Sem julgar, mas a discussão é interessante: Angela Ponce representará a Espanha no concurso “Miss Universo 2018”. Nada demais, apenas mais uma miss, se não fosse o detalhe de que ela é a primeira mulher transgênero do mundo a participar do evento.
Angela nasceu homem e fez o tratamento para a mudança de sexo. Veja a discussão que existe hoje com a atleta do voleibol Tiffani, questionada pelas outras mulheres da Superliga de Vôlei (embora aqui não estejamos discutindo a força física / fisiologia, mas a beleza demonstrada).
Não é uma questão de preconceito, desrespeito ou empoderamento, mas sim o debate necessário para entender se as mulheres nascidas com o gênero feminino possam competir com as que fizeram alteração de sexo. Tal competição, no esporte, está sendo questionada.
TRANSGÊNERO É ELEITA MISS ESPANHA E DISPUTARÁ MISS UNIVERSO 2018
A modelo transgênero Angela Ponce foi eleita Miss Espanha na noite de sexta-feira, 29, e representará seu país no concurso de Miss Universo que será realizado ainda neste ano. Na cerimônia, Angela recebeu a coroa de Sofía del Prado, vencedora do concurso em 2017.
É a primeira vez que uma mulher transgênero participa do Miss Universo. Em 2012, a canadense Jenna Talackova ficou entre as 12 melhores da competição no concurso em seu país, mas não se classificou para a etapa mundial.
No Brasil, a amazonense Mayra Dias (clique aqui para conhecê-la) foi escolhida para representar o País no concurso global.
![]()
Angela Ponce, escolhida a miss Espanha em 2018. Foto: Instagram / @angelaponceofficial
