que deve ser evitado: mover as rodas com o carro imóvel aumenta muito o atrito dos pneus no asfalto, o que acelera o desgaste. “O hábito também pode afetar a caixa de direção, tanto nos veículos com direção mecânica como naqueles com direção hidráulica ou elétrica”, diz o engenheiro Alfredo Vieira das Neves, supervisor de relacionamento com o cliente da Honda.

Para não errar: um mínimo de movimento, para a frente ou de ré, já é suficiente para reduzir o atrito dos pneus no solo

CRUZAR AS LOMBADAS DE VIÉS

O equívoco: atravessar uma lombada na diagonal, na crença errônea de que isso força menos o carro.

Por que deve ser evitado: porque, que ironia, o que realmente força a carroceria e a suspensão é o movimento de torção em que se incorre ao pegar a lombada de lado. Embora os veículos novos apresentem maior rigidez estrutural, o hábito pode ser responsável por rangidos e quebras em pontos de solda na carroceria. Dependendo da velocidade, o impacto em apenas uma das rodas danifica a suspensão do veículo.

Para não errar reduza a velocidade e passe sobre as lombadas de frente

DISPENSAR OS FREIOS NA SUBIDA

O equívoco: manter o carro parado na ladeira sem usar o freio de mão ou, pior, evitar que o carro ande para trás controlando-o no jogo com os pedais da embreagem e do acelerador.

Por que deve ser evitado: embora o motorista brasileiro considere vergonhoso recorrer a ele, o freio de mão é aliado em diversas situações. Em vias em aclive, arrancar com o carro sem a ajuda do freio de mão exige esforço redobrado da embreagem. Pior ainda é “segurar” o veículo pisando na embreagem e no acelerador. Esse esforço extra pode reduzir em até 50% a vida útil do conjunto ou queimar o disco da embreagem. E ainda entra na conta o consumo desnecessário de combustível para evitar que toda aquela tonelada de carro se renda à força da gravidade.

Para não errar: além de poupar a embreagem, acionar o freio de mão ao parar na subida ajuda o motorista a controlar a saída do carro e, portanto, evita acidentes

TRANSFORMAR PEÇAS EM APOIO DE PÉ E MÃO

O equívoco: apoiar o pé esquerdo na embreagem ou descansar a mão direita sobre o câmbio.

Por que deve ser evitado: com o tempo, o peso da mão acaba danificando o trambulador, sistema composto de molas e buchas que liga a alavanca à caixa de câmbio. O pé apoiado no pedal da embreagem, por sua vez, mantém o sistema pré-acionado e gera atrito nos componentes do conjunto, sobrecarregando peças como o disco e o platô. Desenvolvido para rodar 100.000 quilômetros, o sistema pode acabar necessitando de troca aos 10.000 quilômetros.

Para não errar: mais simples, impossível: acione os pedais e a alavanca do câmbio apenas quando necessário

ESNOBAR O FREIO DE MÃO

O equívoco: quem dirige um carro automático pode cair na armadilha de não acionar o freio de mão quando estaciona, uma vez que o câmbio no modo parking (posição P) mantém o veículo parado.

Por que deve ser evitado: “O câmbio no modo parking ajuda a imobilizar o veículo, mas não é sua função substituir o freio de estacionamento. Essa atitude pode comprometer o conjunto de transmissão, como engrenagens e semieixos”, diz Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.

Para não errar: em ladeiras, o correto é parar o carro na posição N (neutro), puxar o freio de mão e tirar o pé do pedal do freio, para certificar-se de que o carro não se move – e só então levar a alavanca do câmbio para a posição P

DEIXAR O TANQUE NA RESERVA

O equívoco: percorrer vários quilômetros com o tanque de combustível na reserva.

Por que deve ser evitado: a bomba que suga gasolina, etanol ou diesel do tanque para o motor fica submersa no combustível, o que mantém a peça resfriada. Quando o tanque está quase vazio, corre-se o risco de ela superaquecer, o que reduz sua vida útil e pode até queimá-la. “Em curvas ou ladeiras, o movimento do combustível no tanque pode ocasionar uma pane seca. Ou seja, a bomba perde o contato com o combustível e suga ar para o motor, o que impede o veículo de acelerar ou pode desligá-lo completamente”, diz o engenheiro Alfredo Neves, supervisor de relacionamento com o cliente da Honda. Por fim, com pouco combustível no tanque aumenta a probabilidade de que entre sujeira na bomba, o que danifica o filtro do combustível.

Para não errar: o ideal é manter o tanque com pelo menos metade de sua capacidade.

2. COMUM, ADITIVADA OU PREMIUM?

Antes de abastecer o carro, entenda os principais mitos e dúvidas sobre cada tipo de gasolina disponível nos postos.

DESEMPENHO

A octanagem classifica o combustível por sua resistência à detonação no motor. Ou seja, quanto mais alto é o índice de octanas, maior é a eficiência da combustão e, assim, melhor é o desempenho do motor. Na gasolina comum e na aditivada, esse índice é de no mínimo 87. A premium tem a partir de 91 octanas e a podium, vendida apenas nos postos da bandeira BR, tem 95. Para que o motorista perceba uma diferença significativa no desempenho do carro, o motor deve ter uma taxa de compressão superior a 10:1, informação que consta no manual do veículo

PORCENTAGEM DE ETANOL

“A legislação brasileira prevê uma mistura de 25% de etanol na gasolina. Essa porcentagem vale para todos os tipos, desde a comum até a podium, sem distinção”, explica Izabel Lacerda, coordenadora de qualidade de produtos automotivos da Petrobras Distribuidora

LIMPEZA DO MOTOR

A gasolina aditivada contém substâncias detergentes e dispersantes que não interferem no desempenho do carro, mas ajudam a remover impurezas e evitar que depósitos do combustível se acumulem no motor. “Para obter os benefícios da gasolina aditivada, opte por ela uma a cada cinco vezes que encher o tanque”, diz o piloto César Urnhani.

ATENÇÃO! Não deixe o frentista encher o tanque “até a boca”. O ideal é interromper o abastecimento no primeiro clique da bomba, pois a partir daí o combustível deixa de entrar no reservatório para cair no cânister, um filtro responsável por evitar que gases tóxicos cheguem ao meio ambiente. Além de não ser aproveitado, esse combustível encharca o filtro, que perde assim sua capacidade de absorção

3. CUIDADOS COM OS PNEUS

O rodízio de pneus deve acontecer no máximo a cada 10.000 quilômetros. Como a grande maioria dos carros de passeio possui tração dianteira, o desgaste maior ocorre nos dois pneus da frente. Quem adquire dois pneus novos deve, portanto, montá-los no eixo dianteiro, certo? Errado! Os pneus meia-vida vão para o eixo dianteiro do carro, enquanto os novos vão para o traseiro. “Os pneus novos possuem maior aderência e, na parte de trás do veículo, dão mais estabilidade nas curvas e em freadas bruscas”, explica César Urnhani, piloto de testes da Pirelli. Se tiver pouca aderência atrás, o carro tende a rodar na curva e, durante a frenagem, as rodas traseiras podem perder o contato com o solo, já que o peso do veículo é jogado para as rodas da frente. Para manter a saúde dos pneus em dia, sempre que realizar o rodízio faça também alinhamento e balanceamento. A calibragem deve ser semanal, inclusive do estepe, para evitar o gasto excessivo de combustível. Mas atenção: como o ar quente se expande, o pneu deve estar frio no momento da calibragem. “O ideal é fazê-la nas primeiras horas da manhã ou à noite – nunca depois de dirigir por vários quilômetros”, completa Urnhani

4. FREIOS INTELIGENTES

A partir de janeira de 2014, todos os carros fabricados no Brasil deverão estar equipados com freios ABS. Ao contrário do tradicional, esse sistema permite que o motorista controle a direção do veículo e desvie do obstáculo enquanto breca bruscamente. Mas, para conseguir a eficiência que o ABS promete, o condutor deve fazer a sua parte. Como o pedal desse tipo de freio trepida quando acionado, não é raro que o motorista tire o pé ao sentir a vibração ou pise e solte repetidamente, como se estivesse bombeando o sistema. Segundo os especialistas, o freio ABS não tem segredo: o correto é pisar até o fim e segurar firme até a parada do veículo.

Outras fontes consultadas: General Motors e o químico Ricardo França, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

mascote_amarelo_m_os.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

– Bom dia, sábado (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, carinhosamente chamada de Nossa Senhora Aparecida (nossa querida Padroeira), rogai por nós que recorremos a vós – em especial, pelos doentes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade #PadroeiraDoBrasil

– Bom dia, sábado (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Como esfriou!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #nike #adidas