– Análise da Arbitragem de Boca Jrs X Corinthians, La Bombonera. Como foi o árbitro?

O árbitro chileno Enrique Osses não decepcionou e mostrou as características esperadas para Boca X Corinthians. Se posicionou bem, não entrou na malandragem de brasileiros e argentinos, aplicou corretamente o cartão amarelo para Riquelme por reclamação, impondo-se e demonstrando extrema segurança na condução do jogo.

Os dois lances mais polêmicos / difíceis para a arbitragem:

 

1) a falta aos 41m do Roncaglia sobre o Emerson. Se não fosse sobre o Emerson e se o Roncaglia não tivesse amarelo, seria apenas mais uma falta de jogo. Emerson foi o mais argentino dos brasileiros, jogou com a dose exata de catimba, evitando exceder na malícia e se complicar com uma expulsão. Parabéns a ele. E nesse lance, fez como Neymar costuma fazer: cortou para cima do adversário, ao invés de sair da falta. Ele tentou ser obstruído para cavar o segundo cartão do adversário, e Osses não entrou. Ali, era faltinha normal de jogo, ou, dependendo do árbitro, nem falta. Se fosse árbitro fraco, expulsava Roncaglia. Acertou o árbitro ao não dar o segundo amarelo, embora houvesse muita reclamação corinthiana.

 

2) O gol do Boca. A Regra funciona assim-

2.1- se o zagueiro coloca a mão na bola e evita o gol, vermelho e pênalti.

2.2- se o zagueiro tenta colocar a mão na bola e não consegue, e a bola não entra mesmo assim, não é nada (pois, afinal, “mão na bola” não existe a tentativa, só o fato consumado).

2.3- se o zagueiro coloca a mão na bola, mas ela acaba entrando no gol por ter sido chutada forte e a mão não for suficiente para desviá-la para fora, confirma-se o gol e dá-se cartão amarelo por uso indevido das mãos na bola.

2.4- se o zagueiro coloca a mão na bola, evita o gol, mas a bola sobra em vantagem ao adversário numa situação clara e manifesta de gol, ESPERA-SE A CONCRETIZAÇÃO DA JOGADA e:

a) se no rebote for gol, confirma o gol e dá amarelo;

b) se o jogador perder o rebote (acertou a trave, bateu em um adversário); volta atrás, dá pênalti e cartão vermelho pois não se concretizou uma vantagem;

c) se o jogador ficar com o gol escancarado, sozinho e chutar para a lateral (por ruindade), dá o amarelo e não volta atrás na marcação, pois ele desperdiçou a vantagem.

O lance do Chicão foi marcado corretamente pela arbitragem: deu vantagem e posteriormente cartão amarelo (situação “a”).

 

Importante: existe sim vantagem em pênalti, pois ele surge de uma infração como outra qualquer, diferenciando-se por ser dentro da área. Porém, como está muito próximo do gol, a real vantagem, na maioria das vezes, é marcar o pênalti do que deixar a jogada seguir, já que a chance maior de gol poderá ocorrer na penalidade máxima (dizer que não existe vantagem em pênalti é mito).

4 comentários sobre “– Análise da Arbitragem de Boca Jrs X Corinthians, La Bombonera. Como foi o árbitro?

  1. Amigos, a queixa de Riquelme de que o árbitro chileno “foi um idiota” e “favoreceu o Corinthians” é improcedente. (dito em: http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/noticias/0,,OI5864137-EI12948,00-Riquelme+acusa+ajuda+ao+Corinthians+e+chama+arbitro+de+idiota.html)
    Conforme análise acima, a arbitragem foi correta e, talvez a queixa do argentino seja pelo fato dele não sucumbir à pressão do Bomboneira, fato corriqueiro.

    Curtir

  2. Caro Rafael, vim aqui por indicação das leituras do blog do Fernando Sampaio. Gostaria de tirar uma dúvida.Seguindo o olhometro e o tira-teima, houve um impedimento de cada lado mal assinaldo. Porém houve dois lances em que foram marcados impedimentos de atacantes do Boca que estavam impedidos mas que a bola veio de uma provável rebatida de um zagueiro corintiano. O Aranaldo disse que o jogador tirou vantagem da situação. Sou corintiano.Só quero tirar a dúvida.Se o senhor viu os lances, houve impedimento?
    obrigado,
    edmundo

    Curtir

  3. E as faltas não marcadas em Riquelme que o replay mostrou que aconteceram. E aquele impedimento que um jogador do Corinthians corta para trás e em seguida o Leandro Castán toca de cabeça e encontra o Mouche em posição de impedimento, mas se os 2 toques anteriores foram de corintianos, porque existiu impedimento ? O Emerson sempre se joga em cima do adversário. Isso é falta dele, não é ?

    Curtir

  4. Olá Edmundo, é importante lembrar: bola rebatida não tira impedimento. Os bandeiras realmente não foram bem, mas lembre-se: no lance da bola para trás dos corinthianos, ela deveria ser tocada deliberadamente para trás, não apenas rebatida. Por isso que o impedimento foi confirmado.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.