– A Ambulância da Vila Belmiro. Quem errou?

Nesta semana, vimos o triste episódio na partida entre Santos X Atlético Mineiro, onde um atleta não conseguia ser socorrido pelo fato da ambulância não poder entrar no campo de jogo.

Ora, uma das exigências mais rigorosas das autoridades se refere às condições de socorro aos atletas, desde o trágico falecimento do jogador Serginho (São Caetano).

Desde aquele fato, a Federação Paulista de Futebol exige que seus filiados (e essa exigência vale para as competições regionais e internacionais) se adequem corretamente para que seus estádios sejam liberados para partidas de futebol. Após a vistoria oficial, a entidade dá o aval ou não.

Basicamente, a recomendação é: deve existir uma ambulância para cada 10 mil torcedores (e ao menos uma ambulância que tenha acesso para entrar e sair do campo de jogo a qualquer momento, pensando nos atletas) e que esteja obrigatoriamente equipada com um desfibrilador.

Para o início das competições, é a própria FPF quem confere as obrigatoriedades. Durante os campeonatos, é a equipe de arbitragem quem tem tal competência (motivo: o árbitro deve fazer a vistoria antes do início do jogo, ao chegar no estádio, 2 horas antes do horário da partida, para caso encontre alguma irregularidade, ter tempo de informar os responsáveis e corrigi-las).

Assim, na prática, o quarto-árbitro confere se há uma ambulância com desfibrilador e se, caso ocorra alguma emergência, possa entrar e sair do gramado (tal procedimento é necessário pois é ele quem fiscaliza se não existe modificação significativa pós vistoria da FPF que impeça os procedimentos adequados tais como construções, novos alambrados, degraus, mudança em portões de acesso). Feito isso, comunica o árbitro, que é quem tomará qualquer decisão de começar ou não uma partida por irregularidades.

No interior do estado de SP, nas divisões de acesso, é comum que os clubes se socorram aos hospitais públicos para obtenção de ambulâncias sem custo e de desfibrilador. Também é extremamente comum que partidas atrasem por falta do veículo e até mesmo deixem de ser realizadas, por diversos motivos (a não disponibilidade do veículo; a necessidade da ambulância para emergência em hospitais do município ou até mesmo a falta de acordo entre Clubes e Secretaria de Saúde).

Outro problema é a decisão sobre o local onde a ambulância permanecerá durante a partida. Muitos estádios não tem espaço para que ela fique dentro do gramado, sendo que em algumas situações, é comum que ela fique próxima a algum portão, do lado de fora, com a chave do mesmo em poder de algum PM que fica de prontidão.

Em jogos da Primeira Divisão, esses problemas normalmente são diminutos pela importância maior do torneio e pela crença de que, se está na elite do futebol, tudo está devidamente adequado e nos conformes.

O que aconteceu na Vila Belmiro foi claro: descuido na aprovação para o início do campeonato, vista grossa da arbitragem ou relaxo na vistoria pré-jogo, além do sentimento de que “nunca acontecerá algo mais grave”.

Lamentável. É necessário acontecer algum incidente para que se dê maior atenção?

– Dia das Missões

Hoje, a Igreja Católica celebra o dia em que pessoas de boa vontade saem do conforto de seus lares para missões evangelísticas. Elas vivem o que pediu Jesus:

Ide pelo mundo e levai o Evangelho a toda criatura (…) Quem quiser ser o primeiro, deverá ser o último (…) e quem se humilhar, será exaltado).”

De fato, servir a Deus e ajudar o próximo é missão árdua. Aliás: SERVIR é ser solícito, gentil, generoso e não esperar nada em troca.

Difícil, mas recompensador!

imgres.jpg

– Sal Grosso no Verdão?

Respeito toda e qualquer crença, mas ontem, no jogo entre Palmeiras X Cruzeiro, ficou feio o fato de um funcionário do Verdão (assessor de imprensa Fabio Finelli) jogar sal grosso nas traves para ajudar o time.

Quando um time chega a esse estágio, aí pode parar. Não dá nem para comentar.

– E se Você pudesse comprar Sangue em Loja de Conveniência?

Os bancos de sangue sofrem com a falta de doadores. Mas… e se o precioso elemento, tão vital à nossa vida, fosse encontrado nas prateleiras para comprar?

Veja esse bem humorado vídeo do Hospital Albert Einstein, onde bolsas de sangue são colocadas em geladeiras de uma loja de conveniência e as pessoas (não são atores), inesperadamente, se deparam com o inusitado!

Hilário e de grande poder de conscientização. Vale a pena compartilhar:

Extraído de: http://www.youtube.com/watch?v=1ujkX7N2bFg (Clique no Link)

imgres.jpg

Você sabia que os bancos de sangue sofrem com a falta de doadores? Não seria maravilhoso se pudéssemos conseguir sangue em qualquer lugar, de forma simples?
Assista ao vídeo e saiba como você pode mudar a vida de alguém com um só gesto. Se conseguir sangue fosse fácil, a gente não estaria aqui pedindo para você doar.
Doe Sangue. Doe Vida!

– Dia da Independência Corinthiana em Calendário Oficial?

Coisas de quem não tem nada a propor: vereador paulistano Goulart propôs que o dia 04 de julho (data em que o Corinthians venceu sua primeira Libertadores da América) seja comemorado no Calendário Oficial de Eventos do Município como “Dia da Independência Corinthiana.

Caramba… o nobre político não tem mais nada a fazer? Tanta coisa necessária à população da capital paulista e projetos demagógicos como esse são sugeridos?

Se aprovado, muda o quê em benefício da sociedade em geral?

O pior é que o político foi reeleito e ainda recebe por tal desempenho no seu trabalho. Lamentável!

– Os 2 Debates dos “Prefeituráveis” de Jundiaí

Os candidatos à Prefeitura de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e Pedro Bigardi, realizaram ontem dois debates na TV: um pela manhã, em Sorocaba; outro a noite, em Campinas.

Puxa, não poderiam fazer um só com maior tempo de duração? Ou dois em maior espaço de dias? E as emissoras de TV não poderiam montar o estúdio em Jundiaí?

O certo é que a boataria invadiu a campanha. Vide as redes sociais, principalmente o Facebook. Ambos se transformam em Deus ou no Diabo, pela visão dos mais exaltados. Se acreditarmos em tudo o que está na Internet, não votaremos em ninguém!

– Rolling Stones na Ativa?

Ôpa! Leio que os Rolling Stones querem fazer um último megashow antes de oficializarem a aposentadoria. Os integrantes têm entre 65 e 70 anos. Mick Jagger tem 69.

É inevitável lembrar: se não tivessem abusado do álcool e usado tantas drogas… Quão longevos seriam?

Aí virá o mais espirituoso e dirá “decerto não teriam feito tanto sucesso”.

Sou obrigado a concordar, mesmo não gostando da receita.

– Multa para Jogadores que simularem na NBA. E no Brasil?

A NBA (Liga Americana de Basquete) quer evitar o unfair play. Dias atrás, resolveu tomar medidas duras contra os jogadores que tentarem enganar os árbitros. Eles serão multados automaticamente em 5 mil dólares, e a reincidência custará 30 mil (o sêxtuplo da multa inicial).

Os atletas estão reclamando. Fica a questão: tentar ludibriar o árbitro faz parte do jogo ou deve ser evitado?

No Brasil, há muitos atletas de futebol que intrinsicamente levam a cultura do ”levar vantagem em tudo”. Para esses, é algo normal. Na Europa, anomalia.

Mas traga isso ao nosso Brasileirão: já imaginaram se a CBF institucionalizasse tal pena? As simulações marcadas pelos árbitros iriam ter chiadeira, já que a pena financeira ainda existiria. Mas e os lances “achados” pela Promotoria e julgados pelo STJD?

Meu Deus, o campeonato viraria um circo e a idéia não vingaria…

– Segundo Turno Encerrado, Combustível Aumentado!

A Petrobras quer de todas as formas aumentar os preços dos combustíveis. Historicamente, passado o período eleitoral, o preço sobe. Claro, se segura o aumento para não ter prejuízo político e depois… Pimba!

Porém, há tempos que se discute esse reajuste. E agora, a Petrobras quer nada mais do que 10% de aumento!

Extraído de: http://is.gd/3LSM0d

GOVERNO E PETROBRAS DISCORDAM SOBRE DATA PARA REAJUSTE

A estatal quer que o aumento venha após o segundo turno das eleições, mas Planalto discorda.

O governo federal tem duas possíveis datas para reajustar os preços da gasolina e do diesel. O aumento pode vir no final do mês, depois do segundo turno das eleições, ou em janeiro do ano que vem. O impasse quanto as datas ocorre devido ao embate entre governo – que não quer pressionar a inflação de 2012 – a Petrobras – que prometeu cortar investimentos bilionários caso não haja reajuste até o final do ano. Segundo a empresa, o equilíbrio financeiro chegou ao limite, não sendo possível arcar com prejuízos de comprar combustível no exterior e revender no Brasil a preços mais baixos.

O problema, segundo o governo, é que o aumento da gasolina ainda neste ano pode estourar o teto da inflação prevista para 2012, que é de 6,5%. Se o aumento de 10% projetado pelo mercado for aplicado, o impacto na inflação seria de pelo menos 0,3%. Por outro lado, os resultados da Petrobras tem ficado aquém do esperado, o que diminui o interesse de acionista pela empresa e compromete a capacidade da estatal de fazer investimentos.

– Mensalão e Duda Mendonça. E agora, José?

Nesta semana, o publicitário Duda Mendonça foi absolvido de crime de lavagem de dinheiro do Mensalão. Mas e a história da grana que foi parar na Alemanha sem ninguém saber?

Mas já que foi considerado inocente, como é que fica a situação profissional e pessoal dele? Foi execrado publicamente, perdeu contratos de trabalho e ridicularizado.

Vai processar alguém? Quem?

Aliás, a única prisão que Duda sentiu na pele foi a do episódio da briga de galos. Lembram-se?

– Desgostos de Ceder Jogadores à Seleção

Me recordo de Márcio Santos e Aldair como sensacional dupla de zaga na Seleção de 94. Entraram por acaso, os titulares eram Mozer e Ricardo Gomes. E foram espetaculares! Porém, certo dia, Márcio Santos foi convocado para jogar um amistoso (daqueles bem mequetrefes) e pisou num buraco do gramado, machucando gravemente. Foi devolvido ao Ajax sem condições de jogo, nem com pedidos de desculpas.

Agora, Marcelo voltou lesionado ao Real Madrid. Imagino o que o seu treinador, Mourinho, deve estar xingando. O time tem que emprestar o atleta para jogar contra o Iraque e o Japão, e o devolve machucado.

Voltou entregue numa embalagem para presente, com uma fitinha e um sorriso amarelo?

É muita cara de pau…

Não está na hora de se reformular calendário, escolha e critérios para amistosos da Seleção? Sabidamente, os jogos são comercializados pelo detentor dos direitos. Mas o contrato é inquebrável e inegociável?

– Semana de 3 dias é uma Afronta ao Cidadão!

Quer dizer que a Câmara dos Deputados oficializou o trabalho dos nobres parlamentares em 3 dias? Não precisa mais trabalhar na 2a e 6a feira no Congresso! Que boa vida e mordomia absurda.

Se fosse cartão picado e hora trabalhada, o salário dos deputados federais seria muito diferente…

– Sustentabilidade do Apito

Piadinha que surgiu durante a semana, depois de mais árbitros suspensos:

A arbitragem brasileira é marcada pela sustentabilidade: toda rodada tem árbitro na reciclagem”.

Pior é que tal gozação faz sentido… Teremos outros nomes nesse domingo?

– Horário de Verão

E começou o horário de verão. Eu não gosto, pois “entardece a noite”. Pra quem madruga como eu, ruim. Mas há muita gente que gosta.

Fica o questionamento: haverá 5% de economia de energia. Vale o sacrifício?

– A Injusta Anulação do Gol de R49 em Atlético Mineiro X Fluminense

Neste domingo, Atlético Mineiro e Fluminense fizeram uma bela partida pelo Brasileirão. Jogo emocionante, disputado, com chances para ambos os clubes.

Entretanto…

Aos 21 minutos, Ronaldinho Gaúcho fez um golaço de falta, daqueles que vale ver e rever. Mas não valeu. O árbitro Jailson Macedo anulou por ter visto Leonardo Silva empurrando com suas costas a barreira.

Preciosismo da marcação? Acertou no lance?

Para mim, não. Explico: Leonardo Silva tenta deslocar a barreira e abrir espaço para que seu companheiro cobre a falta. Entretanto, a bola vai por cima dos atletas cariocas, que apesar da tentativa do jogador atleticano, conseguem saltar sem sucesso para desviá-la.

Todo mérito da espetacular cobrança de falta foi por água abaixo pela anulação do lance. A ação de Leonardo Silva nada interferiu na jogada, e, confesso, não dava para marcar nada nem se fosse no meio de campo! Lance legal.

Mas há um detalhe interessante: perceberam que Leonardo Silva começa a se mexer e “supostamente” deslocar a barreira (escrevo “supostamente” por entender que não foi falta) ANTES da cobrança do toque de Ronaldinho? Se o árbitro achou que havia algo de errado, teria que parar o lance, advertir verbalmente o atleta e mandar que o Gaúcho cobrasse novamente, já que o ocorrido aconteceu com a bola sem ter entrado em jogo!

Detalhe sensacional, não?