– Coitado do Apoel…

Viram a tabela da Liga dos Campeões 2017/2018?

É claro que todo mundo quer ver numa final os times mais badalados: Manchester City, Barcelona, PSG, Real Madrid…

Vejo alguns grupos equilibrados e outros um pouco mais complicados. Mas o certo é: coitado do Apoel… olhem só o grupo H:

bomba.jpg

– 5 fáceis dicas para avaliar o gol mal anulado em Chapecoense 0x1 Corinthians. Mão na bola ou bola na mão?

Quer entender melhor e didaticamente como se avalia o lance do gol anulado de Rodriguinho, já que houve mais uma interpretação equivocada de bola na mão / mão na bola, desta vez na Arena Condá? Então vamos ao lance:

Aos 30 minutos do 1o tempo, Jô avança no ataque, vai à linha de fundo e cruza para Rodriguinho. A bola bate no seu braço quando tenta o domínio, sobra a ele que faz o gol. O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior anula a jogada por “mão intencional na bola – infração da Regra 12”, restando saber se por decisão própria (o que não creio) ou levado a decidir pela ajuda do AAA2 (árbitro adicional) Fábio Filipus (que estava melhor posicionado e provavelmente o auxiliou).

Para saber se foi infração de mão deliberada na bola, questione (lembrando: NUNCA avalie tais lances como imprudência, pois não existe na Regra a avaliação de mão imprudente, somente intencional):

  1. – É a mão que vai intencionalmente em direção da bola ou a bola que vai acidentalmente na mão (e o conceito de mão é: mão / braço / antebraço)?;
  2. – Havia tempo hábil para tirar o braço e evitar o contato?;
  3. – A velocidade em que a bola chega é razoavelmente rápida?;
  4. – A distância da bola;
  5. – O movimento antinatural do atleta (ou seja: o atleta poderia evitar o contato, mas o movimenta antinaturalmente no esforço físico para que ela bata disfarçada e propositalmente, tirando proveito disso).

Assim, esqueça qualquer dito popular de que: “mas houve o domínio”, ou “ía em direção ao gol”, ou pior ainda: “mudou a trajetória da bola”. Tudo isso não existe, é como “lenda urbana de que tomar leite com manga faz mal e pode matar”. O que vale, acima de tudo, é: HOUVE INTENÇÃO DE COLOCAR A MÃO NA BOLA OU NÃO?

Tal pergunta resume as 5 dicas citadas acima (seja por jogadas de movimento explícito/disfarçado, natural/antinatural). Infelizmente, aqui no Brasil se criou a mania de interpretar equivocadamente, na qual chamamos ironicamente a Regra 12 de Regra 12B, a que transforma o lance em DodgeBall (ou se preferir: queimadachutou, bateu, é falta!).

bomba.jpg

– Coaching de Fé ou Exagero?

Abaixo, publico um recorte da Folha de São Paulo da semana passada. Ele retrata algumas curiosidades da ExpoCristã, uma feira voltada ao Mercado Evangélico. Nele, há uma manchete de um “motivador teólogo” destinado a “pastores desmotivados”.

Independente da crença: poderia ser para sacerdotes católicos, rabinos judeus, religiosos islâmicos…, mas a cobrança de R$ 1.000,00 (sendo assim, um serviço profissional de motivação), em se tratando da fé, não é algo discutível?

No mínimo, tal teólogo realiza algo “diferente”, não? Sou a favor que pessoas engajadas na Evangelização a façam de maneira desprovida, embora, confesso: é algo novo e discutível.

OPS: isso não quer dizer que padres e pastores devam trabalhar de graça, logicamente.

– Motivando e dando Graça à quinta-feira em cliques da madrugada/ manhã!

Bom dia. Mais uma oportunidade para se viver!

Para começar bem a jornada, vamos correr? Nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Durante o treino, pensando nas coisas do Alto. Hoje na Virgem Maria, Nossa Senhora de todos os aflitos, mãe de Jesus. Nossa foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando entre as flores do jardim. Que tal nossa foto-inspiração?

bomba.jpg

Na recuperação, muita água e… morangos! Nessa époça, as cidades de Jundiaí, Atibaia e Jarinu esbanjam a fruta em ótima qualidade. Nossa foto-tentação:

bomba.jpg

Enfim, hora de trabalhar! E no caminho, olha só o céu colorido na nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Que seja uma ótima 5a feira para todos nós!

Ops: como não me sentir feliz com minha gorduchinha caçula, em seus 4 meses de vitória? Obrigado, Papai do Céu! Veja esse sorriso no videozinho de 5 segundos:

– Flores para desestressar!

Flores do nosso jardim, para alegrar e embelezar nosso dia!

Jardinagem é nosso hobby.

bomba.jpg