Que lance “danado” no Engenhão nesta 2a feira, não?
Ao ver o suposto pênalti sofrido pelo atacante Jô pelas imagens disponibilizadas, não consigo ter uma conclusão objetiva instantânea. Se eu estivesse apitando, talvez também não marcaria. Entretanto, há de se ver o ângulo e o campo de visão do árbitro para sabermos se ele acertou ao não marcar ou errou ao interpretar.
Do sofá, vendo pelo vídeo com calma e com tempo, minha decisão seria de MARCAR O PÊNALTI (lembrando que o juiz não tem tempo nem câmeras para auxilia-lo). O desequilíbrio de Jô que pode parecer forçado realmente ocorre (apesar da chamada “valorizada”, que certamente fez o árbitro se enganar).
E como julgar a situação para assinalar ou não o tiro penal?
Você tem subsídios para os mais fanáticos a favor e contra o Corinthians, baseando-se em teorias conspiratórias.
4 ÍTENS A FAVOR DO CORINTHIANS (àqueles que entenderam que o Timão foi prejudicado):
- Há um contato físico claro que desequilibra o atacante. Juizão não deu porque não quis.
- Jô pagou o preço pelos pênaltis cavados e pelo gol de mão contra o Vasco. Por causa dessa fama, o árbitro, em dúvida, mesmo sendo pênalti preferiu não marcar.
- Precisa dar emoção final ao campeonato, pois se acabar logo o Brasileirão, a Globo perde a audiência.
- Rodrigo Raposo é árbitro caseiro. Aliás, veja a lambança que ele fez quando apitou (mesmo sem ter história no Futebol Nacional e levado a aspirante da FIFA sabe lá Deus como) o jogo entre Internacional x Santos. Aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2016/09/09/os-por-ques-de-rodrigo-batista-raposo-em-internacional-2×1-santos/
4 ÍTENS CONTRA O CORINTHIANS (àqueles que entenderam que o Timão não foi prejudicado):
- É nítido de que o leve contato físico sofrido não seria capaz de derrubar Jô e ele cai fazendo um grande teatro.
- Por ser final de jogo e não tendo como vencer o seu marcador, o atacante corintiano vê como último recurso se jogar.
- Havia árbitro e AAA (árbitro assistente de linha). Ambos estavam atentos e não errariam de onde estavam.
- Em dúvida e não querendo beneficiar o Corinthians com um erro, o árbitro Rodrigo Raposo lembrou-se do pênalti equivocado em Guilherme Arana que deu a vitória ao Timão no 1o turno curiosamente contra o mesmo Botafogo. Em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2017/07/02/o-equivocado-penalti-em-arana-no-corinthians-x-botafogo/
Enfim: tal lance é difícil até mesmo para uma rápida decisão do Árbitro de Vídeo, pois as imagens não são claras. Reforço: eu marcaria tiro penal por entender ter existido (leve, mas existido) o contato que é suficiente para desequilibrar o jogador. Mas sem radicalismos, pois é sim uma interpretação difícil pelo calor e clima da partida, pelo local da infração e pelo tempo da partida. A decisão, portanto, é perfeitamente discutível.

