– A Gafe da Propaganda do Papel Higiênico Preto

Que bola fora!

A fabricante do Papel Higiênico Personal foi ousada e lançou um produto preto, ao invés de branco. Contratou a atriz Marina Ruy Barbosa e soltou no ar a campanha.

Em que pese o inusitado de que os papéis higiênicos serem brancos justamente para se verificar a limpeza total ou não após o seu uso (e em alguns países, como no Japão, através das fezes no papel identificar ou não possíveis infecções e ser uma questão de saúde), a marca usou a hastag #BlackIsBeautiful na divulgação.

Só que…

“Black is Beautiful” é uma frase internacionalmente usada por movimentos negros em busca da dignidade, criada na década de 60 e ligada hoje a ativistas contra o racismo!

Depois de muitos compartilhamentos com críticas negativas, a Santher, fabricante do Personal Vip Black, retirou o slogan e emitiu uma nota dizendo:

“A mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black foi selecionada com o objetivo de destacar um produto que segue tendência de design já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil. Nenhum outro significado, que não seja esse, foi pretendido.

Refutamos toda e qualquer insinuação ou acusação de preconceito neste caso e lamentamos outro entendimento que não seja o explicitado na peça.

Desta forma, Santher e Neogama vem a público informar que tal assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha e apresentar suas desculpas por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado por nós.”

Taí! Se a cor do papel higiênico já traz discussões sanitárias, o uso de uma frase tão emblemática usada inapropriadamente (e que poderia ser evitada com uma simples busca na Internet) trouxe uma antipatia ainda maior.

Quem desenvolveu a peça publicitária deve estar se remoendo de raiva por tal bobeada, não?

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s