– Racing 1×1 Flamengo: Sacar ou não um jogador pendurado por Cartão Amarelo?

Na Argentina, Sampaoli poderia evitar ou não a perda de Wesley por expulsão?

As expulsões do jogo Wesley deu uma entrada dura (ação temerária) em Rojas aos 12m, e foi corretamente advertido com Amarelo. Aos 24m, Hauche faz igualmente uma falta forte em Ayrton Lucas, recebendo amarelo (e repete outra falta 1 minuto depois, no mesmo jogador, sendo expulso pela reincidência). Assim, jogando com um a menos, o Racing pressionava por uma “compensação”. Porém, o árbitro Jesus Valenzuela corretamente sustentou sua arbitragem, e, por nova falta de Wesley, somente aos 25m do 2º tempo, o expulsou pelo segundo amarelo.

Considere: quando um jovem atleta recebe o Cartão Amarelo muito cedo, até pela falta de experiência, ele acaba se pressionando para não receber o Cartão Vermelho. Naturalmente, dentro dessa pressão, ele pode se condicionar “a tirar o pé”.

Um exemplo prático: Pela 4a divisão paulista, Morungaba (meio-campista do Paulista FC) em dois jogos seguidos cometeu 4 faltas no 1º tempo e recebeu o Amarelo. Em ambos jogos, jogou o segundo tempo com muito cuidado, diminuindo a virilidade das disputas e sendo cuidadoso ao extremo (em alguns momentos, evitando cometer faltas). Em entrevista ao repórter da Difusora Francisco José, o treinador Roberval Davino confessou porque o manteve em campo nas duas ocasiões:

“O elenco é reduzido, eu não tinha outro jogador com aquela característica e orientei bastante ele no intervalo para não receber o Segundo Amarelo. É o que dava para fazer”.

Diferente do Paulista na 4ª divisão, o Flamengo na Libertadores tem elenco para não correr riscos. E Wesley não é insubstituível.

Fora isso, considere: tendo o árbitro expulsado um jogador no 1º tempo do time da casa, seria natural a pressão para que se expulsasse “o quanto antes” um do visitante. E o óbvio acontece: os jogadores vão forçar as jogadas pra cima de quem estiver mais propenso a receber o segundo cartão. 

Foi um risco que Sampaoli correu. Faz parte da estratégia de jogo.

Em tempo: Wesley ainda foi acusado de cometer um pênalti aos 15m do 2º tempo, por mão na bola. Não foi nada, foi movimento NATURAL e não pode ser marcada a infração.

Ayrton Lucas em Racing x Flamengo

Ayrton Lucas em Racing x Flamengo (Foto: Luis ROBAYO / AFP, extraído de: https://ge.globo.com/futebol/libertadores/jogo/04-05-2023/racing-flamengo.ghtml)

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.