– O “Baixo Preço” da Gasolina Brasileira

Paralelo ao Rio+20, há um evento chamado Rio/Clima, destinado às mudanças climáticas. Porém, quando o assunto foi “Petróleo”, a questão ambiental foi deixada de lado pelos fatores econômicos, e a discussão foi: Até quando a Petrobrás segurará os preços da Gasolina e do Diesel?

Segundo especialista, o aumento deveria ser de 15 a 20%!

Se já achamos os combustíveis caros, imagina se equipararmos ao mercado externo…

Extraído de: http://is.gd/kHbio7

BRASIL NÃO PODE MANTER PREÇO BAIXO DA GASOLINA

Se não quiser “andar para trás na história”, o Brasil não pode sucumbir à tentação de manter o preço da gasolina baixo no mercado doméstico com a ampliação da produção do pré-sal.

A avaliação é do coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe/UFRJ, Emilio La Rovere, que participa nesta quarta-feira do Rio/Clima, evento sobre mudanças climáticas que ocorre de forma paralela à Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

La Rovere disse considerar “absolutamente respeitável” o objetivo do governo de proteger a economia brasileira das flutuações abruptas no preço do petróleo no mercado internacional por meio da regulação dos preços dos combustíveis, mas defendeu que o valor cobrado no país não pode ficar abaixo do praticado no exterior por muito tempo.

Segundo ele, isso prejudica as finanças da Petrobras, que importa combustíveis por um preço maior do que a vende, e manda um sinal errado para a sociedade.

Em maio, segundo especialistas ouvidos pela Folha, o preço da gasolina e do diesel no mercado doméstico era de 15% a 20% inferior ao do mercado internacional. O último reajuste autorizado pelo governo foi em novembro de 2011.

“O objetivo de controle da inflação não deveria sobrepujar essa sinalização de que a gasolina tem que custar mais caro, porque ela tem impactos ambientais negativos e o uso do automóvel não pode ser estimulado”, afirmou La Rovere.

Ele destacou que um dos temas em pauta na Rio+20 é justamente o corte de subsídios aos combustíveis fósseis, principalmente nos Estados Unidos, mas também no Brasil, no México e na Venezuela, entre outros.

“Isso me preocupa, porque o Brasil está às vésperas de se tornar um grande produtor de petróleo com o pré-sal”, disse.

“A gente não pode sucumbir à tentação de manter os preços dos derivados de petróleo baixos só porque vai ser um grande produtor de petróleo. Isso significaria andar para trás na história, pegar o caminho que a Venezuela e o México pegaram, que é o caminho de uma economia intensiva em uso de petróleo e emissões. O futuro aponta numa outra direção”, afirmou.

Para ele, o país deve manter um “consumo austero” de petróleo e exportar o excedente de produção, usando a renda obtida para realizar investimentos em energias renováveis e inovações tecnológicas sustentáveis.

De acordo com o especialista, o investimento maciço em energias renováveis é a única maneira de o país manter uma trajetória consistente de redução das emissões de gases do efeito estufa além de 2020, ano no qual se pretende que as emissões estejam abaixo das de 2005 –esse objetivo consta das metas voluntárias assumidas pelo país na Conferência do Clima de Copenhague, em 2010.

Segundo La Rovere, o cumprimento das metas traçadas para 2020 é viável por conta da redução do desmatamento, que em 2011 atingiu o nível mais baixo desde o início do monitoramento. No entanto, sem medidas adicionais, as emissões provocadas pelo transporte, pela indústria e pelo consumo de energia continuarão a crescer.

“Em 2020, as emissões da queima de combustíveis fosseis deverão ser maiores do que as emissões de desmatamento. O Brasil vai entrar numa era distinta da atual, em que o desmatamento é a principal causa das emissões brasileiras”, disse.

De acordo com ele, estudo realizado pela Coppe mostra que, se não forem adotadas novas políticas de mitigação, em 2030 as emissões totais do país já estarão novamente maiores do que as de 2005, “anulando” os ganhos com a redução do desmatamento.

“Mas há alternativas. A gente pode dinamizar as energias renováveis e a eficiência energética para conseguir, de 2020 até pelo menos 2030, estabilizar e até continuar esse processo de redução de emissões”, afirmou.

– Qual o maior Santos X Corinthians da história?

Hoje a noite teremos Santos X Corinthians pela Libertadores da América.

Seria esse confronto o mais importante da história desse clássico de 99 anos de existência?

Ouvi um historiador (não sei o nome, pois estava no meio da entrevista), ligado ao Santos, dizendo que o principal jogo deste clássico foi no título santista do Campeonato Brasileiro de 2002, pelo fato de quebrar um longo jejum e rejuvenescer o time com Robinho e Diego.

E para você: qual o jogo mais importante entre eles? Deixe seu comentário:

– A Preocupação dos Novos Donos da Yoki

Fico pensando nos compradores da Yoki, a americana General Mills, em relação ao crime do Matsunaga (o “Caso Elisa”).

Quer maior propaganda negativa à empresa Yoki do que esta? Nada que a empresa tenha feito errado, mas a associação do nome já é algo ruim. É uma questão de publicidade indesejada.

E dizer que a empresa custou quase 1 bilhão de reais… o herdeiro assassinado não pode gozar de nada disso.

Aliás, a história das amantes do japonês, independente do acontecido, é tão repugnante quanto o crime, não? Bancar uma prostitua por R$ 27 mil mensais é algo indesejável…

– Paciência Cristã

A paciência é uma virtude cristã. Sendo assim, compartilho uma linda oração àqueles que carecem ter paciência, de Santa Teresa D’Ávila, e que nos dias atribulados e de correria em que vivemos, se faz necessária:

Nada te perturbe. Nada te espante. Tudo passa. A paciência tudo alcança.

Nada me perturbe. Nada me amedronte. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta.

Simples e belo, não?

– A Quebradeira Grega e Zélia Cardoso de Melo

Lembram-se que Zélia Cardoso, a Ministra da Economia de Fernando Collor de Melo, veio à TV no Jornal Nacional dizer que a poupança era “sagrada”, que “ninguém deveria mexer nela” e que o brasileiro “deveria ficar tranquilo”? No outro dia, decretou feriado bancário e confiscou tudo, deixando um limite de 50 mil cruzados?

Pois é: na Grécia, às vésperas da eleição, há uma onda de saques nos bancos. Preocupados com medidas emergenciais, os gregos retiram tudo o que possuem na Rede Bancária e guardam a grana em casa.

Isso pode ser muito perigoso…

– Ascensão da Classe C pode ser ruim para o Cinema?

Detesto filmes de aventura dublados. Talvez por ser “meio surdo”, prefiro filmes com legenda. Sempre tive dificuldade em entender o som dublado nos cinemas. Dublagem, só de filmes infantis.

Porém, leio que os “Vingadores”, sucesso mundial, tem maior número de cópias dubladas do que legendadas. E o motivo seria o crescente “Público Classe C”, que, teoricamente, não gosta de ler.

Será verdade?

Ah, detesto também filme 3D. Não é que sou chato, mas quem sofre de labirintite sabe o que digo…

– Walmart inclui Brasil na Lista de Países Altamente Corruptos

Notícias que entristecem: Walmart colocou em alerta seus executivos do Brasil, México, Índia e África do Sul. Motivo: o alto índice de corrupção para se trabalhar nesses países…

Extraído de: http://is.gd/Ogv9hr

WALMART INCLUI BRASIL NA LISTA DE PAÍSES COM MAIOR ÍNDICE DE CORRUPÇÃO

Congressistas americanos afirmaram que as investigações envolvendo o grupo de varejo Walmart no México levaram a empresa a rever suas políticas anticorrupção no Brasil, China, Índia e África do Sul.

Advogados da empresa apontam essas regiões como as de maior risco de corrupção em uma análise global feita pela companhia, segundo informaram os parlamentares.

O jornal “New York Times” mostrou em reportagem publicada no final de abril que a alta diretoria da rede encobriu denúncias de suborno em operações no México. A unidade mexicana do Walmart teria pago milhões de dólares em propinas para acelerar licenças de construção e ganhar outros favores.

A companhia reconheceu que está investigando alegações de suborno envolvendo operações no México e que iniciou há três meses a revisão de suas políticas anticorrupção em escala mundial, mas não forneceu detalhes sobre o plano.

Os parlamentares Elijah Cummings e Henry Waxman, ambos do partido democrata, pediram à companhia para fornecer documentos sobre essa revisão e sobre as recomendações que a rede tem feito em outras áreas.

Os dois congressistas também escreveram a Michael Duke, presidente-executivo do Walmart, para pedir que autorize testemunhas a cooperar com uma investigação do Congresso sobre as denúncias de suborno.

“Estamos cooperando com as investigações federais e auxiliando os membros do Congresso e suas equipes” disse por comunicado oficial o porta-voz do Wal-Mart, David Tovar.

– Voltei. Voltei Mesmo?

Após 6 meses e 15 dias de ter lesionado o menisco, voltei!

Calma, preciso de exames mais apurados e, principalmente, de segurar a ansiedade. Mas mesmo sem grande repouso (o que é errado) e de ter dado um W.O. na operação (outro erro), consigo treinar a ritmo forte com dor suportável (a normal).

Consigo cumprir (mesmo com um pouco de sobrepeso) o protocolo do Teste de Cooper e o FIFA Test. Isso me anima! Claro, com bons tênis, rodízio dos mesmos e equipamentos adequados. Mas, para mim, ufa, já é uma vitória pessoal!

Agora, falta voltar ao peso normal. Conseguirei.

– Coisas que Enobrecem o Homem: PEAMA

Ações solidárias como essa que fazem o mundo se tornar melhor: todos os dias, voluntários do PEAMA estão no Complexo Esportivo Nicolino de Luca (Bolão, em Jundiaí), ajudando deficientes físicos, mentais, visuais, entre outros, a realizarem atividades esportivas.

São essas coisas que diferenciam as pessoas de boa vontade com o cidadão comum. Parabéns!

Vale a reflexão: quando é que nós fazemos atividades solidárias como essas?

– Quem Conhece, Diz:

E o cantor Supla, para a Folha de São Paulo no último domingo? Declarou sobre os companheiros “mensaleiros” de seu pai, do PT:

Eu conheço esses caras desde pequeno. O único por quem eu boto a mão no fogo é o meu pai, que tem três ternos e dirige um Ford K”.

Caramba. Sinceridade pura!

– ECO 92, Rio+20: Panoramas Populacionais

Me recordo perfeitamente: a Eco 92, primeiro grande encontro para falar sobre Ecologia Mundial, parava o Brasil. Na época, a cidade do Rio de Janeiro sofria um modismo inédito até então: crimes de… sequestro (há 20 anos, era novidade!). O Exército saiu as ruas e cercou as favelas. Alguns alegavam que foi feito acordo com o Comando Vermelho, que era a principal facção criminosa naquele período, para que os bandidos dessem trégua.

Mas o motivo deste post é outro: da Eco 92 à Rio+20, que se inicia hoje, muita coisa mudou. As cidades estão maiores, e maior, claro, é o trabalho em mantê-las ecologicamente corretas. Mais gente: mais resíduos, mais poluição, maiores necessidades…

Veja o tamanho das cidades:

Tóquio – 25,8 milhões de habitantes em 92; hoje, 36,7 milhões

Nova Delhi – 10,9 milhões de habitantes em 92; hoje, 22,2 milhões

São Paulo – 15,4 milhões em 92, hoje 20,3 milhões.

Mumbai – 15,3 mi; hoje 20 mi.

Cidade do México – 15,3 mi; hoje 19,5 mi.

Nova York – 16,2 ; 19,4.

Xanguai – 14,1; 16,2.

Como educar tanta gente para um mundo mais sustentável?

– Os Rojões na Praia; Arbitragem da Libertadores. Como será?

 

Hoje teremos uma partida que promete muita emoção: Santos X Corinthians, válida pela semifinal da Libertadores da América.

 

Talvez as duas partidas que disputarão sejam as maiores da história desse clássico, devido a importância do torneio. E, para isso, vale tudo (até coisas que não concordo): chororôs, acusações, provocações e… rojões!

 

As notícias dão conta que inúmeros rojões foram soltos nessa noite no lado de fora do hotel em que a delegação corinthiana se hospeda. Pura bobagem… O jogo se ganha, acima de tudo, no campo.

 

Sobre a arbitragem: reproduzo minha pré-análise publicada no Portal do Diário de São Paulo / Rede Bom Dia, falando sobre o que esperar de Marcelo de Lima Henrique hoje e de Leandro Pedro Vuaden na semana que vem. Abaixo, extraído de 06/06/2012, em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/8544/Analisando+as+escalas+para+a+Libertadores

 

Ops: meu palpite? Vitória minguada do Santos, por culpa do “ferrolho” a la Once Caldas que Tite deve montar. Penso que o Corinthians jogará todas as suas fichas no jogo de volta, no Pacaembu.

 

ANALISANDO AS ESCALAS DA LIBERTADORES

 

A Conmebol divulgou que para o jogo Santos X Corinthians, na Vila Belmiro (13/06), teremos arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique. Para Corinthians X Santos, no Pacaembu (20/06), teremos o gaúcho Leandro Pedro Vuaden (neste jogo, teremos a repetição da escala de Corinthians X Vasco).

 

Claro que torcedores das duas equipes perguntarão: boa ou má indicação?

 

Sem dúvida, boa para os dois nos seus respectivos mandos!

 

Nos bastidores, é sabido que tanto Corinthians e Santos não queriam arbitragem estrangeira.

 

Para o time do Parque São Jorge, um árbitro local é bom por “respeitar a grandeza do time”. Sabe aquele discurso intramuros de que um árbitro brasileiro poderia sentir a pressão do Corinthians? A uns, esse pensamento funciona; a outros, pura bobagem…

 

Para o time praiano, um árbitro local é bom por ser “mais técnico nas marcações de faltas cometidas sobre Neymar”. Aqui, o discurso intramuros é de que um árbitro brasileiro preservaria mais o craque.

 

Na verdade, os dois times estão satisfeitos. Vamos a cada jogo:

 

1)No jogo de ida, em Santos, teremos Marcelo de Lima Henrique que está em boa fase, mas que se equivocou em lance de pênalti na partida Grêmio/RS X Palmeiras/SP, dias atrás. Hoje ele apita Atlético-MG X Bahia/BA. O FIFA-RJ costuma não tolerar muito o contato físico; seus jogos costumam ter muitas faltas marcadas por não aceitar o rodízio de infrações e jogadas mais ríspidas. Bom para o Santos FC, se considerarmos que Neymar sofre muitas faltas e procura receber outras tantas (aqui o velho dilema: interpretar quando o garoto recebe, busca ou simula faltas).

 

2)No jogo de volta, em São Paulo, teremos Leandro Pedro Vuaden. O FIFA-RS está numa eloquente sequência de escalas, sendo que apitará no próximo domingo Uruguai X Peru. Apitou Corinthians/SP X Vasco/RJ pela Libertadores e apita hoje Sport/PE X Palmeiras/SP. O árbitro com estilo mais argentino do futebol brasileiro costuma deixar o jogo correr, não marca muitas faltas e nem tolera artimanhas. Tem pecado no aspecto disciplinar: às vezes, vulgariza o cartão amarelo; em outras, vira algo sagrado! Bom para o Corinthians, pelos mesmos inversos motivos do jogo de ida. Embora, Jorge Henrique, que é extremamente polêmico para o apito, possa ser inibido com o estilo Vuaden.

 

Apesar de serem bons nomes para os jogos, fico surpreso pela ausência de Wilson Seneme para um dos confrontos. Junto com Carlos Amarilla, são os dois melhores árbitros sulamericanos da temporada. Seneme apitará Equador X Colômbia no próximo domingo.

 

Vuaden vem sendo nome constante nas escalas, sempre com os bandeiras Altemir Hausmann e Alessandro Matos (entrosamento não faltará para o trio). Já Marcelo de Lima Henrique tem sido deixado de lado pela Sulamericana (vide baixíssimo número de escalas como árbitro principal em torneios da Conmebol). Foram preferidos deixando de lado nomes como Heber, Roman, Ricci, PC e o próprio Seneme. Além do que, mostra o desprestígio de outros nomes como Péricles, Chicão de Alagoas e Ricardo Marques Ribeiro (estes últimos, nunca utilizados como árbitros centrais – e nunca ao pé-da-letra mesmo).

 

Se o árbitro é FIFA, teoricamente, pode apitar em qualquer lugar do mundo. Então, porque não escalá-los?

 

Infelizmente, banalizaram o escudo…

 

Tudo isso ainda mostra algo problemático: a universalização de critérios, sempre defendida, é algo utópico.

– Os Rojões na Praia; Arbitragem da Libertadores para Santos X Corinthians

Hoje teremos uma partida que promete muita emoção: Santos X Corinthians, válida pela semifinal da Libertadores da América.

Talvez as duas partidas que disputarão sejam as maiores da história desse clássico, devido a importância do torneio. E, para isso, vale tudo (até coisas que não concordo): chororôs, acusações, provocações e… rojões!

As notícias dão conta que inúmeros rojões foram soltos nessa noite no lado de fora do hotel em que a delegação corinthiana se hospeda. Pura bobagem… O jogo se ganha, acima de tudo, no campo.

Sobre a arbitragem: reproduzo minha pré-análise publicada no Portal do Diário de São Paulo / Rede Bom Dia, falando sobre o que esperar de Marcelo de Lima Henrique hoje e de Leandro Pedro Vuaden na semana que vem. Abaixo, extraído de 06/06/2012, em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/8544/Analisando+as+escalas+para+a+Libertadores

Ops: meu palpite? Vitória minguada do Santos, por culpa do “ferrolho” a la Once Caldas que Tite deve montar. Penso que o Corinthians jogará todas as suas fichas no jogo de volta, no Pacaembu.

ANALISANDO AS ESCALAS DA LIBERTADORES

A Conmebol divulgou que para o jogo Santos X Corinthians, na Vila Belmiro (13/06), teremos arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique. Para Corinthians X Santos, no Pacaembu (20/06), teremos o gaúcho Leandro Pedro Vuaden (neste jogo, teremos a repetição da escala de Corinthians X Vasco).

Claro que torcedores das duas equipes perguntarão: boa ou má indicação?

Sem dúvida, boa para os dois nos seus respectivos mandos!

Nos bastidores, é sabido que tanto Corinthians e Santos não queriam arbitragem estrangeira.

Para o time do Parque São Jorge, um árbitro local é bom por “respeitar a grandeza do time”. Sabe aquele discurso intramuros de que um árbitro brasileiro poderia sentir a pressão do Corinthians? A uns, esse pensamento funciona; a outros, pura bobagem…

Para o time praiano, um árbitro local é bom por ser “mais técnico nas marcações de faltas cometidas sobre Neymar”. Aqui, o discurso intramuros é de que um árbitro brasileiro preservaria mais o craque.

Na verdade, os dois times estão satisfeitos. Vamos a cada jogo:

1)No jogo de ida, em Santos, teremos Marcelo de Lima Henrique que está em boa fase, mas que se equivocou em lance de pênalti na partida Grêmio/RS X Palmeiras/SP, dias atrás. Hoje ele apita Atlético-MG X Bahia/BA. O FIFA-RJ costuma não tolerar muito o contato físico; seus jogos costumam ter muitas faltas marcadas por não aceitar o rodízio de infrações e jogadas mais ríspidas. Bom para o Santos FC, se considerarmos que Neymar sofre muitas faltas e procura receber outras tantas (aqui o velho dilema: interpretar quando o garoto recebe, busca ou simula faltas).

2)No jogo de volta, em São Paulo, teremos Leandro Pedro Vuaden. O FIFA-RS está numa eloquente sequência de escalas, sendo que apitará no próximo domingo Uruguai X Peru. Apitou Corinthians/SP X Vasco/RJ pela Libertadores e apita hoje Sport/PE X Palmeiras/SP. O árbitro com estilo mais argentino do futebol brasileiro costuma deixar o jogo correr, não marca muitas faltas e nem tolera artimanhas. Tem pecado no aspecto disciplinar: às vezes, vulgariza o cartão amarelo; em outras, vira algo sagrado! Bom para o Corinthians, pelos mesmos inversos motivos do jogo de ida. Embora, Jorge Henrique, que é extremamente polêmico para o apito, possa ser inibido com o estilo Vuaden.

Apesar de serem bons nomes para os jogos, fico surpreso pela ausência de Wilson Seneme para um dos confrontos. Junto com Carlos Amarilla, são os dois melhores árbitros sulamericanos da temporada. Seneme apitará Equador X Colômbia no próximo domingo.

Vuaden vem sendo nome constante nas escalas, sempre com os bandeiras Altemir Hausmann e Alessandro Matos (entrosamento não faltará para o trio). Já Marcelo de Lima Henrique tem sido deixado de lado pela Sulamericana (vide baixíssimo número de escalas como árbitro principal em torneios da Conmebol). Foram preferidos deixando de lado nomes como Heber, Roman, Ricci, PC e o próprio Seneme. Além do que, mostra o desprestígio de outros nomes como Péricles, Chicão de Alagoas e Ricardo Marques Ribeiro (estes últimos, nunca utilizados como árbitros centrais – e nunca ao pé-da-letra mesmo).

Se o árbitro é FIFA, teoricamente, pode apitar em qualquer lugar do mundo. Então, porque não escalá-los?

Infelizmente, banalizaram o escudo…

Tudo isso ainda mostra algo problemático: a universalização de critérios, sempre defendida, é algo utópico.

– Dia de Santo Antonio

E hoje é dia de Santo Antonio (chamado por alguns “de Pádua” ou de “Lisboa” – locais onde viveu santamente).

Você sabia que a história de santo casamenteiro só existe entre nós? Santo Antonio é conhecido lá fora como “pai dos pobres”.

Pobre, humilde, desprovido de alta intelectualidade… mas magnífico nas questões de fé. Esse era o perfil deste santíssimo homem.

Santo Antonio, rogai por nós!

– Pré Candidatos: Discutindo o Exercício da Política

Excepcional iniciativa da Pastoral Fé e Política, OAB, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Movimento Voto Consciente: as instituições promoverão encontros com os pré-candidatos a vereador, promovendo o debate sobre causas sociais, formação política, motivações, preocupações sociais e conscientização do cargo.

Parabéns à iniciativa. Que a população possa acompanhar e fazer valer a verdadeira cidadania tão desejada nos dias atuais.

CONVITE AOS PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR

por Reinaldo Oliveira

A Pastoral Fé e Política em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região e o Movimento Voto Consciente Jundiaí, convidam os pré-candidatos a vereador, das 11 cidades da área da Diocese de Jundiaí, para dois encontros de Formação Política.

O primeiro será realizado no dia 15 de junho, com início às 19h, no salão da paróquia Santa Teresinha – Vila Rio Branco, Jundiaí. Para este encontro os palestrantes serão o Dr. Gustavo Ungaro e o cientista político Humberto Dantas, com enfoque sobre atividades do vereador como as funções fiscalizadora e deliberativa.

O segundo será no dia 22 de junho, também com início às 19h, na sede da OAB-Jundiaí – Rua Rangel Pestana – centro – Jundiaí. Este encontro terá palestra do Dr. Marlon Lelis, coordenador estadual do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e abordará a Lei de Ficha Limpa e Lei 9840, que proíbe a compra de votos e corrupção eleitoral.

O objetivo das entidades promotoras destes encontros é o de contribuir para a conscientização dos pré-candidatos para o exercício do futuro mandato. Todos os pré-candidatos pelas 11 cidades que fazem parte da Diocese de Jundiaí, estão convidados a participar, bem como receberão materiais com informações dos assuntos abordados pelos palestrantes.  Participem!

Contatos: Claudinho 7367.1584 – Reinaldo 8791.9217

                                                             

– USP é a Melhor Universidade da América Latina

A USP, pelo segundo ano consecutivo, está entre as universidades TOP 10 da América Latina, figurando como a principal instituição de ensino, segundo a instituição britânica Quacquarelli Symonds, que faz as avaliações anualmente. A Unicamp figura em 3º, e a UFRJ em 8º. Veja a relação:

 

TOP 10 UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Posição/2012

Instituição

País

Posição/2011

1

USP (Universidade de São Paulo)

Brasil

1

2

Pontificia Universidad Católica de Chile

Chile

2

3

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Brasil

3

4

Universidad de Chile

Chile

4

5

Unam (Universidad Nacional Autónoma de México)

México

5

6

Universidad de Los Andes Colombia

Colômbia

6

7

Itesm (Tecnológico de Monterrey)

México

7

8

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Brasil

19

9

Universidad de Concepción

Chile

12

10

Usach (Universidad de Santiago de Chile)

Chile

21

·         Fonte: QS (Quacquarelli Symonds)

 

Já as TOP 10 do Brasil foram classificadas assim:

TOP 10 UNIVERSIDADES – BRASIL

Posição 2012
Brasil

Posição 2012
Am. Latina

Instituição

Posição 2011
Am. Latina

1

1

USP (Universidade de São Paulo)

1

2

3

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

3

3

8

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

19

4

13

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

10

5

14

UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

14

6

15

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

31

7

17

Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

16

8

18

PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

15

9

25

UnB (Universidade de Brasília)

11

10

28

PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

37

·         Fonte: QS (Quacquarelli Symonds)

– Leilão 4G da Telefonia do Brasil

A Coréia do Sul já possui quase 100% do seu território com tecnologia celular 4G. Idem ao Japão. Claro, países pequenos, ricos e desenvolvidos. Porém, veja a curiosidade: o Novo iPad, vendido no Brasil, aceita a conexão 4G, embora não exista tal tecnologia aqui.

Ontem, tivemos o leilão para implantar o sistema em nosso país. As 4 grandes operadoras: Vivo, Claro, Tim e Oi pagaram, juntas, um total de R$ 2,56 bi para terem direito de explorá-la.

Destaque para a Vivo: só pelos seus lotes, pagou 1 bilhão de reais! Vale ressaltar: os lotes definem também a capacidade operacional, regulando posteriormente a capacidade de oferta ao consumidor.