– Ronaldinho Gaúcho e Vinícius Jr: qual a diferença quanto à perseguição?

Jogando no Barcelona, Ronaldinho Gaúcho não sofreu ataques públicos de racistas na Espanha. Consta apenas uma situação desagradável, onde seu companheiro de ataque Samuel Eto’o foi chamado de macaco pela torcida do Zaragoza. Na oportunidade, o camaronês ameaçou abandonar o campo e contou com o apoio do brasileiro, que abandonaria o jogo junto. Ambos acabaram demovidos da ideia.

Racismo, publicamente visto, ocorreu quando ele foi jogar no Querétaro-MEX, quando um membro do Partido Conservador ficou preso no trânsito por conta da apresentação de R10, e o político disse que o congestionamento era por conta daquele “macaco”.

Mas compare:

Ronaldinho Gaúcho dava dribles geniais. Vinícius, idem.

R10 fazia malabarismos e firulas com a bola. Vinícius, em algumas oportunidades, idem.

R10 comemorava os gols dançando. Vini Jr também.

R10 e Vini Jr, ambos, são negros.

Não é curioso que Ronaldinho Gaúcho não tenha sido perseguido? Ao contrário de Vinícius Jr, que recebe todo tipo de manifestação.

Teria algo em relação à Catalunha / Barcelona e Capital / Madrid? Ou não?

Conversando com um colega professor nessa semana, ele me alertou:

“Existe o efeito ‘manada‘ combinado com o efeito ‘modismo’: se uma pessoa pratica racismo e alguns acham engraçado ou tolerável, a “modinha” vai se espalhando. E a multidão em sua volta, compactuando, a segue (efeito manada). Isso dura semanas ou meses.”

O ideal é que na primeira ocorrência: puna-se, para evitar novos casos. Mas as autoridades espanholas deixaram a manada fazer moda E agora, não adianta entrar em campo com faixa escrita “não ao racismo”, pois falar para os educados, não precisa; e pedir respeito os transgressores, não adianta.

Vinícius simplesmente foi escolhido por ser negro e um importante atleta de um time de destaque. Poderia ter sido outro, pois o bolinador não escolhe causa, mas alvo. Virou atração de racistas!

Eu sou branco, e por mais que eu tente demonstrar empatia para dizer que sinto a dor de Vini Jr, será mentira, pois vivemos (nós, brancos) por instantes essa mácula. Ele vive diariamente, e isso nunca conseguiremos sentir.

Abaixo, uma representação do que colonizadores europeus faziam: tratavam negros como bichos (citação em: https://wp.me/p4RTuC-JKN).

Que o mundo não se cale para essa barbaridade, em pleno 2023!

Na imagem,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.