– Briga que dá Audiência: Record+Band X Ibope

Interesses financeiros e mais interesses financeiros e mais interesses financeiros ainda! Juntos, fazem qualquer coisa…

Quem audita ou confere os índices do Ibope? São reais?

O instituto de pesquisa que afere, entre outras coisas, a audiência das TVs, está sofrendo ataques da Rede Record e da TV Bandeirantes. Programas da emissora do antigo Canal 7 estão perseguindo Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope. Já a do “Canal 13” permitiu que José Luís Datena detonasse a empresa.

O certo é que: por mais que seja idôneo e suas metodologias de pesquisa sejam corretas, o Ibope costuma ser discutível. Outra coisa: quando seus programas dão boa audiência, Record, SBT, Band, RedeTV ou outra qualquer, não costumam reclamar…

– Os Padrinhos Eleitorais

Neste ano, as saias-justas da campanha eleitoral paulistana estão demais. Kassab apoia Serra, mas será que Serra gostaria de tê-lo no palanque? Da mesma forma, Maluf apoia Fernando Haddad. Repito o comentário: será que o petista o queria num palanque?

Claro que não: tudo isso é em busca de cargos políticos, sem meritocracia nem ideologia, ganhando minutos no horário eleitoral.

Se tivéssemos coerência, o vice-presidente Temer (PMDB), que é coligado com a presidente Dilma (PT), não teria candidato próprio, Gabriel Chalita, que é simpatizante do PSDB e já passou pelo PSB…

– Um alerta Antigo sobre Maus Sacerdotes…

Na Liturgia Católica de domingo (1ª leitura), uma passagem excepcionalmente atualizada, que vai de encontro a uma grande ferida que atormenta a igreja: a pedofilia! Abaixo:

Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! (…) Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, acerca de seu povo: ‘Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem deles vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento’.”

Jeremias 23, 1-4

O profeta está falando daqueles que não são dignos sacerdotes (padres, pastores, rabinos), e que por culpa de seus erros, levam aos fiéis à perdição e perda da fé.

Claro que não especifica aqui a pedofilia, mas tal cancro se encaixa perfeitamente nesse quesito.

Escrito há mais de 2600 anos, porém atual.

– Speedo Brasil X Speedo Internacional

E por essa ninguém esperava: através da matéria “A Batalha dos Bumerangues”, publicada na Revista Veja, Ed 25/07/2012, pg 100-101, por Alessandra Medina, a marca esportiva Speedo (reconhecida no mundo da Natação) NÃO PRODUZ NADA NO BRASIL.

Ora, mas e os produtos e a própria fábrica dela no Brasil?

Na verdade, não é da Speedo Internacional, mas da antiga licenciada que atuava aqui no Brasil. Há 20 anos que a empresa tenta proibir que a Multsports (que detinha o direito de produção da marca em nosso país) pare de produzir e estampar a logo em seus produtos.

Que imbrólhio, hein?

A matéria, com todos os detalhes, pode ser acessada em: http://is.gd/SPEEDObrasil

– Truvada pode ter efeito Reverso na Sociedade?

O Truvada, primeiro medicamento reconhecidamente eficaz na prevenção contra a AIDS, é indicado para parceiros sadios de pessoas infectadas. A ideia é: se o preservativo falhar, o Truvada seria um medicamento que funcionaria como segunda “barreira” para evitar que o vírus HIV contamine o parceiro.

Claro que a droga poderá ser o marco para uma vacina eficaz e/ou medicamento de cura. Porém, o risco avaliado por estudiosos é que as pessoas comecem a utilizá-lo, descartando o uso da camisinha, funcionando como Vacina, mesmo entre grupos de risco.

Para as pessoas mais cultas, tal atitude pode ser uma tremenda burrice. Mas não podemos nos esquecer que há muita gente que não busca informações de fontes confiáveis, e acabam indo para o lado dos modismos.

– Dia de São Tiago

Para os católicos, dia de festa! Dia de celebrar São Tiago, um dos 12 apóstolos; aquele que evangelizou até a Europa. Na Espanha, costuma-se fazer o místico Caminho de Santiago de Compostela (que hoje deve estar lotado). Porém, a melhor comemoração é fazer uma boa oração e celebrar a Eucaristia.

Extraído de: http://is.gd/kiOevy

DIA DE SÃO TIAGO

Hoje é dia de São Tiago, dito o “maior”, era filho de Zebedeu e Salomé (Mc 15,49; cf Mt 27,56) e irmão mais velho de João, o evangelista, com quem foi chamado entre os primeiros discípulos por Jesus e foi solícito em segui-lo (Mc 1,19s; Mt 4,21s; Lc 5,10). É sempre colocado entre os três primeiros Apóstolos (Mc 3, 17; Mt 10,2; Lc 6,14; At 1,13). Pronto e impetuoso de caráter, figura entre os prediletos do Mestre, como o irmão, Pedro e André. Assiste à cura súbita da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), à ressurreição da filha de Jairo (Mc 5, 37-43; Lc 8, 51-56), à transfiguração de Jesus no Tabor (Mc 9,2-8; Mt 17, 1-8; Lc 9, 28-36); com os outros três interroga Jesus sobre os tempos precursores do fim (Mc 13, 1-8). depois, com Pedro e João, é chamado por Jesus a vigiar no Getsêmani (Mc 14, 33s; Mt 26, 37s). Visou com ambição aos primeiros postos no reino, garantindo estar pronto para tudo, e suscitou a reação dos demais apóstolos e a advertência de Jesus no sentido de outro primado: o do serviço e do martírio (Mc 10, 35-45; Mt 20,20-28). A profecia que então Jesus lhe fez, prenunciando que haveria de “beber com ele o cálice do sacrifício”, realizou-se plenamente ao ser Tiago o primeiro dentre os Apóstolos a dar sangue pelo Senhor, tendo sido decapitado por Herodes Agripa I, durante as festas pascais, em 42-43 (At 12, 1-2). Segundo uma antiga tradição, teria sido o evangelizador da Espanha. A partir do Séc. IX, são Tiago teve um culto extraordinário em Compostela, Espanha, a qual o teve como protetor de sua fé e liberdade contra os mouros. Esse santuário tornou-se para a Europa um dos maiores lugares de peregrinação na Idade Média e depois.

ORAÇÃO A SÃO TIAGO

Apóstolo Santiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber do cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; fazei-nos fortes na fé e alegres na esperança, em nosso caminhar de peregrinos seguindo o caminho da Vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Assim Seja.

– Agentes Participam do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

por Reinaldo Oliveira

Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi realizado em Aparecida/SP, o 3º Encontro Nacional da Pascom. O tema para reflexão foi “Identidade e Missão”. A abertura do evento teve palavras de Dom Dimas Lara Barbosa – presidente da Comissão Episcopal da Pastoral da Comunicação, Dom José Maria de Melo – referencial para a Comunicação do Regional Sul 1, e dos assessores da Comissão de Comunicação da CNBB – Ir. Élide Fogolari e Pe. Clovis Andrade.  Após as falas, com o tema “Comunicação e informação: Igreja e Sociedade”, o jornalista, Professor Doutor – Carlos Alberto Di Franco, iniciou a palestra “Profissionalismo e testemunho de Fé”, dizendo que suas palavras seriam sobre temas para ajudar na reflexão. Citou que Friedrich Nietzsche disse há um século que Deus está morto, e que passado este século, depois destas palavras, constata-se que este grande acontecimento já chegou aos ouvidos de boa parte da massa contemporânea, para quem Deus não é mais que uma abstração. Isto é o analfabetismo religioso, e um preâmbulo realista dos fatos. A resposta para isto ele acredita que está na experiência com Jesus Cristo: “um programa que não muda, embora se leve em conta a conjuntura histórica para o diálogo”. Falou dos discursos dos papas João Paulo II e Bento XVI, e disse que aí está a comunicação institucional da Igreja, transmitindo sua mensagem sem ambigüidade, contendo identidade, missão, doutrina clara e reputação, que resulta em alteridade e prestígio. Falou das mobilizações que os papas já fizeram em todos os lugares que passaram, e disse que a magia da santidade é o segredo do marketing que atrai as multidões. E mais: a Jornada Mundial da Juventude pode mudar a cara da Igreja no Brasil. Mas isso depende de cada um ali presente, de levar a proposta cristã para a agenda pública. Porém, isto exige profissionalismo e não amadorismo. A comunicação institucional da Igreja passa pelo reforço de sua identidade, pela paixão da missão e clareza de sua doutrina. É necessário investir em recursos humanos e profissionalismo, e disse que aí está a diferença: não é só o suporte tecnológico, mas é a competência de seu quadro humano. Não se pode sucumbir ao amadorismo e o público jovem, a juventude real deve receber um tipo comunicação que a atraia, algo bem feito, para ela ser convencida e acreditar. Governar é comunicar, comunicar é governar.     

O dia 20 começou com a celebração eucarística presidida por Dom Dimas, seguida de uma videoconferência com Dom Claudio Maria Celli – direto de Roma. Mesa Redonda sobre o sentido da comunicação, Fundamentação Teológica e Pastoral da Comunicação e como se organizar uma Pastoral da Comunicação. Á tarde houve várias oficinas sobre Planejamento, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Linguagem específica da Web Radio, Evangelização no Radio, Comunicação nas Rádios Comunitárias, na Catequese, Liturgia e Juventude, Webjornalismo, Redes Sociais e Mídias Convergentes. O dia 21 iniciou com a Leitura Orante da Bíblia, Mesa Redonda  Pascom e a pessoa digital, e Rede de Informática da Igreja. Á tarde novas oficinas sobre Pascom na Web Radio, Rádios Comerciais, Rádios Comunitárias, Mídias Sociais na Catequese, na Liturgia e Juventude, Webjornalismo, Redes Sociais e Convergência Midiática. O dia 22 iniciou com a solene celebração eucarística no Santuário, Plenárias envolvendo grupos de trabalhos dos Regionais, solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação.