– Como Evitar o Abastecimento de Combustível Adulterado?

Cada vez mais os consumidores sofrem com comerciantes mal intencionados que lesam inocentes clientes. Dessa forma, vale a pena conhecer bem o posto de combustível que você abastece: confiar no frentista, conversar com o gerente e sair satisfeito.

A Revista Isto É publicou na edição desta semana algumas dicas para evitar prejuízos com combustíveis adulterados. Vale a pena conhecê-las:

DICAS PARA SE PREVENIR CONTRA O COMBUSTÍVEL ADULTERADO

por Adriana Nicácio e Fabíola Perez

– Discurso de Demóstenes Inconvincente aos 5 Abnegados do Senado. E o Raul Filho?

Demóstenes Torres discursou para apenas 5 senadores ontem (quanta gente trabalhando no Senado na 2a feira, hein?). Pedindo desculpas pelo seu nome estar envolvido com Carlinhos Cachoeira, e dizendo ser vitima de armação, alegando que a Polícia Federal foi usada contra ele.

Digamos que seja verdade.

Mesmo se fosse, não foi comprovado que é ficha suja? Se com esquema de interesses políticos ou não, o certo é que houve corrupção explícita!

Tão cara-de-pau quanto tudo isso, foi a declaração do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT/TO), que confirmou que recebeu R$ 150 mil de Carlinhos Cachoeira para um showmício dele com Amado Batista! Curiosamente, a Delta ganhou 4 contratos emergenciais com a Prefeitura de lá.

É aí que mora o perigo: contrato emergencial. Já imaginaram que as obras da Copa do Mundo 2014 podem atrasar, e tudo ser resolvido na base do contrato emergencial, que não exige licitação e cobra-se quanto quer?

– China: a Maior Vendedora de Bíblia do Brasil

Assustou com o título deste post? Pois é, o Estadão de hoje traz uma matéria impressionante. A maior parte das Bíblias comercializadas no Brasil são impressas em gráficas na China, a custo muito mais barato.

Tenho o pé atrás com a China. Não gosto de ditaduras. Hoje, projeções indicam que ela será a maior nação do mundo em 2022. Tenho medo de ser dominado por chineses, com pseudo-democracia e práticas abomináveis comercialmente.

Você sabia que só hoje, após pagar 60 milhões de dólares a um gaiato, que a Apple pode chamar seu tablet de iPad na China? A marca já estava registrada…

PAÍS IMPORTA ATÉ BÍBLIA DA CHINA

Por Marcelo Rehder

Índia e Chile também fornecem o livro a preço inferior; gráfica já demitiu e ameaça mais 40

Depois do livro didático, as gráficas brasileiras enfrentam agora forte concorrência das importações de bíblias. A Palavra de Deus está sendo impressa em português em gráficas na China, na Índia e no Chile, entre outros países, a custos considerados imbatíveis pela indústria.

Para driblar o chamado “custo Brasil” e ainda obter alguma vantagem com o câmbio, editoras de publicações católicas e evangélicas aceleraram as encomendas no exterior. A vantagem comparativa em relação ao impresso nacional chega a superar 50%.

“É um negócio estranho”, queixa-se Jair Franco, vice-presidente da Gráfica Imprensa da Fé, uma das grandes do setor, que trabalha com livros religiosos e didáticos. “Para fazer a Bíblia aqui, temos de comprar o papel de fora, a capa especial de fora e a cola de fora, e tudo isso vem com imposto. Aí, o editor vai lá e faz a Bíblia completa e vende aqui dentro sem pagar imposto nenhum. Como é que pode?”, questiona o executivo. De acordo com a Constituição Federal, as importações de livros, jornais, revistas e outras publicações são imunes e não pagam imposto.

O avanço das importações de bíblias e livros didáticos não aparece nas estatísticas oficiais porque não existe posições aduaneiras específicas para as publicações. Mas os efeitos são sentidos.

Só a Imprensa da Fé chegou a imprimir 3 milhões de bíblias por ano, há cerca de dois anos. Hoje, não passa de 1 milhão. A consequência foi que a gráfica demitiu 40 trabalhadores nos últimos seis meses e atualmente emprega 280 pessoas. Mas os cortes não devem parar por aí: “Vamos ter de dispensar mais 40”, admite Franco.

A situação da Imprensa da Fé não é diferente da vivida pelas demais empresas do mercado gráfico editorial. Tanto que as principais empresas do setor, com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, encabeçam um movimento em defesa da indústria nacional. Amanhã, eles vão se encontrar em Brasília com a senadora Ana Amélia (PT/RS), autora de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estende a imunidade de livros, jornais e periódicos para outros insumos.

A PEC 28/2012 está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania desde 14 de junho, aguardando designação de relator. Nossa bandeira é desonerar o produto brasileiro”, diz Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf.

– A Indenização de Palocci

Quando um Ministro de Estado ou outro servidor público de área estratégica deixa o seu cargo, ele passa por um período de “quarentena política”. Embora quarentena se refira a 40 dias, na prática é de 4 meses.

A justificativa é que se ele retomar o trabalho antes do final dessa quarentena em qualquer outra empresa, poderia levar informações privilegiadas do Governo à nova organização na qual trabalhará.

Antonio Palocci saiu do Governo por denúncia de corrupção. E não é que ele vai receber R$ 106 mil reais dos cofres públicos, sobre a alegação que estava em quarentena e não podia trabalhar?

Ué, sai por corrupção e ainda recebe?

Coisas de um país que dá de ombros para a ética…

– Desnecessária Incitação às Críticas Pesadas…

Veja que coisa de doido: o Conselho Islâmico-Americano conseguiu mudar um treinamento dos fuzileiros norte-americanos.

Sabe qual era?

Os militares praticavam treinamento de tiro com o alvo sendo um manequim de mulher islâmica!

Pra quê isso? Não era mais fácil colocar um boneco assexuado e sem motivos religiosos?

Falta absurda de bom senso… parece que procuravam motivos para serem criticados. Ninguém achou inapropriada essa caracterização antes?

– E a “Voz do Brasil”, segundo o Deputado?

Ora ora… E o deputado petista Jilmar Tato, defendendo a “Voz do Brasil”. Segundo ele, há muita reclamação injusta sobre o Programa, que é uma triste lembrança da ditadura. Para os que são contrários à Voz do Brasil, ele deu um recado:

Quem não gostar que ouça um CD. Pobre gosta de ouvir”.

Diga isso ao motorista que está parado no trânsito, sem alternativas e o único socorro é o rádio… Aliás, quem disse ao nobre parlamentar que pobre gosta da Voz do Brasil?

– Contusões que Emperram uma Carreira

No futebol, existem muitos jogadores que, nitidamente, dão azar.

Digo isso pelo drama vivido pelo Fabrício, volante do São Paulo. Ele não consegue jogar! Fica meses parado, tenta retornar, e machuca de novo… Coitado.

Quer outro? Fábio Aurélio. O lateral que um dia foi do próprio São Paulo passou praticamente uma carreira inteira lesionado. Que pena, se machucou gravemente agora no Grêmio.

Eles me trazem à lembrança de Pedrinho, ex-Vasco e ex-Palmeiras. Ótimo caráter, mas o joelho nuca colaborou.

Tomara que eu esteja enganado, mas o Ganso não está indo para o mesmo caminho?

– Pré-Análise da Arbitragem de Wilmar Roldán para a final da Libertadores

Para o jogo final da Libertadores entre Corinthians X Boca Jrs teremos um quarteto colombiano, comandado por Wilmar Roldán. Este árbitro é considerado o novo “Oscar Ruiz” da Conmebol, já que tem atuado em grandes jogos pelas competições da América do Sul, como rotineiramente fazia seu compatriota. Trabalhou em 10 partidas pela Libertadores, é o árbitro com o 4º maior número de cartões aplicados por jogo, e se destaca pelo rigor disciplinar e grande capacidade técnica. No começo da carreira, foi chamado de “Castrilli da Colômbia”, pela semelhança física. Na última semana, Roldán declarou ao diário esportivo Olé (Argentina) que seu grande ídolo da arbitragem, de fato, foi Javier Castrilli (árbitro FIFA da Argentina que se envolveu em polêmica partida no Campeonato Paulista – Portuguesa X Corinthians).

Roldán, assim como Osses (o árbitro chileno da semana passada) deixa o jogo fluir e não apita faltas bobas. Rigoroso disciplinarmente e bem fisicamente. Bom nome para a final. Mas vale o recado aos clubes: cuidado com a indisciplina, pois senão o árbitro não deixará os times acabarem com 11 em campo.

Curiosidades:

1) Armando Marques será o representante da Conmebol para conduzir os trabalhos no Pacaembu (será o “assessor da arbitragem”). Figura polêmica, será homenageado pela Sulamericana  em breve, pelos bons serviços prestados ao futebol, juntamente com o uruguaio Recoba e o argentino Burrochaga.

2) Roldán foi o polêmico árbitro da partida Libertad X São Paulo, pela Copa Sulamericana, partida na qual Richarlysson tentou agredir o árbitro e onde o lateral esquerdo Juan o acusou de racismo.

3) O quarto-árbitro da finalíssima será José Buitrago, o mesmo que apitou Emelec X Corinthians e Boca X Fluminense, ambas arbitragens criticadas pelos brasileiros que o taxaram de “caseiro”. A propósito, foi na partida Emelec X Corinthians em que o presidente Mário Gobbi, revoltado, chegou a dizer destemperadamente que a Libertadores era uma várzea, e que o Paulistão valia mais. Já no Boca X Fluminense, o prejuízo foi grande para os brasileiros, com péssima atuação do árbitro.

Se o 4º árbitro, como árbitro principal é caseiro, como será nesta outra função?

Mero palpite: a partida será decidida na cobrança de tiros penais. A propósito, quando há esse tipo de decisão por pênaltis, as cobranças não fazem parte oficialmente do jogo, mas sim do meio de decidir uma disputa eliminatória. Isso quer dizer que se o Boca Jrs vencer uma hipotética disputa nos penais, o Corinthians, oficialmente será vice-campeão invicto (perder nos pênaltis não é derrota no jogo pela regra).