– Os três lances polêmicos de Grêmio 1×3 Palmeiras.

Muita confusão em Porto Alegre. Vamos aos lances?

1- O gol de Diego Souza: algumas reclamações de uma possível falta de Douglas Costa em Marcos Rocha: ali, não foi nada, lance legal. Na verdade, na imagem mais ampla, por cima, poderia-se julgar que o gremista empurrou o palmeirense. Mas há uma outra imagem que mostra: o desequilíbrio acontece por ele perder a bola por baixo, legalmente, sem ser empurrado. Acertou o árbitro.

A imagem citada aqui: https://twitter.com/geglobo/status/1454890169228742658?ref_src=twsrc%5Etfw.

2- O lance do pênalti (que empatou o jogo em 1×1 aos 42 minutos do 1o tempo): Thiago Santos dá um tranco legal ou comete carga infracional em Marcos Rocha?

Vamos lá: a Regra original usa o termo “cometer carga” (aqui, como não existe o termo “cargar”, virou “chargear”). Você pode chargear com seu ombro o ombro do adversário (isso é tranco legal). Se abriu o braço e o fez com a mão, vira empurrão (e isso não pode). Se chegar nas costas, também é infração. Portanto, foi pênalti pois o gremista chargeia com o seu ombro as costas do palmeirense. Erro do árbitro corrigido pelo VAR.

3- O gol de Elias (que seria empate de 2×2): confesso, pelas imagens que eu tenho visto, muitíssimo difícil definir que alguma parte jogável do atleta gremista está a frente da linha do seu penúltimo adversário palmeirense. Aparentemente, tenho a impressão de mesma linha, mas não é um lance conclusivo. Se numa tela bem grande, com a imagem congelada no exato momento do toque, talvez possa se concluir melhor.

A questão toda se resume em: estando lutando contra o rebaixamento, você tem a chance de terminar com o empate, tem o seu gol anulado e na sequência toma outro gol; é (infelizmente) natural que críticas surjam (com ou sem razão). 

Acréscimo 1: Fico pensando se a ideia proposta de Impedimento Automático por chip na camisa estivesse em vigor; provavelmente, o gol seria legal. Compartilho-a em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/10/20/a-ideia-de-impedimento-automatico-do-var-com-o-chip-na-camisa-funcionara/.

Acréscimo 2: o Coritiba foi rebaixado com uma confusão e invasão muito parecida no Couto Pereira. O Grêmio está repetindo essa “cartilha”? Sem contar que houve um episódio de racismo (lembremos que o próprio Tricolor Gaúcho foi eliminado da Copa do Brasil por atitude contra o goleiro Aranha).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.