– Cristãos de todas as denominações em Oração pela Criação!

Cristão Ortodoxos, Católicos e demais seguidores do Cristianismo unidos pelo bem da Criação!

Conheça esse movimento ecumênico de preces pelo bem estar do planeta, cujo evento começará em breve,

Em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-06/iniciativa-ecumenica-pelo-cuidado-do-meio-ambiente.html

GANHA FORÇA INICIATIVA ECUMÊNICA PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

A iniciativa do patriarca ecumênico Dimitrius l em 1989, de dedicar um dia de oração pela criação, ganha cada vez mais adeptos entre as diferentes Confissões cristãs, especialmente em função do agravamento da crise ambiental.

É cada vez mais urgente que o testemunho da fé cristã também se traduza em ações corajosas para proteger e defender a natureza da exploração descontrolada e das consequências nefastas das mudanças climáticas.

É o que reiteram nove líderes e representantes de diferentes tradições cristãs, em uma carta divulgada em vista do “Tempo da Criação”, uma iniciativa que se realizada anualmente de 1º de setembro  a 4 outubro.

O primeiro signatário é o arcebispo Job de Telmessos, representante do Patriarcado de Constantinopla no Conselho Mundial de Igrejas (CMI). O próprio patriarca ecumênico Bartolomeu I, há tempos vem se empenhando no campo da defesa da criação, a ponto de ser chamado pela mídia como “patriarca verde”.

Ao apresentar a iniciativa, os signatários convidam os fiéis de todo o mundo para participar ativamente, com gestos e ações conscientes. “Com o agravamento da crise ambiental, nós cristãos somos chamados com urgência a testemunhar a nossa fé, colocando em prática ações para preservar o dom que nós compartilhamos”, lê-se no documento divulgado no site do CMI.

Esta é a primeira declaração conjunta de apoio ao “Tempo da criação”, assinada por representantes de todas as principais denominações cristãs. “Sinal – destaca Riforma.it – ​​de que a questão ambiental tornou-se uma expressão essencial do viver a fé.”

Disto o convite para se unir à iniciativa, no “sincero desejo de proteger a criação e todos aqueles que a compartilham” e a “caminhar juntos”, como irmãos na fé, para concretizar gestos de responsabilidade ambiental.

A iniciativa, como mencionado, terá início em 1º de setembro,  dia de oração dedicado ao cuidado da criação, instituído pelo patriarca ecumênico Dimitrius l, em 1989.

Nos anos sucessivos, a iniciativa ultrapassou o ambiente ortodoxo e muitas Igrejas cristãs começaram a celebrar este tempo, estendendo-o até o dia 4 de outubro,  dia em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis.

Em 2015, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da criação, para coincidir precisamente com o mesmo dia instituído pela Igreja Ortodoxa.

Entre os outros signatários do documento, incluem-se o primaz da Comunhão Anglicana, Justin Welby, o secretário-geral do CMI, Olav Fykse Tveit, o secretário-geral da Federação Luterana Mundial, Martin Junge, o Cardeal Peter Turkson, prefeito da Congregação para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Resultado de imagem para ecumenismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.