– Preocupações Sulcoreanas com a Educação

E essa agora?

A Coréia do Sul está preocupada com o excesso de estudo dos alunos das escolas públicas. Segundo o Governo, os jovens estudam demais, e tal excesso de dedicação faz com que se comprometam demais com a educação e esqueçam de relaxar.

Quase igual ao Brasil…

– O Susto do Jornalista Brasileiro na Síria

Sensacional, ímpar e assustadora a história do jornalista brasileiro da Isto É, Klester Calvacanti, preso pelos militares do regime de apoio ditatorial da Síria.

Para quem não leu, vale a dica! Ele conta na matéria que se encontra na revista desta semana todo o seu inferno naquele país; sua prisão, as mentiras, os sustos e a tortura.

Impressionante.

Ele foi salvo graças a uma caixa de fio dental, local onde escondeu o cartão de memória com fotos que fez por lá.

– O Perdão Fiscal aos Amigos do Sarney?

Ora ora ora… José Sarney propõe um projeto de isenção de débitos fiscais aos seus amigos da Academia Brasileira de Letras.

Por que só a eles?

Qual o interesse?

Não deveriam ser contribuintes também?

São essas coisas que fazem que a classe política caia em descrédito…

– Vida Comercial 24 horas de um Mundo Globalizado

Hoje é feriado, e estou na labuta no Posto de Combustível. Aliás, faço parte da parcela da população que não sabe o que é regrar um dia de descanso: pode ser na segunda, na quarta, ou até no domingo. Na verdade, pode ser quando der certo, ou até não ser, já que invariavelmente temos que virar dias sem parar.

Repararam que o dia comum de descanso inexiste?

Você pode, nesta 5ª feira de festa religiosa, ir ao mercado, comprar em lojas no Centro / Shopping, alugar um carro, gastar na farmácia, passear num parque de diversões… fazer quase tudo!

As indústrias não param. O comércio idem. E pela Internet, muitas outras facilidades. Escritórios de empresas multinacionais trabalham devido a negócios com outros países não cristãos. Alguns varam a noite pelo horário comercial asiático, inverso ao nosso.

É hora de respirar fundo e aceitarmos: estamos no final da era dos tempos de viver a semana comercial e descansar no sábado e domingo. Todo dia é dia de trabalho.

Como hoje encerro o expediente mais cedo (embora de pé desde a madrugada), sobrará um tempinho para curtir a família. Que tal um cineminha para se divertir e assistir Madagascar 3?

Já que vivemos full-time no trabalho, qualquer folga deve-se curtir intensamente.

Quem quer pipoca?

– Violência que não Escolhe Profissão ou Condição Social!

Todos somos possíveis vítimas da violência num país onde se dá de ombros à honestidade. Triste, lamentável e inaceitável.

Digo isso ao ler que um colega de arbitragem foi vítima da violência urbana: Cléverson Inácio, árbitro de futebol; sujeito honesto, pacato, tímido; o qual trabalhou como quarto-árbitro para mim em diversas partidas, foi vítima de um crime horrendo: morto e assaltado.

Que descanse em paz e Deus possa consolar seus familiares.

Extraído do Terra:

ÁRBITRO DE FUTEBOL É MORTO COM TIRO NA CABEÇA

por Gerson Bonini

O árbitro da Federação Paulista de Futebol (FPF) Cleverson Inácio, 41 anos, foi encontrado morto na zona rural de Avaré, a 272 km de São Paulo, na última terça-feira. De acordo com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Inácio, que era natural de Londrina (PR), foi morto com um tiro na cabeça, em uma estrada de acesso à Fazenda Santa Tereza.

Além de ser árbitro e ter sido escalado neste ano para jogos da primeira, segunda e terceira divisão do futebol paulista, Cleverson trabalhava como representante comercial de uma fábrica de vestimentas de Jaú (SP). A polícia trabalha com as hipóteses de homicídio ou latrocínio – roubo seguido de morte. “É prematuro para afirmarmos se foi homicídio ou latrocínio, mas nos próximos dias podemos ter um desfecho do caso”, disse o delegado da DIG, Rubens Garcia Jorge.

O corpo de Cleverson Inácio foi encontrado caído no chão, ao lado do veículo dele, com placas de Jaú. Os pertences e os produtos que ele vendia foram levados. A Polícia Civil continua com as investigações para identificar o responsável pela morte do árbitro.

Divulgação

– O Significado da Festa de Corpus Christi

Amigos, como nesta quinta-feira celebramos uma das mais magníficas festas cristãs, compartilho esse texto sobre origens e significado do dia de Corpus Christi.

Extraído de: http://franciscamalarranha.wordpress.com/2008/05/22/o-milagre-de-lanciano/ e http://www.portaldafamilia.org.br/datas/corpus/corpuschristi1.shtml

Significado- O MILAGRE DE LANCIANO

Por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, viviam no mosteiro de S. Legoziano os monges basilianos e, entre eles, havia um cuja fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu Verdadeiro Sangue.

Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo.

Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre.
Até que em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:

Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!”

A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge em um novo Tomé.

Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência Moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.
Após algum tempo de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

– a Carne é verdadeira carne e o Sangue é verdadeiro sangue;

– a Carne é do tecido muscular do coração (miocárdio);

– a Carne e o Sangue são do tipo AB e pertencem à espécie humana;

– a conservação da Carne e do Sangue, deixados ao natural por 12 séculos e ex-postos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.
Outro detalhe inexplicável: pesando-se as bolotas de sangue coagulado (e todas são de tamanho e forma diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco bolotas juntas.

Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.

Depois que foram conhecidas as conclusões dessa pesquisa científica, os peregrinos vêm de toda parte venerar a Hóstia que se tornou Carne e o Vinho consagrado que se tornou Sangue.

É bem uma prova direta de que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente, de que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo glorioso, assentado à direita do Pai e que, tendo saído do túmulo na manhã de Páscoa, não pode mais morrer.

É assim que o Milagre de Lanciano, desafiando a ação do tempo e toda a lógica da ciência humana, se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável de que o “COMEI TODOS E BEBEI…”, mais do que uma simples simbologia como possa parecer, é o sinal Divino de que no Sacramento da Eucaristia está o alimento do nosso espírito, da nossa fé e da nossa esperança nas promessas de Cristo para a nossa Salvação.

******
CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi, celebrada desde o século XIII, expressa a fé do povo católico, que enfeita as ruas para a procissão do Corpo de Jesus Cristo.

Corpus Christi é uma festa popular, na qual a comunidade se empenha em criar enormes extensões de tapetes coloridos, nos quais a fé é traduzida em arte.

História — A celebração de Corpus Christi teve início na diocese de Liège, na Bélgica, onde a festa começou a ser comemorada em 1246.

O dia dedicado ao Santíssimo Sacramento é a Quinta-feira Santa, quando Cristo celebrou a Santa Ceia com os Apóstolos e instituiu a Eucaristia.

“Não há tempo para darmos aquelas homenagens que Cristo merece, porque, logo em seguida, vem o luto da Sexta-feira Santa e toda a atenção dos fiéis é dirigida à Morte de Jesus na cruz e sua Ressurreição na Páscoa.

Então, a festa de Corpus Christi, é uma complementação da instituição da Santíssima Eucaristia na Quinta-feira Santa. 

******

ORIGENS

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.