Os Jogos Olímpicos começaram nesta sexta-feira. Algumas competições se iniciam antes, como o Futebol, que nunca deu bola como deveria (aliás, nos jogos do Brasil, estádios vazios…)
Um detalhe pouco explorado: instalações esportivas de Sidney, construídas para as Olimpíadas, fecharam. A Grécia quebrou com os gastos públicos que se iniciaram para a realização dos jogos de Atenas. O Ninho de Pássaro, em Pequim, realizou apenas 12 eventos no último ano.
Se quisermos ampliar o leque de citações de obras monumentais, temos os estádios sulafricanos da Copa do Mundo, às moscas.
A questão é: vale a pena tantas instalações que poderão se tornar elefantes brancos?
Obras de infraestrutura serão sempre necessárias, independente de eventos esportivos. Devem ser feitas para a população, não por ocasião de jogos.
Tenho muita, muita preocupação com Rio-2016 e Copa do Mundo-2014. Os Jogos requerem muita grana, e a Copa, que seria um evento vendido como privado, passou a ser público.
A propósito: gosto de esportes, mas nos últimos dias estou tão de saco cheio… são denúncias de corrupção nas obras dos eventos esportivos brasileiros, chiadeira e unfair play nas partidas de futebol, politicagens no apito… Confesso que troco isso por outros eventos, como um bom cineminha e outros lazeres.
Aliás, Olimpíadas? Já cansou! Mesmo fora da Globo, o noticiário é constante. E olha que sou esportista.
Claro que quando eu mudar de humor eu escrevo outra coisa sobre o “Olimpíadas já cansou”… rsrs
